sábado, 12 de maio de 2012

Wikinomics



Don Tapscott e Anthony D. Williams discutem como o sistema colaborativo da internet (cujo maior representante hoje é a Wikipédia) pode contribuir para o desempenho corporativo.
No ano 2000, quando a chamada “bolha” da internet estourou, houve perplexidade no mundo dos negócios. Era a chamada “exuberância irracional”, que criou e fez desaparecer uma miríade de novas empresas supostamente baseadas no ciberespaço. Supostamente porque, na época, a internet ainda não tinha se tornado a poderosa ferramenta de colaboração e interação que hoje transforma verdadeiramente a idéia de economia.
O livro Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio, de Don Tapscott e Anthony D. Williams (diretores da empresa de consultoria e inovação New Paradigm, no Canadá), mostra, com uma abordagem simples e atraente, que a humanidade está entrando num segundo estágio da Revolução da Informação, que vai mudar para sempre o conceito de uma economia –e até mesmo de uma sociedade– hierarquizada e há séculos montada sobre estruturas de poder. Tal hierarquia estaria a um passo da diluição por conta das cada vez mais intensas conexões proporcionadas pela internet, concedendo maior poder e participação a pessoas comuns nos processos de produção de conhecimento e no próprio consumo.
Considerado um dos mais renomados experts em Tecnologia da Informação no mundo e em tendências da web, um dos autores, Don Tapscott, é autor de 11 best-sellers sobre o impacto da TI nos negócios e na sociedade. Roda o mundo dando palestras e sua empresa presta serviços de consultoria a grandes empresas que atuam em áreas tão diversas como saúde, telecomunicações, e mídia e entretenimento.
A essência de tudo está no conceito de “wiki”, originalmente usado para definir um software ou página cujo conteúdo pode ser editado por qualquer usuário, e que hoje está presente na internet de diversas formas, em blogs, fotologs, sites como MySpace, YouTube e principalmente na Wikipedia, a enciclopédia colaborativa on-line que cresce a olhos vistos. Esse conceito –de colaboração em escala planetária– pode e está sendo usado por antigas e novas empresas para reformular seus planos de negócio e trabalhar de forma globalizada, interagindo com diferentes culturas e absorvendo o conhecimento horizontalmente, através da comunicação virtual e móvel (por meio de aparelhos como celulares e palmtops).
Manual de inovação – Além de citar exemplos bem-sucedidos de uso de sistema colaborativo em empresas, o livro propõe um manual de inovação que inclui a internet como ferramenta de colaboração para empresas de qualquer ramo, do automobilístico ao farmacêutico. Um dos casos citados é o de uma empresa de mineração de posse de uma nova jazida de ouro que poderia salvá-la de problemas financeiros, mas estava demorando muito a explorar o potencial do achado. Colocando seu conhecimento na internet e solicitando a ajuda de profissionais via grande rede, mediante compensação financeira, acabou recebendo contribuições de colaboradores de diferentes áreas de conhecimento, que agilizaram todo o processo. O resultado foi um enorme aumento nos lucros e do valor de mercado da empresa.
Segundo Tapscott e Williams, estamos às vésperas de uma nova forma de organização econômica, em que os velhos procedimentos ligados à propriedade intelectual, ao segredo industrial, a cadeias fechadas de comando tendem a cair por terra. A colaboração através de um ecossistema planetário de co-participantes, todos conectados via internet –essa pele elétrica que recobre o globo–, será o caminho para o crescimento e vai requerer reinvenção constante, das empresas e dos profissionais.
Escrito em ritmo ágil, o livro passeia por diversos aspectos da globalização virtual e do seu impacto sobre a economia e a vida das pessoas. Coerentes com sua mensagem, os autores deixam o último capítulo em aberto, sugerindo aos leitores de Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio a juntar-se a eles como co-autores de uma obra aberta, que ultrapassa os limites do livro e continua no universo virtual, emwww.wikinomics.com.
Nos próximos anos, dizem Tapscott e Williams, as mudanças na economia vão se intensificar, e será preciso ter capacidade contínua de aprender –e apreender– novos conhecimentos e tendências culturais e mercadológicas. A wikinomics se valerá do grande volume de conhecimento humano presente na internet e encontrará várias aplicações para ele.
Esta obra foi publicada, no Brasil, pela Nova Fronteira.
11/09/2007
Tapscott, Don
Considerado uma dos maiores especialistas em negócios estratégicos. É chefe-executivo da New Paradigm e autor de dez livros sobre tecnologia da informação aplicada aos negócios e à vida social, incluindo The naked corporation:how the age of transparency will revolutionize business e Digital capital: the power of digital webs.
Williams, Anthony D.
Escritor e pesquisador com mais de dez anos de experiência no estudo do impacto das novas tecnologias na economia e na sociedade atuais. Williams é vice-presidente e editor executivo da empresa de consultoria e inovação New Paradigm. Fundada em 1993, a empresa tem como foco a pesquisa e aplicação da tecnologia no mundo dos negócios e em aspectos coorporativos como produtividade e competitividade.

Fonte: http://www.hsm.com.br/artigos/wikinomics

Nenhum comentário:

Postar um comentário