sábado, 12 de maio de 2012

Jim Collins: Pessoas e cargos certeiros - o desafio da liderança



Na HSM ExpoManagement 2010, Jim Collins lista 6 características principais para as pessoas que ocupam a posição correta em uma companhia.Veja quais são elas.
Saltar de uma empresa boa para excelente e fugir do declínio depende não somente de uma boa condução, como também de um time. Para Jim Collins, estudioso e autor de “Empresas feitas para vencer” e “Como as Gigantes caem”, antes das companhias definirem para onde ir, é preciso ter claro quem deve levar consigo. “A habilidade executiva mais importante é escolher as pessoas e colocá-las nas posições corretas”, resume.
Em geral, Collins identificou em seus estudos 6 características principais das pessoas certas que estão na posição adequada e que, consequentemente, são capazes de proporcionar o crescimento:

1. Estas pessoas partilham os valores das organizações. “É preciso selecionar pessoas que já compartilham dos valores da sua companhia”, pontua Collins.

2. Estas pessoas não precisam ser gerenciadas de perto. “No momento em que temos que gerenciar o desempenho de alguém de perto, esta pessoa está na posição errada”, complementa.

3. Mais do que emprego, as pessoas tem responsabilidade. “Em uma grande cultura, as pessoas podem lhe dizer claramente suas responsabilidades, não um cargo”, afirma.
4. Compromisso selado e cumprido. “As pessoas certas têm 100% de comprometimento. São cuidadosas em relação ao que dizem que vão fazer. Ou cumpre o que prometeu ou está eliminado”, reforça.
5. Maturidade para os erros e acertos. As pessoas certas dividem o crédito tanto nos acertos quanto no fracasso.
6. Pessoas certas têm uma enorme paixão pela empresa, pelo trabalho e pelo que fazem. “Se você não é apaixonado pela empresa, não deveria estar passando sua vida ali. Nada de grandioso acontece sem uma grande paixão”, posiciona-se.

Foto: Lola Studio
HSM Online
10/11/2010
Veja a cobertura completa.

Fonte: http://hsm.com.br/artigos/jim-collins-pessoas-e-cargos-certeiros-o-desafio-da-lideranca

Nenhum comentário:

Postar um comentário