sábado, 12 de maio de 2012

O plano de carreira bem elaborado



O ponto de partida de uma trajetória profissional de sucesso é a elaboração de um bom e eficiente plano de carreira. Traçar metas, perceber qualidades pessoais e defeitos, além de trabalhar com a hipótese de mudanças, principalmente na atual conjuntura econômica, são algumas das primeiras coisas a se pensar.
Os planos de carreira, ao contrário do que se acredita, não devem ser elaborados apenas pelos iniciantes no mercado, mas por qualquer profissional que deseja aprimorar-se ainda mais. A volta aos primeiros projetos representa uma preocupação saudável e, além disso, é um modo de avaliar o seu desempenho para então decidir o que fazer.
Analisando detalhadamente cada um dos itens já colocados, separarei por tópicos suas devidas explicações, a fim de fazer com que fique mais claro.
Conhecer-se
Aqui não basta apenas reconhecer suas qualidades, mas, principalmente, suas limitações.
Dessa forma, avalie seus valores, defeitos, conhecimentos, interesses, características profissionais e pense num modo de potencializá-los. No caso de fatores negativos, como impaciência e ansiedade, é preciso entender porque eles estão presentes e procurar controlar esses fatores.
Dessa forma, indico o trabalho de auto-conhecimento, que é fundamental para que o bom profissional saiba claramente para onde, e até onde, pode ir. O desenvolvimento pleno somente será possível para aqueles que souberem trabalhar seus pontos fortes e fracos.
Traçar metasCrie, planeje, pense e repense suas metas e ambições. Desenhe seu plano de carreira de forma com que ele possa proporcionar a você uma ascensão profissional.
Acredito que nesta fase de elaboração de etapas, o profissional deva enxergar longe. Com um objetivo já pré-estabelecido, fica mais fácil não desanimar diante de possíveis obstáculos. Mire os seus sonhos e procure os meios para realizá-los.
Ficar atento às mudanças
Este é, sem dúvidas, o ponto que merece mais atenção hoje. Se antes da crise mundial já era esperado da pessoa a elaboração de um plano de carreira que contasse com o inesperado, agora, saber lidar com as mudanças abruptas chega a ser uma questão de sobrevivência. Mesmo com objetivos estabelecidos, o profissional deve preparar-se psicologicamente para um obstáculo a mais ou uma rota inesperada.
Esteja certo de que você viverá diversas mudanças de paradigma no decorrer de sua carreira, portanto celebre e aproveite essas mudanças para se destacar, ao invés de tentar resistir a elas. Características como flexibilidade, para conseguir adaptar-se a ambientes diversos, e espírito empreendedor, que dá uma visão do todo, são fundamentais para um bom profissional se destacar em sua carreira.

Por Renato Grinberg (diretor do Trabalhando.com.br e especialista em mercado de trabalho. Integrou a diretoria Geral da Latin American Multichannel Advertising Council (LAMAC), além de uma carreira internacional tendo trabalhado em empresas como a Sony Pictures e Warner Bros. em Los Angeles).
HSM Online15/04/2009

Fonte: http://www.hsm.com.br/editorias/o-plano-de-carreira-bem-elaborado

Nenhum comentário:

Postar um comentário