sábado, 12 de maio de 2012

CONGRESSO RH-RIO 2012 - Roberto Dumani, Vice-Presidente Executivo da Cielo aponta novos desafios da Liderança

10-05-12 12:40

Por ALEXANDRE PECONICK

A metamorfose pela qual passam muitas empresas exige delas a renovação dos conceitos e dos desafios de liderança.



Dumani, da CIELO, falou para um auditório lotado no RH-RIO 2012

Por Alexandre Peconick (texto) / Fotos: Marcio Maia e Wladimir Wong 

Roberto Dumani, Vice-Presidente Executivo da Cielo demonstrou como se lida com esta necessidade na palestra “Pipeline de Liderança: novas soluções em carreira e sucessão”, mediada por Elaine Saaad, Vice-Presidente da ABRTH-Nacional, que atraiu um grande público a um dos auditórios do Centro de Convenções Sul América no segundo dia do Congresso RH-RIO 2012. 

Criada em 1995 com o nome da Visanet, a CIELO passou por grandes transformações, cujo ápice foi atingido em junho de 2010, ocasião em que a empresa passou a operar no sistema de multibandeiras. Entre os principais desafios estavam a abertura de capital, a entrada de novos pareciros no segmento e o reaprendizado de como se conquistam e retém clientes. “Senti, de imediato dificuldade para engajar as pessoas na mudança, afinal havia o argumento, para elas, de que as coisas iam bem”, lembrou Dumani. Foi requerida, como enfatizou o Vice-Presidente da CIELO, uma redefinição das competências comportamentais da empresa. 

“Tudo isso gera transformação e demanda de mudança; dividimos a estratégia de valor do RH em proposta de valor ao acionista e proposta de valor para os colaboradores; nesse sentido a liderança foi a base para sustentar e entregar resultado quanto ás propostas”, revelou. A ideia foi a de oferecer ao colaborador, cada vez mais, uma organização pela qual ele realmente se apaixonasse. Não seria possível criar um vínculo emocional com o funcionário, segundo Dumani, se não fosse utilizada, com muita ênfase, a ferramenta de recompensa e reconhecimento com o seu foco voltado ao desenvolvimento das pessoas. 

“A empresa vivia uma transformação e precisava se preparar, por isso construímos uma missão com base na meritocracia e na participação ativa de todos os funcionários”, conta. Dumani acrescentou que a criação de uma linguagem comum na liderança da organização trouxe vários insights importantes para o desenvolvimento organizacional. “Elaboramos caminhos diferentes para atingir nossos resultados; mas todos eles com mensagens criativas e fortes para darem suporte à aceleração do processo de mudança”, complementou. 

Dumani garantiu que em um processo de transformação de marca e de valores de uma organização a qualidade da liderança faz toda a diferença. Questionado pela plateia sobre o tipo de colaborador que esse novo líder espera em sua empresa, Dumani não teve dúvida em afirmar que procura-se pessoas que entregue seus objetivos e demonstrem maturidade nas competências definidas pela organização. 


Fonte: http://www.abrhrj.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário