sábado, 12 de maio de 2012

Quando RH participa e influencia estratégias e resultados - Painel trouxe a visão de RH sobre a sua missão de ser estratégico



Por Rodolfo Bonventti

O profissional de Recursos Humanos é cada vez mais importante na discussão, na definição e no desenvolvimento das estratégias de uma organização. E o RH estratégico hoje tem uma missão muito mais complexa, a de pensar no futuro da sua organização e de saber ter o equilíbrio para combinar conhecimentos sobre as pessoas com conhecimentos sobre o negócio. Essa foi a conclusão do painel Quando RH participa e influencia estratégias e resultados, que reuniu Márcia Fernandes Kopelman, diretora de Relações Humanas e Comunicação da Promon Engenharia; José Luiz Weiss, diretor de RH para a América Latina da Syngenta, e Tatiana Sereno, diretora de RH da Philips Healthcare do Brasil.
Para Weiss, “o RH que participa e influencia estratégias e resultados é aquele que é coach de suas lideranças; que modifica processos; que estimula suas equipes; tem um conhecimento de fora da empresa muito grande e por isso é capaz de definir tendências e de ter o seu olhar para o futuro da organização e para um mundo de mais ambiguidades.”
“Ser um RH que influencia estratégias é participar ativamente de toda a gestão empresarial. É assumir a responsabilidade pelo futuro do negócio e participar de todos os comitês de gestão”, definiu Marcia. Ela também defende que esse novo profissional de RH desenvolva um equilíbrio entre ter uma visão pragmática como muitas áreas da empresa, mas sem esquecer jamais do olhar para o ser humano.
Já na visão de Tatiana, o RH estratégico “é aquele que integra processos e pessoas com respeito e conhecimento. É aquele que sabe ler e interpretar cada um dos ambientes e se pergunta o tempo todo para que e o porquê está realizando algo”. Para a executiva, o profissional de RH tem que assumir um posicionamento individual importante e consciente dentro de um confronto positivo, pois assim ele pode fazer as perguntas e os questionamentos que possibilitem levar a direção a tomar decisões que façam não só uma mudança, mas uma evolução.
Amanhã, outro painel também vai reunir executivos de RH de grandes empresas, desta vez para falar sobre a carreira de RH: Marco Dalpozzo, diretor de RH da L’Oréal; Paulo Amorim, diretor de RH para a América Latina da Dell; e Renata Moura, diretora de Pessoas e Gestão da Cyrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário