sábado, 12 de maio de 2012

Obstáculos ou desafios para a execução da estratégia



Para descobrir que problemas os gerentes geralmente encontram na execução da estratégia, o professor Hrebiniak desenvolveu dois projetos de pesquisa. Veja!
“Meu objetivo era conhecer a execução praticada pelos mais qualificados para ter uma noção do que estava envolvido, dos gerentes que realmente lidavam com a execução da estratégia”, conta Lawrence Hrebiniak.
Um projeto envolveu uma Pesquisa de Educação Executiva Wharton, e o outro, além do professor Hrebiniak, da Wharton, o Gartner Group, Inc., uma organização bem-conhecida de pesquisa. A amostra compreendia gerentes que relataram que estavam envolvidos na formulação e na execução de estratégias. Foram recebidas respostas utilizáveis e completas de 243 indivíduos, considerado bom percentual de retorno.
A importância de gerenciar bem a mudança, incluindo a mudança cultural, está em primeiro lugar nas duas pesquisas. A incapacidade de gerenciar as mudanças de forma eficaz é vista claramente como algo prejudicial aos esforços de execução da estratégia. Para muitos dos respondentes, “mudança” e “mudança de cultura” eram sinônimos.
De acordo com os gerentes pesquisados, tentar executar uma estratégia que entre em conflito com a estrutura predominante de poder é algo que está fadado ao fracasso. Na maioria dos casos, fazer essa estrutura entrar em conflito com a influência em diferentes níveis organizacionais que discordam de um plano de execução apresentará resultados infelizes.
Em terceiro lugar, o compartilhamento deficiente das informações ou uma transferência fraca de conhecimento e uma responsabilidade pouco clara também podem minar as tentativas de execução da estratégia. Esses dois itens sugerem que as tentativas de coordenar ou integrar as unidades organizacionais podem sair prejudicadas se a regra consistir em responsabilidades obscuras e um compartilhamento deficiente das informações vitais necessárias para a execução. O professor comenta que “novamente, isso faz sentido, porque estratégias complexas geralmente exigem cooperação e coordenação efetiva, além de compartilhamento das informações”. Ele acrescenta que a não obtenção da transferência e da integração de conhecimento requeridas certamente não ajuda a na execução dessas estratégias.
Os dois grupos de pesquisa concordam que a falta de suporte da alta administração e recursos financeiros insuficientes foram os principais problemas da execução da estratégia em suas organizações. “Esses resultados foram extremamente surpreendentes, por isso decidi investigá-los mais a fundo”, revelou o professor.
Descobriu-se que o sucesso estava intimamente relacionado, entre outras coisas, à capacidade de pôr as idéias em prática de forma impecável. Fatores como cultura, estrutura organizacional e aspectos da execução operacional eram essenciais para o sucesso da empresa, o qual era avaliado pelo retorno total aos acionistas. Outros trabalhos recentes aumentaram o apoio à constatação a que este estudo chegou, de que a execução é importante para o sucesso estratégico, mesmo que sua abordagem e sua análise sejam menos rigorosas e completas.
Depois de examinar cuidadosamente os dados, o professor agrupou os itens de uma maneira lógica para ver quais obstáculos a uma execução bem-sucedida pareciam caminhar juntos. E foi desta maneira que surgiram asoito áreas de obstáculos ou desafios para a execução da estratégia. As áreas relacionadas ao sucesso da execução são as seguintes:
1 – Desenvolver um modelo para orientar as decisões ou ações da execução.
2 – Entender como a criação da estratégia afeta a sua execução.
3 – Gerenciar as mudanças de forma efetiva, incluindo as mudanças culturais.
4 – Entender o poder e a influência e usá-lo para o sucesso da execução.
5 – Desenvolver estruturas organizacionais que estimulem o compartilhamento das informações, a coordenação e uma clara responsabilidade.
6 – Desenvolver controles efetivos e mecanismos de feedback.
7 – Saber como criar uma cultura de suporte à execução.
8 – Aplicar a liderança com viés para a execução.
HSM Online
26/06/2009
Veja a cobertura completa do Special Management Program - Lawrence Hrebiniak

Fonte: http://hsm.com.br/artigos/obstaculos-ou-desafios-para-execucao-da-estrategia

Nenhum comentário:

Postar um comentário