domingo, 27 de maio de 2012

Geração Y diante do futuro


20/05/2012 - Por Rodrigo Souto - Gerente de Recrutamento da IBM (rsouto@br.ibm.com)
A chamada Geração Y (nascidos entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990) tem atraído grande atenção dos líderes de negócios e das áreas de recursos humanos atualmente no mundo corporativo. Por dominarem as tecnologias atuais, terem alta capacidade de executar várias tarefas, serem cheios de energia e ideias e ansiosos para desenvolver suas habilidades o quanto antes para crescer profissional e pessoalmente, as empresas estão cada vez mais dispostas a trazer esses jovens para compor sua força de trabalho.
As mesmas qualidades que definem essa geração também são necessárias para construir um planeta mais inteligente, com mais eficiência nos negócios, maior qualidade de vida para as pessoas e menor desperdício. Um estudo da IBM chamado "Futuros Líderes" descobriu que a geração Y está muito mais preocupada com a globalização e a sustentabilidade do que os CEOs (chief executive officer). A pesquisa apontou que 43% dos jovens consideram o pensamento global e estratégico como a melhor qualidade de liderança, e 36% disseram ver a sustentabilidade como um diferencial mais importante.
Eles também se destacam em colaboração quando comparados aos mais velhos. Em um estudo realizado pela empresa de pesquisa Zenger Folkman, os funcionários da geração Y foram classificados em posição bem acima das gerações mais velhas na categoria de colaboração e trabalho em equipe.
A rede social está se tornando rapidamente o meio que os funcionários usam para colaborar e atrair novos negócios. Na realidade, é onde estão os clientes.
Local de busca. A mídia social é também uma poderosa ferramenta para recrutar e reter a próxima geração de trabalhadores que já estão usando essas ferramentas em suas vidas pessoais. E ainda possibilita a conexão e interação de pessoas de várias partes do mundo, promovendo um intercâmbio cultural e ajudando no desenvolvimento dos jovens profissionais.
A geração Ytem orgulho dos dispositivos tecnológicos que usa e incentiva o movimento "Byod" (Bring Your Own Device - em português, Traga seu Próprio Dispositivo). De fato, 70% dos iPads e 50% dos smartphones usados em ambientes corporativos são adquiridos pelo empregado, de acordo com a consultoria de tecnologia Forrester.
Esta combinação de colaboração e facilidade em lidar com tecnologia torna os jovens da geração Y inovadores naturais. As empresas estão se adaptando a esta geração comunicativa e abraçando as vantagens que trazem para o local de trabalho em escala global.
Opções de trabalho flexíveis, home office e colaboração global têm crescido em popularidade para atender às expectativas desta geração.
É claro que a maneira como os funcionários interagem está mudando fundamentalmente e a geração Y lidera o caminho na realização e execução dos trabalhos, melhor e de maneira mais criativa, por meio de suas redes sociais. Isto se dá porque essa nova geração já está habituada a se comunicar, interagir e colaborar por meio do mundo virtual.
Esta geração já está usando as novidades tecnológicas para resolver os desafios do mundo. Por exemplo, alguns deles estão usando sensores e medidores inteligentes, supercomputação e análises de dados para criar melhores maneiras de gerenciar a água do planeta. Eles monitoram, medem e analisam a cadeia de fornecimento de água, desde os rios e reservatórios até os canos de nossas casas.
Em países como Irlanda, México e Estados Unidos, os jovens criaram, por exemplo, espécies de "Facebooks de água", onde os cidadãos, empresas, institutos e comunidades podem obter uma única e confiável visão em tempo real de como a água está sendo usada ao redor do globo. No Brasil, os jovens da geração Y também são extremamente ligados em todas as mudanças tecnológicas que ocorrem e fazem uso dela em todos os campos de suas vidas.
Os problemas que o mundo enfrenta hoje estão distribuídos. Assim, as soluções têm de ser distribuídas também. A geração Facebook entende o que significa estar conectado melhor do que qualquer geração anterior, porque a inovação está em seu sangue. As empresas, por sua vez, atentas à importância de atrair e se adaptar a essa nova geração de talentos, busca ajustar sua estrutura ao novo perfil profissional e oferecer cada vez mais benefícios para esses jovens que estão buscando seu espaço no mercado de trabalho.

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