sábado, 12 de maio de 2012

Oferecendo o que a sociedade quer



Com o mundo tornando cada vez mais digital e os brasileiros querendo consumir produtos de qualidade a um preço acessível, dois jovens, com o empreendedorismo na veia, criaram negócios de sucesso. O primeiro, Alexandre Tadeu da Costa, se inspirou nas mulheres que vendiam junto com a mãe produtos da marca Tupperware, para oferecer experiências de consumo por meio da loja de chocolates Cacau Show.
O segundo, Marcus Hadade, aprendeu com o pai a negociar ainda adolescente e há dez anos, administra uma "gráfica do futuro".
Há 23 anos, quando começou sua vida empreendedora, Costa, da Cacau Show, sonhava em ter mil lojas quando tivesse 40 anos. Completou a idade na semana passada e, no próximo sábado, abrirá a milésima unidade da rede.
Atualmente, há franquias da Cacau Show em todos os estados brasileiros e a projeção de faturamento do empreendimento é de R$ 400 milhões em 2010.  Transformei em garra e vontade as coisas que não tive para consegui-las. “Semana passada, no meu aniversário, ganhei uma bateria que sempre quis da minha mãe.”
Costa foi ter seu próprio negócio para ter dinheiro. Com o passar do tempo, foi percebendo que o mais importante é fazer as pessoas crescerem e dar oportunidades de elas serem melhores.
Para empreender com sucesso, Costa acredita que o papel do empreendedor é fazer com que as partes fiquem satisfeitas. “O importante é ter franqueza, clareza com o franqueado. Escolher franquia é algo sério. Tem muitas franqueadoras que só querem pegar a taxa de administração e não tem nada de oferecer”, afirmou.
Enquanto o empresário de chocolate transformou suas lojas em um 'miniconsultório terapêutico', Marcus Hadade oferece facilidades digitais para as agências de publicidade. Foi trabalhar com o irmão em uma gráfica, mas juntos ousaram oferecer, à agência de publicidade da Natura, a automatização do fluxo de produção do catálogo de produtos, que é renovado a cada 21 dias. Pesquisaram quais outras empresas trabalham com esse tipo de produto, e conquistaram a rede de supermercados Carrefour, com 1,6 mil páginas de tabloides por semana. Começaram a ter resultados maiores que os previstos pelos dois. “Sempre entregue um pouco a mais para seu cliente para manter uma relação contínua”, dizia o pai de Marcus. “E não é que funcionou mesmo?”
Hadade lembra que ele e o irmão saíram de um parque gráfico imprimindo panfletos para se tornar uma empresa de tecnologia. Os negócios tradicionais mudam. De dez empreendedores, nove têm uma visão aguçada para mundo maior. “Eles identificam o que a sociedade quer.”
Marcus finalizou a apresentação aconselhando a plateia que outra característica importante para um empreendedor ter sucesso é ser correto. “Ter nome é só um, zele por ele. Tenham atitude”, aconselhou.
Acompanhe a cobertura completa.
HSM Online
11/10/2010


Fonte: http://www.hsm.com.br/artigos/oferecendo-o-que-sociedade-quer

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