sábado, 12 de maio de 2012

Gestão Baseada em Pontos Fortes - Marcus Buckingham





A palestra de Marcus Buckingham, o "guru dos pontos fortes", sobre "Gestão Baseada em Pontos Fortes" foi o ponto alto do 2o dia do ExpoManagement 2011.
Primeiro pelo tema em si, que interessa a todos pois nos afeta individualmente como seres humanos e profissionais independentemente de nossa posição laboral e também pela habilidade de Buckingham em prender a atenção da platéia.

Por que Equipes munidas dos mesmos recursos e responsáveis pelas mesmas tarefas, podem ter perfomances tão distintas?

Pois bem. Marcus começou a conversa pedindo aos presentes que imaginássem oBoard de Diretores de sua vida Pessoal. Para fazer parte desse board os integrantes devem:
. conhecer você
. importar-se contigo
. querer o seu sucesso
Bem, evidentemente que familiares, chefes e ex-chefes, colegas e ex-colegas, ex-professores, et al povoam nossas mentes nesses momentos. Sem dúvida uma lista "seleta".
Então ele pergunta: alguém de seu time, subordinado seu, faz parte da lista?
E mais: será que você faz parte da lista dos seus pares ou subordinados?
Se não, como é que quer que seu time o "siga"?

Dos diversos levantamentos estatísticos que o Instituto Gallup - de onde Buckingham é VP Sênior - apenas 3 perguntas foram capazes de distinguir as boas das más equipes. São elas, na ordem de importância crescente:

1. Seus colegas estão comprometidos com a qualidade?
2. Você sabe o que é esperado de você TODOS os dias?
3. No trabalho, você tem oportunidade de realizar TODOS os dias o que sabe fazer de melhor?

Encare as perguntas não apenas olhando a si mesmo, mas pense seus Subordinados respondendo-as.
Você já definiu o QUE é qualidade para seu time buscar?
Você deixa claro, TODOS os dias o que espera de cada um do seu time?
Você aproveita TODOS os dias o que cada um do seu time é capaz de fazer MELHOR?

Calma. Não se penitencie. Fomos "programados" e educados a caber em padrões: melhorar nossos pontos fracos (que agora se chama "oportunidade de melhorias" pelo RH) até chegar no padrão-mínimo necessário. Aliás isso é coisa da Sociedade Industrial. As Escolas não ensinam a aprender, apenas a repetir o que o mestre quer que nós saibamos. Isso para nos aostumarmos com a cultura da padronização, essencial para sermos bons "operários" na indústria. Assim é, faz um século.

Pois bem. Esqueça isso! Pare de tentar melhorar seus pontos fracos. Descubra seus pontos FORTES e melhore eles cada vez mais. Você é mais inovador e criativo nas áreas e atributos em que é forte e não no que é fraco. Então não perca tempo. 
Ou, no caso de gestores, não perca tempo querendo que seu time melhore pontos fracos. Ajude-os a encontrar seus pontos fortes e use-os. Ai sim, caso eles não sejam pontos aproveitáveis oriente a pessoa a buscar sua vocação. Não adianta forçar capacidades que não se tem.

"Quer estudar casamentos felizes, não entreviste divorciados"."Quer estudar o Sucesso, não estude o Fracasso. Não são complementares."

Buckinham tem uma metodologia desenvolvida pelo Gallup e extensamente desenvolvida em seu livro "Descubra seus Pontos Fortes" de 2006. Vale ler e fazer o teste pelo site. Super esclarecedor. 

Enfim, como gestor, tirar o máximo de proveito - comum! - dos pontos fortes de cada membro da Equipe, e aumentar seu desempenho é responsabilidade essencial.

Entre na lista do "board" de seus Subordinados. 
Eles querem saber o que é qualidade ara a equipe. 
Eles querem saber o que se espera deles. 
Eles querem fazer o que sabem fazer de melhor.
Quando essas 3 questões são respondidas, a performance da Equipe é consistentemente melhor.

Não se confunda mais: "oportunidade de melhorias" é nos pontos Fortes, não nos Fracos.

E mais: espera-se que a Geração Y seja mais focada em seus pontos Fortes, mas.... infelizmente não é. Eles são bem desfocados. Precisam de orientação. Ajude-os.

Marcus Buckingham encerrou com uma citação sua de praxe:
"Chegou o dia em que o risco de continuar sendo sempre um broto tornou-se maior que o risco de florecer".

Invista em seus pontos Fortes. Só neles!
Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário