domingo, 7 de novembro de 2010

Subam as cortinas, o espetáculo vai começar!

O teatro vem conquistando espaço como ferramenta de treinamentos organizacionais. Esse recurso oferece várias vantagens, dentre elas a descontração e o dinamismo. Segurança, saúde, conflitos, qualidade de vida e tantos outros temas relacionados diretamente ao dia-a-dia organizacional podem virar inspiração para muitos treinamentos. No entanto, como o facilitador pode tratar esses assuntos de forma descontraída, dinâmica e ao mesmo tempo alcançar resultados expressivos? Alguns profissionais estão recorrendo, cada vez mais, a uma ferramenta que se confunde com a história da própria humanidade: o teatro.
É através do envolvimento e da sensibilização da platéia que os atores vêm abordando temas que até então, poderiam ser considerados verdadeiros tabus organizacionais. Entre as vantagens oferecidas por esta ferramenta, poderíamos destacar que, em menos de uma hora, é possível abordar os mais variados assuntos com profundidade. Outro benefício trazido pelo teatro, seria o fato deste vencer resistências, especialmente em situações que envolvem um ambiente de trabalho cheio de conflitos.
Por ser um canal democrático e dinâmico, o teatro tanto pode ser usado como veículo de aprendizado, como de mudança comportamental, uma vez que estimula a reflexão de conceitos existentes. E quando o público é chamado para interagir com os atores, o retorno pode ser bem maior do que o esperado. Isso se dá, porque vivenciando a situação, o espectador pode identificar-se com o tema que está sendo abordado naquela determinada cena.
Além disso, a variedade de assuntos que podem ser abordados, facilita a obtenção de bons resultados. "Tenho aplicado esse recurso para qualquer tipo de treinamento. Para se ter uma idéia, os últimos trabalhos que realizei, trabalhei temas que foram desde infecção hospitalar, que foi desenvolvido para um público composto por médicos, nutricionistas e enfermeiros, até gravidez precoce, voltado para uma empresa que tem grande número de mulheres como funcionárias", comenta o consultor Miguel Vitor Gonçalves, que ministras treinamentos através da utilização do teatro.
Nas várias peças que desenvolveu para o universo corporativo, Gonçalves destaca o tema "Segurança" como sendo um dos mais solicitados. Na peça teatral "Você Decide", uma alusão ao programa global, o consultor mostra a situação de uma empresa que vai receber a visita de um cliente importante, visando o fechamento ou não de um contrato.
"No dia da visita, o equipamento mais importante da fábrica quebra. É preciso que seja consertado rapidamente, pois a produção está parada. Nesse momento, a platéia é convidada a decidir o rumo da história" , explica Miguel Gonçalves.
No decorrer da encenação, o público tem a opção de escolher se o funcionário deve ou não ler os procedimentos de segurança, antes de iniciar o reparo da máquina. Nesse momento, o colaborador/ator sofre um acidente e o público, novamente é chamado para votar.
Outra peça que costuma apresentar e é bem interessante, chama-se "Problema X Solução". Como o próprio título sugere, são tratadas questões de conflitos organizacionais. No palco, surgem dois personagens: Dona Solução e Sr. Problema que discutem entre si e chamam a platéia para o debate. Os dois colocam situações, mostrando o lado da empresa e o prisma do empregado, quando se deparam com um determinado conflito. "A importância de se buscar as causas dos problemas, antes de se definir as soluções, é muito enfatizada. Em determinado momento, o Sr. Problema começa a debochar da Dona Solução, por causa da forma que as pessoas tratam seus conflitos. É uma oportunidade muito boa, para que as pessoas de todos os níveis da empresa parem e pensem um pouco sobre essa questão", salienta.
Quando questionado sobre o método de avaliação de resultados das suas peças teatrais, Miguel Gonçalves argumenta que sempre solicita um retorno dos responsáveis pela organização. A resposta, segundo ele, é direta. "Às vezes, quando temos oportunidade de conversar com as pessoas, logo após a peça, percebemos esse retorno de imediato", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário