segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dicionário de Competências da Justiça Federal

DICIONÁRIO DE COMPETÊNCIAS DA JUSTIÇA FEDERAL

COMPETÊNCIAS INSTITUCIONAIS
GESTÃO DOPROCESSO JUDICIAL - Capacidade de coordenar e controlar as atividades processuais, entregando com eficiência e presteza a tutela jurisdicional
EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - Capacidade para empreender ações eficazes, sistêmicas e sinérgicas, contribuindo para o aperfeiçoamento e a celeridade do atendimento da justiça federal
GESTÃO DA MODERNIZAÇÃO - Capacidade de desenvolver a instituição, os grupos e os indivíduos na busca contínua de produtividade, otimizando os processos de trabalho e favorecendo a mudança de atitudes
GESTÃO DE PESSOAS - Capacidade de implementar políticas de gestão de recursos humanos orientadas a incentivar o desenvolvimento das competências necessárias para garantir a excelência na prestação de serviços
GESTÃO DE PROCESSOS - Capacidade tecnológica, estrutural e humana de coordenar, integrar, uniformizar e gerir a eficiência dos processos nas diferentes áreas para garantir os resultados da justiça federal
GESTÃO DA INFORMAÇÃO - Capacidade de processar e disponibilizar a informação atualizada de forma eficaz, promovendo a interação entre os órgãos da justiça federal, os demais poderes e a sociedade civil
GESTÃO DE ARTICULAÇÃO E PARCERIAS - Capacidade de atuar proativamente visando a interação entre os órgãos da justiça federal e a promoção de parcerias com as demais instituições na busca do cumprimento da missão
GESTÃO DE RECURSOS - Recursos financeiros, tecnológicos e estruturais, aferindo o cumprimento dos objetivos pretendidos pela justiça federal


COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
ESCALA DE MENSURAÇÃO DOS GRAUS DE COMPLEXIDADE
AQUISIÇÃORefere-se ao grau em que o indivíduo demonstra possuir algumas competências necessárias para o desempenho da função, portanto encontra-se em fase de desenvolvimento
APLICAÇÃO
neste nível considera-se que o indivíduo possui as competências básicas necessárias para o desempenho da função e as aplica no desnevolvimento de suas atividades
DESTAQUE
Refere-se ao nível em que o ocupante da função já se sobressai na realização de suas atividades, ele demonstra que possui comportamentos relevantes
EXCELÊNCIA
Considera-se o grau mais alto de desempenho da função. Nesse nível o indivíduo demonstra comportamento que extrapola o exigido
VISÃO SISTÊMICA
Capacidade para reconhecer o seu papel, perceber a integração e a interdependência das unidades e demais aspectos que envolvem e compõem a Justiça Federal, visualizando tendências internas e externas e possíveis ações capazes de influenciar o futuro.
1 - AQUISIÇÃO
- Percebe a Justiça Federal como um todo e a correlação entre as unidades.
- Interage com as áreas correspondentes dos demais órgãos.
- Conhece os processos de trabalho de sua unidade e a atividade das demais.
2 - APLICAÇÃO
- Percebe e atua de maneira antecipada frente às necessidades da Justiça Federal.
- Promove a articulação entre sua unidade e as demais em busca de parcerias.
- Desenvolve seu trabalho guiado pela análise e compreensão das estratégias e objetivos próprios da Justiça Federal.
3 - DESTAQUE
- Interage sistematicamente com outros órgãos da Justiça Federal e demais instituições, promovendo visitas e reuniões técnicas.
- Tem clareza e comprometimento com os objetivos e valores da Justiça Federal, identificando as necessidades dos magistrados e servidores para enfrentar os desafios.
- Identifica o impacto das tendências e ações capazes de influenciar o futuro, analisando oportunidades e vulnerabilidades. 
4 - EXCELÊNCIA
- Assume responsabilidades e mobiliza os magistrados e servidores quanto aos projetos de transformação organizacional e superação de situações de contingências.
- Analisa os cenários internos e externos da Instituição para diante das tendências estabelecer as diretrizes, objetivos, estratégias e planos de ação alinhados com as necessidades da sociedade.
- Possui visão global da Justiça Federal, compreendendo o funcionamento, a estrutura, os processos e os serviços dos órgãos que a compõem, a fim de promover e assegurar a sua integração e aprimoramento.
- Implementa inovações contínuas e otimiza resultados para a Justiça Federal, com base nas tendências identificadas.
ORIENTAÇÃO A RESULTADOS
Capacidade de estruturar e estabelecer estratégias, metas e ações, atingindo os resultados esperados, dentro dos prazos e padrões pré-definidos.
1 - AQUISIÇÃO
- Executa o seu trabalho, direcionando seu esforço para as tarefas e procedimentos.
- Acompanha os resultados dentro dos prazos estabelecidos.
- Informa-se sobre as tendências, estratégias e objetivos da Justiça Federal.
- Planeja as atividades necessárias para o cumprimento das metas.
- Assume responsabilidades sobre sua área de atuação.
2 - APLICAÇÃO
- Define o seu papel e dos componentes da equipe, estabelecendo mecanismos de acompanhamento e controle de resultados.
- Envolve a equipe no alcance dos resultados.
- Estabelece parcerias alinhadas aos objetivos.
- Otimiza recursos financeiros, tecnológicos e humanos.
- Orienta-se sempre pelo plano estratégico ou pelas diretrizes da Instituição.
3 - DESTAQUE
- Implementa programas de planejamento estratégico.
- Estabelece metas superiores às exigidas.
- Atende de forma autônoma aos prazos e orçamentos, mesmo em situações de pressão ou contingenciais.
- Supera situações adversas e incrementa as ações.
- Avalia permanentemente a relação custo/benefício dos resultados.
4 - EXCELÊNCIA
- Promove o aperfeiçoamento dos processos de trabalho.
- Mantém o foco na qualidade dos resultados e na satisfação do cliente, mesmo em situações contingenciais.
- Busca alternativas para obter recursos financeiros, tecnológicos e humanos.
- Desenvolve idéias, implementa soluções criativas e resolve problemas para melhorar resultados antecipando o futuro.
CONHECIMENTO
Capacidade de agregar conceitos, informações, técnicas e experiências práticas, transformando-os em ações e comportamentos que visem a efetividade dos objetivos da Instituição.
1 - AQUISIÇÃO
- Domina o conteúdo de suas atividades e sabe explicitar suas práticas.
- Detém informações e conhecimentos técnicos relativos a sua área.
- Aprende com as experiências dos outros.
- Busca fontes de informação para solução de problemas da unidade.
- Participa de eventos de capacitação específicos da sua área de atuação.
2 - APLICAÇÃO
- Compartilha informações e troca experiências.
- Assimila com facilidade novos conhecimentos, desenvolvendo assim novas habilidades e atitudes.
- Reconhece suas limitações e os seus pontos fortes com objetividade.
- Aplica em sua atividade os conhecimentos adquiridos.
3 - DESTAQUE
- Administra sua formação profissional contínua participando sistematicamente de cursos, seminários, leituras e outros.
- Compartilha os conhecimentos adquiridos em eventos de capacitação.
- Estimula e participa de processos de aquisição de novos conhecimentos relevantes aos objetivos da Instituição.
4 - EXCELÊNCIA
- Promove o intercâmbio contínuo de experiências entre as unidades da Justiça Federal e entre outras Instituições.
- Obtém sistematicamente know-how, visando a sua atualização.
- Demonstra resultados acima do esperado a partir dos conhecimentos adquiridos, estimulando os outros no processo.
- Ministra aulas/palestras ou presta assessoria técnica a outros, dentro ou fora da Instituição.
- É um referencial dentro e fora da Instituição.
- Reconhece o conhecimento como recurso de gestão, facilitando e incentivando a aprendizagem organizacional, por meio de compartilhamento de informação, técnicas e experiências práticas.
CAPACIDADE EMPREENDEDORA
Capacidade de buscar e identificar oportunidades de ação, propor e implementar soluções, de forma assertiva, inovadora e adequada.
1 - AQUISIÇÃO
- Percebe cenários futuros e expressa aspectos relevantes para sua área.
- Demonstra entusiasmo frente a idéias inovadoras.
- Complementa idéias para o alcance de resultados efetivos.
- Busca mudanças nos processos da sua rotina de trabalho para obter melhores resultados.
- Adapta-se rapidamente às mudanças dos processos de trabalho.
2 - APLICAÇÃO
- Toma decisões e implementa suas ações com agilidade e comprometimento.
- Inova criando oportunidades de crescimento de pessoas e de grupos.
- Adapta e aplica conceitos e idéias implementados em outras áreas às suas tarefas cotidianas.
- Analisa e projeta situações futuras redirecionando suas ações para o alcance dos resultados da área.
3 - DESTAQUE
- Procura ativamente propor e participar de projetos que implementem inovações em sua área, dando opiniões, questionando e oferecendo alternativas.
- Enfrenta as adversidades, superando os obstáculos com determinação e criatividade.
- Assume riscos controlados nas estratégias inovadoras de trabalho.
- Acompanha atentamente as melhores práticas, sugerindo novas formas de desenvolver seu trabalho.
4 - EXCELÊNCIA
- Lidera projetos interdisciplinares ou processos de mudança, transmitindo entusiasmo e conseguindo apoio e compromisso de outros na direção dos objetivos pretendidos.
- Gera e implanta soluções inovadoras que afetam positivamente os resultados globais, antecipando-se às necessidades do cliente.
- Corrige desvios do processo vencendo resistências e mudando atitudes, comportamentos e resultados.
- Promove a criação de novos modelos, processos e serviços da Justiça Federal, agregando valores para sociedade.
LIDERANÇA
Capacidade de direcionar os esforços de pessoas e grupos para o alcance dos objetivos da instituição, incentivando o aprendizado, facilitando o desenvolvimento de indivíduos e equipes e promovendo um clima motivador e harmônico.
1 - AQUISIÇÃO
- Tem conhecimento do potencial das pessoas.
- Atua como mediador nos conflitos de interesses internos.
- Analisa problemas e toma decisões relativas a rotinas de trabalho.
- Atua simultaneamente em mais de uma atividade, estabelecendo prioridades adequadas.
- Desenvolve relacionamentos de confiança e respeito.
- Fornece todas as informações necessárias para executar as tarefas.
2 - APLICAÇÃO
- Define metas e objetivos globais para a equipe.
- Delega responsabilidades e proporciona espaço para novas idéias e iniciativas individuais.
- Compartilha as informações com a equipe.
- Direciona a equipe para o alcance de resultados.
- Desenvolve ações que apóiam o desenvolvimento das pessoas e da equipe.
- Identifica situações que fogem do padrão de controle previsto.
3 - DESTAQUE
- Gerencia conflitos e mudanças, mantendo o clima de trabalho positivo.
- Avalia sistemática e objetivamente o desempenho da equipe, elaborando planos de desenvolvimento.
- Assume as responsabilidades e os riscos inerentes ao cargo que ocupa.
- Delega responsabilidade, com base em critérios objetivos, levando em conta as aspirações individuais.
- Envolve a equipe na tomada de decisões referentes a situações ou problemas da Instituição.
- Toma decisões em situações contingenciais, com informações e prazos insuficientes.
4 - EXCELÊNCIA
- Acompanha os resultados globais e participa do desenvolvimento da Instituição sistematicamente.
- Influencia e participa da elaboração das políticas e estratégias da Justiça Federal.
- Atua como referência e forma gestores e líderes.
COMUNICAÇÃO
Capacidade de ouvir, processar e compreender as mensagens situando-as no contexto adequado, expressando-se e argumentando com coerência, usando o feedback de forma a facilitar a interação. 
1 - AQUISIÇÃO
- Compreende e assimila o conteúdo e o objetivo da mensagem
- Expressa-se de forma clara e acessível, utilizando o canal de comunicação adequado.
- Transmite a mensagem recebida sem distorções.
2 - APLICAÇÃO
- Apresenta comunicação oral e escrita de forma organizada.
- Demonstra saber ouvir, compreendendo o conteúdo da mensagem e os interesses e motivações do interlocutor.
- Questiona construtivamente os interlocutores sobre pontos subjetivos ou não compreendidos.
- Compartilha com sua área as informações que tem acesso.
- Estabelece contatos com facilidade sendo objetivo, claro e coerente em suas argumentações.
3 - DESTAQUE
- Demonstra domínio do assunto e empatia com seus interlocutores conseguindo o impacto pretendido.
- Oferece e recebe de forma adequada os feedbacks que incluem aspectos positivos e negativos.
- Participa ativamente de reuniões, encorajando os outros a compartilharem informações e idéias.
4 - EXCELÊNCIA
- Apresenta idéias de modo claro, utilizando estratégias de comunicação apropriadas para cada situação.
- Estimula a prática do feedback com cortesia e respeito, obtendo melhorias no comportamento da equipe.
- Estimula e acompanha a eficácia dos processos de comunicação e interação entre as unidades, intermediando pontos de vista diferentes em função dos interesses globais.
- Coordena reuniões organizando e sintetizando idéias.
- Representa a Justiça Federal em eventos externos.
FOCO NO CLIENTE
Capacidade de analisar o cenário, além de sua área de atuação, identificando as necessidades e as perspectivas do cliente interno e externo da Justiça Federal.
1 - AQUISIÇÃO
- Consegue identificar o seu cliente.
- Identifica e compreende de forma efetiva as demandas explícitas do cliente.
- Ouve o cliente e busca soluções satisfatórias para as solicitações apresentadas.
2 - APLICAÇÃO
- Questiona os clientes sobre suas necessidades, monitorando a satisfação deles.
- Prioriza a satisfação das necessidades do cliente na busca de soluções mais adequadas.
- Busca e implementa com flexibilidade as soluções propostas, visando resultados efetivos.
3 - DESTAQUE
- Compromete-se com o resultado das soluções propostas.
- Negocia sua proposta internamente, envolvendo os outros, a fim de satisfazer as expectativas do cliente.
- Disponibiliza canais de comunicação com o cliente, garantindo o pronto atendimento e o acompanhamento.
- Divulga a solução internamente a fim de melhorar o atendimento em outras unidades.
- Utiliza sistema de avaliação do grau de satisfação dos seus clientes, visando a elaboração dos planos de melhoria.
4 - EXCELÊNCIA
- Antecipa-se as necessidades do cliente melhorando os serviços.
- Estimula e influencia pessoas e instituições a colaborarem efetivamente para atingir os objetivos da Justiça Federal.
- Lidera projetos corporativos para incrementar o grau de satisfação dos clientes e melhorar a imagem da Instituição.
- Avalia sistematicamente os resultados alcançados visando a reformulação dos objetivos estratégicos.
TRABALHO EM EQUIPE
Capacidade de trabalhar em grupo, integrando e respeitando a diversidade de conhecimentos, valores, talentos e personalidades, superando interesses individuais na busca de objetivos comuns.
1 - AQUISIÇÃO
- Compartilha informações e conhecimentos.
- Assimila pontos de vista diferentes das próprias idéias.
- Mantém foco no trabalho sem dispersão quando atuando em equipe.
- Colabora com outros na execução das tarefas.
- Demonstra interesse em aprender com os outros.
2 - APLICAÇÃO
- Divide tarefas descentralizando.
- Assume responsabilidades e cumpre os compromissos estabelecidos na equipe.
- Procura ativamente intercâmbio de informações e conhecimento.
- Solicita e fornece idéias para soluções de problemas.
- Respeita e aceita outras opiniões, ainda que sejam contrárias às suas, privilegiando o benefício comum.
3 - DESTAQUE
- Toma iniciativa para promover a integração das pessoas e das áreas.
- Envolve todas as pessoas na definição de objetivos comuns.
- Estimula atitudes de ajuda mútua entre os colegas de trabalho.
- Administra conflitos grupais.
- Demonstra compromisso com os resultados, assumindo as decisões do grupo.
4 - EXCELÊNCIA
- Cria e trabalha com grupos de pessoas que detêm habilidades e conhecimentos diversos e complementares, obtendo sistematicamente resultados relevantes.
- Mantém a equipe trabalhando eficientemente, estimulando e equilibrando a participação de todos.
- Exerce uma liderança participativa e eficaz por meio de sua empatia com o grupo.
- Atua como elemento catalisador entre os órgãos da Justiça Federal e demais instituições em torno dos objetivos estratégicos.
NEGOCIAÇÃO
Capacidade de conciliar interesses divergentes buscando equilíbrio de soluções satisfatórias para as partes envolvidas.
1 - AQUISIÇÃO
- Conhece os serviços que a Justiça Federal oferece.
- Domina os serviços da sua área de atuação.
- Identifica e compreende de forma efetiva os interesses e os aspectos envolvidos na negociação de sua unidade.
- Expressa-se com clareza e objetividade.
2 - APLICAÇÃO
- Cultiva o relacionamento com clientes internos e fornecedores, visando resultados para a Justiça Federal.
- Argumenta com consistência, com base em dados, visando resultados efetivos.
- É flexível em suas soluções, aceitando contraproposta dos clientes, quando necessário.
- Mantém bom relacionamento interpessoal ouvindo as partes envolvidas com foco nos objetivos da negociação.
- Identifica e compreende de forma efetiva os interesses e os aspectos envolvidos na negociação de sua área.
- Obtém sucesso relevante para as partes envolvidas.
3 - DESTAQUE
- Assume responsabilidades pelos compromissos firmados na negociação.
- Concilia interesses divergentes no processo de negociação entre as Unidades da Justiça Federal.
- Argumenta com coerência e consistência de forma a convencer pessoas-chave envolvidas na negociação.
- Identifica e compreende de forma efetiva os interesses e os aspectos envolvidos na negociação nas diversas áreas.
4 - EXCELÊNCIA
- Realiza negociações que impactem no alcance dos resultados globais da Justiça Federal.
- Integra interesses divergentes no processo de negociação com o Governo e instituições de caráter estratégico para a Justiça Federal.
COMPETÊNCIA INSTITUCIONALCOMPETÊNCIA COMPORTAMENTAL
Necessária para sua implementação
GESTÃO DO PROCESSO JUDICIAL• Orientação a resultados
• Trabalho em equipe
• Conhecimento
• Visão sistêmica
EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS• Foco no cliente
• Trabalho em equipe
• Orientação a resultados
• Capacidade
GESTÃO DA MODERNIZAÇÃO• Negociação
• Capacidade empreendedora
GESTÃO DE RECURSOS• Visão sistêmica
• Capacidade empreendedora
• Negociação
• Conhecimento
GESTÃO DE PESSOAS• Liderança
• Trabalho em equipe
• Conhecimento
• Comunicação
GESTÃO DE PROCESSOS• Visão sistêmica
• Orientação a resultados
• Liderança
GESTÃO DA INFORMAÇÃO• Comunicação
• Conhecimento
• Foco no cliente
• Visão sistêmica
• Capacidade empreendedora
GESTÃO DE ARTICULAÇÃO E PARCERIAS• Liderança
• Negociação
• Trabalho em equipe
• Orientação a resultados


http://conline1.cjf.jus.br/phpdoc/pages/sen/gestao/dicionario.htm

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