quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O desafio de engajar talentos

O desafio de engajar talentos
O que as empresas não podem esquecer na hora de cuidar desses profissionais



Depois de adquirir larga experiência na área de RH de grandes empresas - entre os cargos ocupados, ele foi diretor de RH da Bristol Myers Squibb e da Monsanto -, Felipe Westin assumiu este ano um novo desafio em sua carreira, como diretor de performance organizacional da consultoria Right Management. Westin trabalha com uma forte convicção: "Para que as organizações tenham sucesso, precisam ter talentos engajados com os seus objetivos e oferecer-lhes oportunidades de desenvolvimento e crescimento, de forma que esses talentos permaneçam nas empresas". É também com esse foco que Westin participará do CONARH 2008 com a palestra Os três Rs do engajamento: Remuneração, reconhecimento e recompensa.
As empresas estão perdendo seus talentos por não possuírem políticas adequadas de remuneração, reconhecimento e recompensa?
Existem quatro elementos-chave para o engajamento e a retenção de talentos. O primeiro é o ambiente organizacional. Se a empresa não oferecer um bom ambiente de trabalho, no qual as pessoas possam conviver e trabalhar de forma agradável e produtiva, há grandes chances de perder talentos. O segundo deles é a liderança. O líder tem de cuidar individualmente de cada um dos seus liderados, estar presente na vida das pessoas. O terceiro elemento é desenvolvimento profissional e carreira. Se a pessoa não percebe que está se desenvolvendo e que tem perspectivas de carreira, certamente procurará algum lugar que possa oferecer a ela essa condição. E o quarto elemento é remuneração e reconhecimento. Ser uma organização competitiva em termos remuneratórios é um fator de retenção e o reconhecimento também é parte da "remuneração psicológica".
Quais são as alternativas diferenciadas hoje nessa área para que as empresas consigam reter e engajar os profissionais?
As empresas precisam trabalhar esses quatro elementos de uma forma igualitária e consistente. É só imaginarmos que esses elementos representam os quatro pés de uma mesa. Se um pé estiver mais curto, a mesa fica capenga. Observo que muitas organizações acham que vão engajar ou reter pessoas aumentando de forma desproporcional a remuneração. Sempre haverá uma empresa que pagará mais do que a outra no mercado. O compromisso das pessoas tem um forte componente racional, mas também tem um forte componente emocional, que define o desejo de elas ficarem na organização.
Reter talentos é um dos grandes desafios para o RH...
O grande desafio das organizações nos próximos anos será engajar e reter as pessoas. Com a aposentadoria da geração baby boomers, existe uma gap enorme a ser preenchido daqui para a frente. Há uma expectativa de falta de 10 milhões de talentos nos países desenvolvidos nos próximos cinco anos. As empresas recrutarão talentos no mundo todo e não mais apenas nos seus locais ou países. 
- Conte com trabalhadores com deficiência
- Como aproveitar melhor o evento
- ABRH-Nacional apresenta propostas ao ministro Lupi
- Na pauta dos VPs


http://revistamelhor.uol.com.br/textos.asp?codigo=12383

Nenhum comentário:

Postar um comentário