domingo, 7 de novembro de 2010

Quatro caminhos para controlar a raiva

Todo mundo sente raiva, mas pouca gente administra bem esse instinto natural. Como um impulso demolidor - capaz de derrubar quem provoca e quem é provocado -, a raiva desperta reações difícieis de lidar. Agressividade e desejo de vingança encabeçam a lista de sentimentos altamente destrutivos que vêm no pacote. Movidas por energias desse tipo, é fácil errar.




Dar o troco, por exemplo, pode proporcionar alívio imediato, mas não resolve. Quem parte para a briga geralmente fica frustado, porque brigar não resgata a necessidade de aceitação e reconhecimento que todo todo mundo tem.




Comum, também, é descontar nos outros. É o caso de quem fica intolerante com o filho porque aturou desaforos do chefe ou por alguma chateação qualquer. No alvo errado, a flecha só produz culpa e mais raiva.




No outro extremo, sofre também que se encolhe diante das provocações. A ausência de reação muitas se converte em mágoa e ressentimento, sensações que, na prática, fazem mal para a própria pessoa. Ao longo do tempo , a raiva silenciosa pelo outro se transforma em por si mesmo, semente de problemas físicos e psicológicos, como a depressão.


Leia o artigo completo


Fonte: Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário