domingo, 21 de novembro de 2010

Livro recomendado - O Cavaleiro Preso na Armadura

O Cavaleiro Preso na Armadura
O livro de Robert Fischer se enquadra no estilo de obras como Fernão Capelo Gaivota, Pequeno Príncipe e A Boa Sorte. É uma leitura fácil, agradável – são apenas 110 páginas. Mas não pode se deixar enganar com o aspecto de fábula da história.

O Cavaleiro Preso na Armadura conta a história de um homem, um verdadeiro cavaleiro andante da Idade Média, sempre ocupado salvando donzelas em perigo.

Ele não tem tempo para nada além de suas aventuras. Não tem tempo nem mesmo para sua família. E é exatamente no
momento em que sua mulher resolve deixá-lo, indo embora com seu filho, que o cavaleiro descobre que algo está indo errado em sua vida. Desesperado, decide pedir ajuda a alguém. Ele sai à procura do Mago Merlim, que passa a mostrar que a sua armadura era algo que ele carregava desde que nasceu.

O cavaleiro fica incrédulo, mas ouve o mago e passa a se dedicar ao esforço de retirar sua armadura. Este processo é desencadeado por ele mesmo, que é o dono de todo o ferramental necessário para fazer aquilo que representa “retirar a armadura”: a chegada do auto-conhecimento.

Ao falar de um cavaleiro medieval que tem dificuldades para tirar sua armadura, Fischer está falando de todos nós. O autor usa elementos alegóricos que, lidos sob outra perspectiva, nos mostram os pontos a serem avaliados e criticados por nós mesmos e que estão dentro de nós.

Portanto, uma boa leitura para as pessoas que têm interesse em auto-conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário