domingo, 7 de novembro de 2010

Estilo Gerencial: Qual é o predominante na sua empresa?

Em primeiro lugar se faz necessário conceituar o termo "Estilo Gerencial". Entendemos por estilo gerencial o conjunto de pressupostos, valores e artefatos culturais que caracterizam a gestão de uma organização. Os principais elementos que compõem o estilo gerencial são os processos decisórios, relação entre líderes e liderados e a postura diante da mudança.

Dessa forma, podemos definir três tipologias de estilos gerenciais: estilos construtivos, estilos passivo-defensivos e estilos agressivos-defensivos.

Estilos construtivos: aqueles dirigidos por comportamentos de satisfação. Em processos de mudanças, são os mais caracterizados por comportamentos proativos. Esse estilo subdivide-se em quatro:

Estilo empreendedor-realizador: caracteriza organizações que valorizam os membros que estabelecem seus próprios objetivos e se comprometem com eles. Os membros dessas organizações estabelecem metas realistas, desenvolvem planos para alcançá-las e os executam. Tais organizações são usualmente saudáveis e efetivas.

Estilo auto-realizador: caracteriza organizações que valorizam a criatividade, o comprometimento e o crescimento pessoal. Os empregados são encorajados a obter satisfação no trabalho e a evoluirem constantemente na carreira. Estas organizações são usualmente inovadoras e procuram sempre atrair indivíduos excepcionais. Por outro lado, são também caracterizadas por ambiguidades e paradoxos e difíceis de controlar.

Estilo humanista: caracteriza organizações geridas de forma participativa, com foco no ser humano. Estas organizações buscam harmonizar as relações interpessoais e intergrupais e promover o crescimento e o envolvimento dos empregados. São normalmente saudáveis e efetivas.

Estilo unionista: caracteriza organizações que colocam alta prioridade em relações interpessoais. Os empregados procuram ser amigáveis, abertas, leais e sensíveis aos problemas de seu grupo de trabalho. Este estilo gerencial busca a efetividade organizacional, enfatizando a comunicação aberta, a cooperação e a coordenação.

Estilos passivos-defensivos: aquelas dirigidas por comportamentos de não enfrentamento. Em processos de mudança, são caracterizadas por comportamentos resistentes, embora nem sempre se manifestem claramente desta forma.

Estilo conciliador: caracteriza organizações em que os conflitos são evitados. Os empregados sentem-se pressionados a ganhar a aprovação de seus pares e conformar-se a eles. Ainda que aparentemente saudável, este estilo pode limitar a efetividade organizacional, minimizando divergências construtivas e inibindo a expressão de idéias e opiniões divergentes.

Estilo convencional: caracteriza organizações que são controladas burocraticamente por normas e procedimentos claramente definidos. Tais organizações esperam que seus profissionais se conformem, desempenhando com rigor os papéis que lhe foram determinados. Tal estilo pode reduzir a flexibilidade, a agilidade e a adaptabilidade da organização.

Estilo dependente: caracteriza organizações que são controladas hierarquicamente. Tais organizações tem usualmente processos decisórios muito centralizados. Os empregados têm reduzida autonomia para tomar decisões. O desempenho organizacional é em geral prejudicado pela falta de iniciativa e dependência de instâncias superiores de decisão.

Estilo evasivo: caracteriza organizações em que os empregados tendem a esquivar-se de responsabilidades. Isso é normalmente fruto de sistemas orientados mais para a punição de erros que para a recompensa de sucessos. A efetividade de tais organizações é prejudicada pela dificuldade que os empregados têm em agir, tomar decisões e assumir riscos.

Estilos agressivos-defensivos: aqueles dirigidos para comportamentos de enfrentamento. Em processos de mudanças, são caracterizados por comportamentos abertamente resistentes.

Estilo opositor: caracteriza organizações em que atitudes de confronto são predominantes. Empregados tendem a ser respeitados e a obter status e influência quando são críticos e se opõem uns aos outros. Em tais organizações, o nível de conflito tende a ser alto, prejudicando os processos decisórios e o desempenho organizacional.

Estilo orientado para o poder: caracteriza organizações que valorizam a estrutura formal de poder, fundamentada nos cargos e na hierarquia. Em tais organizações, os líderes são valorizados pela capacidade de controle sobre seus liderados. A efetividade organizacional pode ser prejudicada pelos conflitos e disputas.

Estilo competitivo: caracteriza organizações que cultuam o sucesso e os vencedores. Tais organizações incentivam a competição entre empregados. A efetividade organizacional pode ser prejudicada pela falta de cooperação entre os empregados.

Estilo perfeccionista: caracteriza organizações que cultuam o perfeccionismo, a persistência e o trabalho duro. Seus empregados sentem-se pressionados a ter um desempenho excepcional; todos os problemas devem ser solucionados e todos os enganos devem ser evitados. A efetividade organizacional pode ser prejudicada pelo excesso de ênfase no perfeccionismo e pelo stress.

Qual é o estilo gerencial predominante na sua organização? E como esse estilo influencia a conduta dos gestores?

Até a próxima!!!


Autor: Alberto Ruggiero
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Geral/Blog_Alberto_Ruggiero/5424/estilo-gerencial-qual-e-o-predominante-na-sua-empresa.html

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