sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A importância de cada colaborador no ambiente de trabalho

A importância de cada colaborador no ambiente de trabalho

Todos nós somos importantes! Cada colaborador é uma parte da equipe e ele é fundamental para que a ela vença e alcance as metas estabelecidas pela organização. Acredite!
Participar no ambiente de trabalho é essencial. Mas, como as pessoas devem fazer isso? Basta ter iniciativa, responsabilidade compromisso com as normas da empresa e vontade de realizar tarefas de forma profissional, competente e honesta. Parece ser complicado; mas acredite: não é impossível. Se cada pessoa, realmente, se sente como um colaborador verdadeiro, em hipótese alguma aceitará trabalhar de forma desorganizada e sem compromisso com as demais pessoas que fazem parte do seu dia a dia no ambiente organizacional.
O ambiente de trabalho deve ser considerado sagrado, pois é nele que as pessoas têm oportunidades para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Ter um trabalho, fazer parte do quadro de colaboradores de uma empresa significa muito mais do que ter um emprego. Quando temos um local onde podemos realizar tarefas, fazer parte de equipes de trabalho, participar de reuniões produtivas e fazer parte do planejamento estratégico e tático de uma organização percebemos, na realidade, que possuímos o sentimento de utilidade, de otimização e de motivação. O nosso trabalho não deve ser visto somente como uma fonte de renda, mas, também, como um fonte inesgotável de conhecimento, de envolvimento com projetos, de aprendizados constantes e de evolução profissional.
Todos em uma organização devem pensar que têm responsabilidades e são fundamentais para que a empresa se desenvolva, gere mais empregos e possa, assim, garantir o sucesso compartilhado. É altamente motivador e enriquecedor quando as pessoas podem perceber que, devido à colaboração individual, a empresa cresce e se solidifica. É preciso, então, entender que não há como ter desenvolvimento sério, sólido e justo se não houver trabalho honesto, bem feito e sincero. Não há vencedores quando há pessoas menosprezadas e pouco valorizadas. Não existe luta sem dor e não há vitória que não tenha um pouco de amargor e sofrimento. Mas não se deve sofrer por falta de empenho. Todo sofrimento será minimizado quando se maximiza a vontade em fazer o trabalho de modo correto, da forma certa, em um ambiente organizacional planejado, em que ninguém subestima o valor e a importância do trabalho individual para construir a coletividade.
Portanto, cada pessoa na empresa deve ser vista como um talento e não apenas como um recurso. As empresas, por sua vez, devem promover ações que envolvam seus colaboradores e eles se sintam importantes, valorizados e que estão no seu segundo lar. Para isso, a cultura organizacional deve ser recheada de valores que despertem o respeito, a liberdade de expressão, a livre iniciativa e a solidariedade. É isso. Bom trabalho!


SP. 16/09/10


Sidney Proetti é doutor em Comunicação Social, mestre em Administração e Comunicação Social, professor do UNIFAI, da FAM e da PUC-SP. Autor de vários livros, entre eles “Liderança Eficaz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário