Competência não é um conceito novo.
Na Idade Média, competência era considerada como "capacidade de apreciar e julgar certas questões ou realizar determinados atos."
No Renascimento era "...a capacidade de realizar determinado trabalho."
O senso comum usa a palavra competência para designar pessoa qualificada para realizar algo.
Atualmente, o conceito de competência está associado à pessoa e à organização.
Na literatura, o conceito de competência apresenta-se associado à capacidade de as pessoas gerarem resultados para a organização e à capacidade que a própria organização tem de garantir mercados atuais e alcançar mercados futuros.
Veja um exemplo: uma instituição de pesquisa tecnológica que tenha como competência organizacional a Inovação vai necessitar de executivos com criatividade, capacidade de mudança, gestão da informação, decisão etc.
Nesse enfoque, foram adotados os seguintes conceitos:
Competências Institucionais
Conjunto de qualificações e tecnologias da instituição, necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos.
Competências Comportamentais
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que geram resultados para a organização e agregam valor à pessoa.
As competências comportamentais são identificadas a partir das competências institucionais. Por isso, estão relacionadas aos objetivos estratégicos da instituição. "Competência não é sinônimo de conhecimento.
Competente é quem agrega valor com o conhecimento e as habilidades que possui e disponibiliza resultados para o fim de uma instituição." (adaptado)
César Souza
Talentos & Competitividade - Editora Qualitymark |
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