segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O QUE É COMPETÊNCIA?

O QUE É COMPETÊNCIA?
Competência não é um conceito novo.
Na Idade Média, competência era considerada como "capacidade de apreciar e julgar certas questões ou realizar determinados atos."

No Renascimento era "...a capacidade de realizar determinado trabalho."

O senso comum usa a palavra competência para designar pessoa qualificada para realizar algo.

Atualmente, o conceito de competência está associado à pessoa e à organização.

Na literatura, o conceito de competência apresenta-se associado à capacidade de as pessoas gerarem resultados para a organização e à capacidade que a própria organização tem de garantir mercados atuais e alcançar mercados futuros.

Veja um exemplo: uma instituição de pesquisa tecnológica que tenha como competência organizacional a Inovação vai necessitar de executivos com criatividade, capacidade de mudança, gestão da informação, decisão etc.

Nesse enfoque, foram adotados os seguintes conceitos:

Competências Institucionais 
Conjunto de qualificações e tecnologias da instituição, necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos.

Competências Comportamentais
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que geram resultados para a organização e agregam valor à pessoa.

As competências comportamentais são identificadas a partir das competências institucionais. Por isso, estão relacionadas aos objetivos estratégicos da instituição.
"Competência não é sinônimo de conhecimento.
Competente é quem agrega valor com o conhecimento e as habilidades que possui e disponibiliza resultados para o fim de uma instituição." (adaptado)
César Souza
Talentos & Competitividade - Editora Qualitymark


http://conline1.cjf.jus.br/phpdoc/pages/sen/gestao/oquee.htm

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