sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A importância do líder no controle das atividades de trabalho

A importância do líder no controle das atividades de trabalho

O líder é o responsável direto pela execução das tarefas. Cabe a ele gerenciar as equipes e garantir o cumprimento da missão da empresa. Considerando que a missão é sua identidade – sua referência para o mercado – surge a necessidade do líder presente nos ambientes de trabalho, orientando as equipes. Deste modo, uma chefia eficiente é uma chefia presente, que garante o sucesso na execução das tarefas.

Para o professor e especialista em liderança, Sidney Proetti, “os elementos da missão devem ser as premissas básicas dos planejamentos estratégico, tático e operacional da organização e os planos de ações devem contemplar os objetivos organizacionais contidos na missão da empresa”, afirma.

“Gestores despreparados, na maioria das vezes, não planejam, não organizam e coordenam mal as suas equipes. A missão é a razão de existir da empresa e os gestores da organização devem motivar e intensificar a força de trabalho da instituição para alcançar suas metas”, comenta o especialista.

Gestores têm mais atribuições que os “chefes”. Seu papel essencial é como planejar, organizar, coordenar e, principalmente, controlar as atividades e estarem presentes aos projetos elaborados e implantados pela empresa.

Um bom trabalho de coordenação e controle de equipes deve atentar para os padrões estabelecidos pela organização. Confira as dicas:

·         Conheça profundamente os planejamentos estratégico, tático e operacional da sua empresa;
·         Elimine dúvidas sobre os procedimentos adotados na empresa;
·         Faça reuniões semanais com a equipe de trabalho procurando motivar e saber sobre o andamento dos trabalhos;
·         Divida tarefas e treine colaboradores de forma quantitativa e qualitativa;
·         Incentive as pessoas a trabalharem de forma correta;
·         Apresente as vitórias conquistadas à equipe, encorajando-as a continuar na busca continua por melhorias no trabalho;
·         Severidade quanto aos procedimentos de trabalho, entretanto, seja sempre educado ao falar.


Sidney Proetti é doutor em Comunicação Social, mestre em Administração e Comunicação Social, professor do UNIFAI, da FAM e da PUC-SP. Autor de vários livros, entre eles “Liderança Eficaz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário