segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Assessment – Conhecendo Melhor O Comportamento Dos Profissionais


Usado para gerenciar o capital humano nas empresas ou para orientar na elaboração de planos de carreira, o Assessment é uma metodologia que avalia e identifica as competências comportamentais de candidatos avagas de emprego ou de colaboradores já empregados. Através dele é possível conhecer e identificar o potencial desses profissionais, gerenciá-lo e propor mudanças necessárias para gerar melhores resultados.
Maria Amelia Leme, gerente de RH do Hospital Especializado CEMA e do Hospital Villa-Lobos, trabalha com Assessment há três anos e diz que a necessidade de conhecer melhor os profissionais com quem trabalha (e que pretende contratar) foi o que a motivou a utilizar essa metodologia. “Você pode tanto aplicar essa ferramenta no processo de seleção para identificar e contratar os melhores perfis, como para monitorar os que já estão trabalhando, visando futuro crescimento profissional. Para propiciar esse tipo de crescimento, precisamos saber com quem estamos falando”, explica.
Segundo Luis Francisco Marques Simões, Chief Executive Consultant da Quantum Assessment, empresa especializada na aplicação desse tipo de metodologia, o Assessment apoia a identificação de comportamentos e competências disponíveis e a aderência desse capital humano frente aos desafios presentes e futuros da empresa. “Esse é o verdadeiro RH estratégico, pois com essas informações comportamentais combinadas a informações mercadológicas, qualquer movimento tático poderá ser planejado com lucidez e garantia de retorno”, ressalta.
No grupo CEMA/Villa-Lobos, além do RH manter atualizado um banco de dados com informações de seus funcionários, quando existe uma vaga passível de processo seletivo interno, o teste Quantum também é aplicado. Segundo Amélia, ele é utilizado para avaliar atitudes, pois as pessoas mudam. Toda a trajetória do profissional será estudada para checar se ele tem realmente o perfil necessário e interesse para exercer a função ofertada.
O método Quantum identifica perfis profissionais e pessoais, avaliando a tendência comportamental dos profissionais, suas aptidões, características, estilo de ação, forma de se comunicar e interagir. Ele apresenta, através de relatórios, as escolhas mais genuínas de um profissional. Sua aplicação é feita através de duas perguntas, que ao serem respondidas entre 92 palavras disponíveis, apresenta as quatro emoções primárias (neurológicas) que norteiam o perfil das pessoas. “Aspectos como nosso nível empreendedor, afetivo, disciplina, perseverança, são apontados de forma clara”, diz Simões.
Apesar de bastante falar sobre questões de comportamento e atitudes pessoais, é importante frisar que elas são tão levadas em consideração pela metodologia Assessment pois acredita-se que o entendimento desses perfis é que gera boa performance e que conduz à aplicabilidade dos conhecimento técnicos na solução de problemas das organizações.
Benefícios da aplicação do Assessment
Segundo as empresas que utilizam esse tipo de metodologia, o benefício é conseguir, de forma mais rápida, ajustar pessoas, processos e estruturas às demandas de resultados dos ambientes corporativos, além de observar a melhora na produtividade, na qualidade do profissional (já que ele passa a ser instruído de forma a otimizar suas capacidades) e a fidelização do colaborador.
Já do lado do profissional, o benefício do Assessment é, segundo Amélia, a motivação que gera nos funcionários. “Quando você tem um sistema de gestão igualitário, baseado em perfis, todo mundo é avaliado, treinado e concorre a vagas em igualdade.  Não existe a promoção por carta marcada”, diz ela. “Eles percebem que são avaliados por seu real valor humano, pelo entendimento de suas forças e fraquezas. E isso tem relação direta com sua vocação e consequente fortalecimento de suas carreiras”, completa Simões.
Assessment está completamente ligado ao gerenciamento do capital humano. Ele pretende unir as competências comportamentais e técnicas para o desenvolvimento do profissional e adequação de seu perfil junto à empresa. “Eu preciso dessas informações. Sem conseguir visualizar essas duas partes de um profissional, não consigo saber se o colaborador está preparado ou se é necessário desenvolver alguma competência técnica ou comportamental exigida pelo cargo”, conclui Amélia.
Publicado em: 21/09/2009 - Comunicação Catho Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário