segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sucessão na Hora Certa

Um dos maiores desafios de um empreendedor bem sucedido é preparar sua empresa para sobreviver e, principalmente, continuar crescendo sem o fundador na gestão. Esta transição, no entanto, é necessária para empreendedores que desejam garantir a perenidade de sua empresa e também se dedicar à criação de outros negócios.
É claro que este não é um processo simples. Um dos fatores que torna um empreendedor bem sucedido é a intensa dedicação ao negócio, caracterizada por comportamentos e atitudes que incluem o envolvimento em tudo que se passa. Este comportamento garante a sobrevivência e a expansão de uma empresa em seus primeiros anos, mas certamente não garante a perpetuidade de um negócio e, em muitos casos, não o prepara para vôos maiores.
Mas como preparar a transição de um sócio-fundador? Este assunto não deve ser tratado de maneira simplória, um empresário pode preparar aos poucos uma mudança como esta. Em primeiro lugar, uma empresa bem sucedida deve ter um norte claro, baseado em objetivos bem determinados de curto e longo prazo.
Idealmente, todo empresário deveria pensar em sua potencial sucessão a partir do momento em que sua empresa gera lucro e tem um caminho de crescimento pela frente
Depois, precisará de um bom modelo de governança corporativa, que resumidamente é um conjunto de processos e políticas que orientam a administração de uma organização. E, em maior grau de importância, precisará de pessoas preparadas e devidamente incentivadas. Ter uma empresa que sabe aonde quer chegar, com processos claros e pessoas motivadas não é garantia absoluta de sucesso, mas é um excelente começo para preparar uma empresa para crescer sem seu fundador envolvido em tudo.
Quando e como fazer isso? Idealmente, todo empresário deveria pensar em sua potencial sucessão a partir do momento em que sua empresa gera lucro e tem um caminho de crescimento pela frente. No entanto, sabemos que esta é uma prática dificílima. Após tomar a decisão de sair da gestão, a melhor maneira de saber quem será seu sucessor é definir qual o perfil necessário para garantir o crescimento da empresa.
Este perfil é formado por um pequeno e objetivo grupo de características técnicas e comportamentais. Quando mais simples e claro, melhor. Com o perfil desenhado, será possível avaliar se há possíveis sucessores internamente ou se será necessário buscar profissionais no mercado.
Após identificar a pessoa que o substituirá, é hora de preparar a transição. O processo deve ser feito de maneira transparente e em prazo que não gere grandes ruídos ou traumas na organização e nas pessoas envolvidas com ela.

Preparar a sucessão na hora certa é uma das atitudes mais sábias que podemos observar em empresários bem sucedidos e que deixaram seus nomes na história
Simples? De maneira nenhuma. Todas as etapas descritas acima são difíceis, sofrem mudanças durante suas discussões e geram enormes questionamentos por parte do fundador. Mas, preparar a sucessão na hora certa é uma das atitudes mais sábias que podemos observar em empresários bem sucedidos e que deixaram seus nomes na história. Criar uma empresa bem sucedida depende de um empreendedor, mas mantê-la como um organismo vivo e independente dependerá de sua capacidade de preparar sua sucessão de maneira estruturada.








Fernando Andraus é responsável pela Michael Page Executive Search, divisão do Grupo MP voltada para o recrutamento para alta direção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário