quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quais os principais atributos de um líder?

O Brasil nunca precisou tanto de líderes competentes como agora. Setor público, iniciativa privada e ONGs estão em busca de gestores seguros e eficientes que saibam conduzir empresas e pessoas rumo às oportunidades encontradas no mercado brasileiro.

Na sua visão, quais são os principais atributos valoráveis de um líder e as competências essenciais para a gestão de negócios, processos e pessoas?

Compartilhe conosco a sua experiência, como líder ou com os gestores com quem trabalha.

Sob essa temática, a HSM promoverá o Fórum HSM Gestão e Liderança 2012, nos dias 27 e 28 de março, para que líderes e gestores debatam e adquiram o conhecimento com os melhores especialistas do mundo que falam sobre esse assunto.

por: Carlos Zaffani (não verificado)
ter, 01/24/2012 - 17:24
No meu blog www.gestordeempresa.blogspot.com apresento dois artigos: "Lider: um ser cada vez mais raro" e "O lider acima de qualquer suspeita", como resposta.
Boa leitura e reflexão! Carlos Zaffani

por: Luiz Carlos Flôres de Assumpção (não verificado)
ter, 01/24/2012 - 17:08
O desafio da liderança, começa como você mesmo, pois terá de aprender a conhecer-te e depois, conforme Lepri (2005), “O líder da empresa do terceiro milênio deve portanto possuir a habilidade de se comunicar e interagir com as energias mais profundas e delicadas do ser humano”. (p.34).
De acordo com Lepri (2005, p. 35), segundo uma publicação do Massachusetts Institute of Tecnology, “Managing for the Future”, “um bom líder necessita aprender e aprimorar várias habilidades... compreender as energias que dinamizam as interações grupais... como elas se desenvolvem no tempo... aprimorar a habilidade de observar para ser capaz de perceber a dinâmica dessas energias no grupo... compor times eficientes e realizar as condições nas quais eles possam trabalhar bem... desenvolver e aprimorar a habilidade de ouvir e a capacidade de criar empatia... desenvolver as habilidades de comunicação.. enriquecer a habilidade de audição e de empatia necessária para interagir com a diversidade...”.
A liderança depende da vontade de liderar, servir e desenvolver-se nos relacionamentos baseado na "confiança" - elemento fundamental para o líder.

por: Daniel Scharf (não verificado)
sab, 01/07/2012 - 11:01
1) Autoconhecimento; conhecer forças e fraquezas e trabalhar os resultados para desenvolver-se. 
2) Gostar de gente; conseguir ouvir com presença, entender pontos de vista alinhando expectativas e ações.
3) Desenvolver pessoas; identificar e gerir os talentos disponíveis gerando equipes fortes , complementares.
4) Focar nas metas e nas soluções, principalmente quando os outros não conseguem vê-la. Sua visão de futuro apresenta, esclarece e motiva pessoas à realização. 
5) É sistêmico; tem a visão do todo e entende as relações de causa-efeitos e pontos de influência para alavancagens de impactos positivos.
6) (- e mais importante...) FAZ AS 5 CONSISTENTEMENTE.

Fonte: http://www.hsm.com.br/artigos/quais-os-principais-atributos-de-um-lider

Nenhum comentário:

Postar um comentário