sábado, 14 de janeiro de 2012

A Escola da Ponte por Rubem Alves

A Escola da Ponte

PDFImprimirE-mail
Abaixo um muito agradável e riquíssimo texto do escritor, educador, psicanalista e professor emérito da UNICAMP, Rubem Alves. Uma característica marcante desse especial brasileiro é que suas palavras falam diretamente com nossa alma.
As  crônicas  aqui  transcritas foram originalmente publicadas no
jornal  Correio  Popular,  de  Campinas, SP (respectivamente em 14/5, 21/5,
28/5,  4/6,  11/6  e 18/6 do ano 2000) mas estão hoje publicadas no livro A
escola  com  que  sempre  sonhei  sem imaginar que pudesse existir
 (Papirus
Editora,  Campinas,  SP,  2001  e  Edições  Asa,  Porto,  2001). A primeira
crônica,  que  tem  o título de "Quero uma Escola Retrógrada...", serve como
prefácio  para as cinco outras, que tratam da Escola da Ponte, de Vila Nova
de Famalicão, Portugal. Seu site é http://www.rubemalves.com.br.

Em princípio a texto a seguir é dirigido aos educadores. Mas quem não é (ou precisa ser) educador? Os bons pais não são educadores? Certamente, sim. Os bons líderes não são educadores. Certamente, sim.

São várias páginas a serem “degustadas”!!! Mas com certeza uma lição inesquecível a quem se dedicar à leitura completa.
Uma observação: à época em o escritor Rubem Alves escreveu o texto abaixo, o educador José Pacheco (criador da Escola da Ponte) residia em Portugal. No entanto, em 2008 passou a residir no Brasil prestando consultoria às escolas que queiram abraçar um novo paradigma no campo educacional.
Vamos ao texto:


QUERO UMA ESCOLA RETRÓGRADA...
Rubem Alves

Como   são   produzidos   liquidificadores,   máquinas   de   lavar  roupa,
computadores,  automóveis?  São  produzidos  numa  "linha  de montagem". De maneira  simplificada:  uma  esteira  que  se movimenta. Ao lado dela estão operários.  Cada  operário  tem uma função específica. O processo se inicia com  uma  "peça  original" à qual, à medida que esteira corre, os operários vão acrescentando as partes que irão compor o objeto final. Nenhum operário faz  o  objeto,  individualmente.  Cada  operário  faz  uma única operação: juntar,  soldar,  aparafusar,  cortar,  testar.  O  resultado  da  linha de montagem  é  a  produção rápida e controlada de objetos iguais. A igualdade dos objetos finais é a prova da qualidade do processo. O que não for igual, isso é, que apresentar alguma peculiaridade que o distinga do objeto ideal, é  eliminado.  A  função da "peça original", como se vê, é a de ser simples suporte  para  as outras peças que lhe vão sendo acrescentadas.  Ao final do processo  a  "peça  original" praticamente desapareceu. No seu lugar está  o objeto que vale pela sua função dentro do processo econômico.

Nossas  escolas  são  construídas  segundo o modelo das linhas de montagem. Escolas   são   fábricas   organizadas   para   a   produção   de  unidades bio-psicológicas  móveis  portadoras  de conhecimentos e habilidades.  Esses conhecimentos  e  habilidades  são  definidos  exteriormente  por  agências governamentais   a  que  se  conferiu  autoridade  para  isso.  Os  modelos estabelecidos  por  tais  agências são obrigatórios, e têm a força de leis. Unidades  bio-psicológicas móveis que, ao final do processo, não estejam de acordo  com  tais  modelos  são descartadas. É a sua igualdade que atesta a qualidade  do processo. Não havendo passado o teste de qualidade-igualdade, elas  não  recebem  os  certificados  de excelência ISO-12.000, vulgarmente denominados  diplomas.  As  unidades bio-psicológicas móveis são aquilo que vulgarmente recebe o nome de "alunos".
As  linhas de montagem denominadas escolas se organizam segundo coordenadas espaciais  e  temporais.  As  coordenadas  espaciais se denominam "salas de aula".  As  coordenadas  temporais  se denominam "anos" ou "séries". Dentro dessas   unidades   espaço-tempo   os   professores   realizam  o  processo técnico-científico  de  acrescentar  sobre os alunos os saberes-habilidades que, juntos, irão compor o objeto final. Depois de passar por esse processo de  acréscimos  sucessivos  -  à semelhança do que acontece com os "objetos originais" na linha de montagem da fábrica- o objeto original que entrou na linha  de  montagem chamada escola ( naquele momento ele chamava "criança") perdeu  totalmente  a  visibilidade  e  se  revela,  então, como um simples suporte para os saberes-habilidades que a ele foram acrescentados durante o processo.  A  criança  está,  finalmente  formada, isso é, transformada num produto  igual  a  milhares de outros. ISO-12.000: está formada, isto é, de acordo  com  a forma. É mercadoria espiritual que pode entrar no mercado de trabalho. Aí  o  meu  companheiro  de  direção  contrária  me  perguntou se não seria possível  mudar  as  coisas.  Abandonar a linha de montagem de fábrica como modelo  para a escola e, andando mais para trás, tomar o modelo medieval da oficina  do  artesão  como  modelo  para  a  escola.  O  mestre-artesão não determinava  como  deveria  ser  o objeto a ser produzido pelo aprendiz. Os aprendizes,  todos juntos, iam fazendo cada um a sua coisa. Eles não tinham de  reproduzir  um  objeto  ideal  escolhido pelo mestre. O mestre estava a serviço  dos aprendizes e não os aprendizes a serviço dos mestres. O mestre ficava  andando pela oficina, dando uma sugestão aqui, outra ali, mostrando o  que  não  ficara  bem,  mostrando o que fazer para ficar melhor (modelo maravilhoso  de  "avaliação").  Trabalho  duro,  fazer  e  refazer.  Mas os aprendizes  trabalham  sem  que seja preciso que alguém lhes diga que devem trabalhar.  Trabalham  com concentração e alegria, inteligência e emoção de mãos dadas. Isso sempre acontece quando se está tentando produzir o próprio rosto  (e  não  o  rosto  de um outro). Ao final, terminado o trabalho, o aprendiz sorri feliz, admirando o objeto produzido. São  extraordinários  os esforços que estão sendo feitos para fazer com que nossas  linhas  de  montagem chamadas escolas tão boas quanto as japonesas. Mas  o  que  eu  gostaria  mesmo é de acabar com elas. Sonho com uma escola retrógrada, artesanal... Impossível?  Eu  também pensava. Mas fui a Portugal e lá encontrei a escola com  que sempre sonhara: a "Escola da Ponte". Me encantei vendo o rosto e o trabalho dos alunos: havia disciplina, concentração, alegria e eficiência.

A Escola da Ponte - 1

Tudo  começou  acidentalmente  num  lugar  de  Portugal  cujo nome eu nunca ouvira:  Vila  Nova  de  Famalicão.  Posteriormente  me ensinaram que era  a cidade  onde  vivera  Camilo  Castelo  Branco,  romancista  gigante de vida trágica. Menino ainda, li o seu livro "Amor de Perdição", evidentemente sem nada  compreender.  Li  porque  não  tinha outra coisa para fazer e o livro
estava lá, na estante do meu pai. Camilo se apaixonou por uma mulher casada
que, por sua vez se apaixonou por ele, e os dois fugiram para viver um amor
louco e criminoso. Naqueles tempos do século passado adultério era crime, o
marido  traído  pôs  a polícia ao encalço do sedutor que foi preso e passou
anos na prisão - sem que o seu amor diminuísse. Imagino que o título do seu
livro "Amor de Perdição" tenha sido inspirado por sua própria desgraça. Mas
o  marido  finalmente  morreu e os dois apaixonados viveram o resto de suas
vidas  na casa que pertencera ao marido. Velho, Camilo Castelo Branco ficou
cego  e  foi abandonado pelos amigos. De tristeza, pôs um fim à sua vida.
A casa é hoje um museu. Existe  ali  um  "Centro  de Formação Camilo Castelo Branco", dirigido pelo professor  Ademar  Santos.  Pois  há  alguns  anos  atrás,  por obra de uma brasileira que lá vive, chegou às mãos do professor Ademar um livrinho meu, velho  e surrado, "Estórias de quem gosta de ensinar". O Ademar sentiu logo que  éramos  conspiradores  de  idéias,  passou  a caçar o que eu escrevia, descobrindo-me  finalmente nas crônicas que publico aqui no Correio Popular aos  domingos.  Passamos  a  nos  corresponder  via  e-mail  e o "Centro de Formação  Camilo  Castelo  Branco"  acabou  por convidar-me a lá passar uma semana.  E foi o que fiz de 2 a 7 de maio. Eu já havia estado anteriormente em  Portugal  como  turista,  tendo  conhecido  monumentos,  restaurantes e cidades. Dessa vez foi diferente. Conheci pessoas. Conversei com elas. Tive a  recepção  mais  generosa  e  inteligente de toda a minha vida. Recepções generosas - isso é fácil: passeios, jantares, presentes, homenagens. Mas eu insisto  no  "inteligente".  Cada  ocasião  era  uma  aprendizagem  que  me assombrava.  Dentre  elas  a  "Escola da Ponte". Pedi que o Ademar me desse explicações  preliminares,  antes  da  visita. Ele se recusou. Disse-me que explicações seriam inúteis.
Eu teria de ver e experimentar.
A "Escola da Ponte" é dirigida por José Pacheco, um educador de voz mansa  e poucas  palavras.  Imaginei  que  ele seria meu guia e explicador. Ao invés disso ele chamou uma aluna de uns 10 anos que passava e disse: "Será que tu poderias  mostras  e  explicar a nossa escola a este visitante?" Ela acenou que  sim  com um sorriso e passou a me guiar. Antes de entrar no lugar onde as  crianças  estavam ela parou para me dar a primeira explicação que tinha por objetivo, imagino, amenizar a surpresa. Aqui,  quando  a gente vai a uma escola, sabe o que vai encontrar: salas de aulas,  em  cada  sala  um  professor,  o professor ensinando, explicando a matéria   prevista  nos  programas  oficiais,  as  crianças  aprendendo.  A intervalos  regulares  soa  uma campainha - sabe-se então que vai haver uma mudança  - muda-se de matéria, freqüentemente muda-se de professor, pois há professores  de  matemática,  de  geografia,  de  ciências,  etc.,  cada um ensinando a disciplina de sua especialidade. Já falei sobre isso na crônica passada: as linhas de montagem.
É  preciso  imaginar  o delicioso "portuguesh" que se fala em Portugal para sentir  a  música  segura  e tranqüila da fala da menina. "Nósh não têmosh, como nas outrash escolash (daqui para frente escreverei do jeito normal...)
salas  de  aulas.  Não  temos  classes separadas, 1º ano, 2º ano, 3º ano...
Também  não  temos  aulas, em que um professor ensina a matéria. Aprendemos
assim:  formamos  pequenos  grupos  com  interesse  comum  por  um assunto,
reunimo-nos  com  uma  professora e ela, conosco, estabelece um programa de
trabalho de 15 dias, dando-nos orientação sobre o que deveremos pesquisar e
os  locais  onde  pesquisar. Usamos muito os recursos da Internet. Ao final
dos  15  dias  nos  reunimos de novo e avaliamos o que aprendemos. Se o que
aprendemos  foi  adequado, aquele grupo se dissolve, forma-se um outro para
estudar outro assunto."
Ditas  essas  palavras  ela  abriu a porta e, ao entrar, o que vi me causou
espanto. Era uma sala enorme, enorme mesmo, sem divisões, cheia da mesinhas
baixas,  próprias  para  as  crianças.  As  crianças  trabalhavam  nos seus
projetos,  cada  uma  de  uma  forma. Moviam-se algumas pela sala, na maior
ordem,  tranqüilamente.  Ninguém  corria.  Ninguém  falava  em voz alta. Em
lugares  assim  normalmente  se  ouve um zumbido, parecido com o zumbido de
abelhas.  Nem isso se ouvia. Notei, entre as crianças, algumas com síndrome
de  Down  que  também trabalhavam. As professoras estavam assentadas com as crianças, em algumas mesas, e se moviam quando necessário. Nenhum pedido de silêncio. Nenhum pedido de atenção. Não era necessário.
À  esquerda  da  porta de entrada havia frases escritas com letras grandes,
afixadas  na  parede.  A  menina  explicou: "Aprendemos a ler lendo frases
inteiras".  Lembrei-me  que  foi assim que eu aprendi a ler. Minha primeira
cartilha  se  chamava "O Livro de Lili". Na primeira página havia o desenho
de uma menininha com o seguinte texto, que nunca esqueci: "Olhem para mim./ Eu  me  chamo  Lili. /Eu comi muito doce. / Vocês gostam de doce?/Eu
gosto  tanto  de doce!" Imaginei que a diferença, talvez, fosse que o texto
do  "Livro  de Lili" tinha sido escrito por uma pessoa no seu escritório. E
que  as  frases  que se encontravam escritas na parede da "Escola da Ponte"
eram frases propostas pelas próprias crianças, frases que diziam o que elas
estavam  vivendo.  Aprendiam,  assim, que a escrita serve para dizer a vida
que cada um vive. Pensei que é assim que as crianças aprendem a falar. Elas
aprendem  palavras  inteiras, pois somente palavras inteiras fazem sentido.
Elas não aprendem os sons para depois juntar os sons em palavras.
"Mas é importante saber as letras na ordem certa", ela continuou, "porque é
assim  que  se  aprende  a  ordem  alfabética,  necessária  para  o uso dos
dicionários". (Ela falava assim mesmo, não é invenção minha...)
Notei,  numa  mesa  ao  lado,  uma  menina  que  escrevia  e  consultava um
dicionário.  Agachei-me  para  conversar com ela. "Você está procurando no
dicionário  uma  palavra  que  você  não sabe?" - perguntei. "Não, eu sei o
sentido da palavra. Mas estou a escrever um texto para os miúdos e usei uma
palavra  que,  penso,  eles não conhecem. Como eles ainda não sabem a ordem alfabética  e não podem consultar o dicionário, estou a escrever um pequeno dicionário  ao  pé  da  página  do  meu texto para que eles o compreendam."
"Estou  a  escrever  um  texto  para  os  miúdos" - foi o que ela disse. Na
"Escola  da  Ponte"  é assim. As crianças que sabem ensinam as crianças que
não  sabem. Isso não é exceção. É a rotina do dia a dia. A aprendizagem e o
ensino  são  um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade.
Mais  que  aprender  saberes, as crianças estão a aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as relações naquela sala imensa. Na  outra parede encontrei dois quadros de avisos. Num deles estava afixada a frase: " Tenho necessidade de ajuda em...". E, no outro, a frase:      "Posso ajudar  em..."  Qualquer  criança que esteja tendo dificuldades em qualquer assunto  coloca  ali o assunto em que está tendo dificuldades e o seu nome. Um  outro  colega,  vendo o pedido, vai ajudá-la. E qualquer criança que se
ache  em  condições de ajudar em algum assunto, coloca ali o assunto em que
se  julga  competente  e  o seu nome. Assim, vai-se se formando uma rede de
relações de ajuda.
Ando  um  pouco mais e encontro uma menina com síndrome de Down trabalhando com outras, numa mesinha. Ela trabalha de forma concentrada. Seu presença é uma  presença  igual  à  de  todas  as demais crianças: alguém que não sabe muitas  coisas,  que pode aprender muitas coisas. Acima de tudo ela aprende que ela tem um lugar importante na vida.
Andando, vi um texto intitulado: "Direitos das crianças quanto à leitura".
O  primeiro  direito rezava: "Toda criança tem o direito de não ler o livro
de  que  não  gosta." Ah!, pensei, "é possível que Jorge Luis Borges
tenha  andado  por  aqui..."  Li  depois, o texto dos "Direitos e Deveres",
elaborados   pelas   próprias   crianças.  Dentre  todos,  o  que  mais  me
impressionou  foi  o  que  dizia assim: "Temos o direito de ouvir música na
sala de trabalho para pensarmos em silêncio"...
Nesse momento eu já estava encantado! No próxima coluna eu conto mais...

A Escola da Ponte - 2
A menina que me guiava apontou para um computador  num  canto  da  sala imensa: "É o computador do "Acho bom" e do"Acho  mal".  Quando  nos  sentimos contentes com algo, escrevemos no "Acho bom".
Quando,  ao  contrário,  nos sentimos infelizes, escrevemos no "Acho
mal".  Examinei  o "Acho mal". A curiosidade é sempre espicaçada por coisas
ruins. "Acho mal que o Tomás de estalos na cara da Francisca". Pensei: "Ah!
Tomás!  Tu  estás  perdido!  Todos  já  sabem  o  que  fazes! Se continuas,
certamente terás de comparecer perante o Tribunal para dares conta dos teus
atos." E, no "Acho bom" estão os louvores aos gestos e coisas boas.
Treinamento  dos  olhos  e  da  fala. O normal é que os olhos vejam mais as
coisas ruins e que a boca tenha mais prazer em falar sobre elas. Mas lá, na
Escola  da  Ponte,  as  crianças  são  convidadas  a ver o bom, o bonito, o
generoso, e a falar sobre eles.
Tribunal...A  menina  me  havia  falado sobre problemas de disciplina. Para
tais   situações   as   crianças  estabeleceram  um  tribunal.  Aquele  que
desrespeita  as  regras de convivência, por elas mesmas estabelecidas, tem de
comparecer  perante  esse tribunal. Sua primeira pena é pensar durante três
dias sobre os seus atos. Depois ele retorna, para dizer o que pensou. Minha
guia   não   me  esclareceu  sobre  o  que  acontece  com  os  impenitentes
reincidentes. Mas o culpado fui eu: não perguntei.
Aí  fomos para o refeitório. Havia um grupo de alunos e professoras reunido
à  volta  de  uma  mesa.  "Estão a preparar a assembléia de hoje. Temos uma
assembléia  que se reúne semanalmente para tratar dos problemas da escola e
para sugerir soluções. Aquele é o presidente", ela me disse, apontando para
um menino.
Ao  fim  do dia reuniu-se a assembléia. Fui convidado a falar alguma coisa.
Havia levado comigo um carrinho, feito com uma lata de sardinha. Já escrevi
sobre  ele.  Quando o vi pela primeira vez, numa exposição de brinquedos na
Bahia,  fiquei  tão  impressionado  que a dona da exposição m'o ( Meu Deus!
Fiquei  infectado  pela  maneira portuguesa erudita de falar! Para quem não
sabe:  m'o  = me + o ) deu como presente. Conversei com as crianças sobre o
carrinho.  O  que  me interessava não era o carrinho. Era o processo de sua
produção.  Brinquedo  construído  por  um  menino  pobre que sonhava com um
carrinho  e  não  tinha  dinheiro para comprar. Se fosse rico, era só pedir
para  o  pai  - ele compraria um carrinho eletrônico movido ao aperto de um
botão,  o  que  desenvolveria  o dedo e atrofiaria a inteligência. Dinheiro
demais é emburrecedor. Perguntei uma pergunta tola: " Em que loja se compra
um  carrinho  assim?"  Esperava  a  resposta  óbvia: " Esse carrinho não se
compra  em  lojas..."  Uma  menina  levantou  o  dedo.  O  que ela disse me
assombrou: "Esse carrinho se compra na loja das mãos". "Loja das mãos": ela
me  respondeu  com  poesia.  Seguiu-se  um período de perguntas. Pasmem: em
nenhum  momento  qualquer  aluno  interrompeu  o  outro.  Isso é lei que as
crianças  estabeleceram.  Está  escrito  na  lista de "Direitos e Deveres".
Pensei  que  o senador Antônio Carlos Magalhães e o deputado Jader Barbalho
deveriam fazer um estágio na Escola da Ponte. Quem desejava falar levantava
na  mão  e aguardava a indicação do presidente. Às cinco horas o presidente
falou:  "Já está na hora de terminar. Vou dar a palavra para mais um colega
e terminaremos." E assim foi. Ao final, vieram conversar comigo. Uma menina
me  perguntou: "Tens mirk?" Nem sei se é assim que se escreve. O fato é que
eu  nunca  havia  ouvido essa palavra. Ela me explicou: "Aquele programa de
computador que permite que se converse. Quero conversar contigo..." Não. Eu
não tinha mirk... Um menininho chegou à minha frente segurando um chaveiro:
uma  correntinha  com  um  pequeno  sino  na ponta. Ficou olhando para mim.
Perguntei: "E isso?"
"Um  presente  para  ti",  respondeu. Não me esquecerei do Sérgio...Sei que
vocês devem estar incrédulos. Como é possível uma escola assim, sem turmas,
sem  professores  e  aulas  de português, geografia, ciências, história, em
lugares e horas determinadas, de acordo com um programa, linha de montagem,
com testes e conceitos ao final? Será que as crianças aprendem?
Respondo fazendo uma pergunta: qual é a coisa mais difícil de ser ensinada,
mais  difícil  de  ser  aprendida, quem ensina não sabe que está ensinando,
quem  aprende  não  sabe  que  está  aprendendo e, ao final, a aprendizagem
acontece  sempre? É a linguagem. Não existe nada, absolutamente nada que se
compare  à  linguagem  em  complexidade.  No entanto, sem que haja qualquer
ensino  formal, sem que os que ensinam a falar - pai, mãe, tio, avô, irmãos
-  tenham  tido  aulas  teóricas sobre a formação da linguagem, as crianças
aprendem a falar.
Imaginem  que  o ensino da linguagem se desse em escolas, segundo os moldes
de  linha  de  montagem  que  conhecemos:  aulas  de substantivos, aulas de
adjetivos,  aulas  de  verbos,  aulas de sintaxe, aulas de pronúncia. O que
aconteceria?  As  crianças  não  aprenderiam  a  falar.  Por  que  é  que a
aprendizagem  da  linguagem  é  tão  perfeita, sendo tão informal e tão sem
ordem  certa?  Porque  ela  vai acontecendo seguindo a experiência vital da
criança: o falar vai colado à experiência que está acontecendo no presente.
Somente  aquilo  que é vital é aprendido. Por que é que, a despeito de toda
pedagogia, as crianças têm dificuldades em aprender nas escolas? Porque nas
escolas  o  ensinado não vai colado à vida. Isso explica o desinteresse dos
alunos pela escola. Alguns me contestarão dizendo: "Mas o meu filho adora a
escola!" Pergunto: Ele adora a escola por aquilo que está aprendendo ou por
outras razões? Confesso não saber de um aluno que tenha prazer em conversar
com  os  pais  sobre aquilo que está aprendendo na escola. Explica também a
indisciplina.  Por que haveria uma criança de disciplinar-se, se aquilo que
ela  tem  de  aprender não é aquilo que o seu corpo deseja saber? E explica
também  a  preguiça que sentem as crianças ao se defrontar com as lições de
casa.  Roland Barthes tem um delicioso ensaio sobre a preguiça. Segundo ele
há  dois  tipos de preguiça. Um deles, abençoado, é a preguiça de quem está
deitado  na  rede de barriga cheia. Não quer fazer nada porque na rede está
muito  bom.  O  outro  tipo é a preguiça infeliz, ligado inseparavelmente à
escola.  O aluno se arrasta sobre a lição de casa. Não quer fazê-la. A vida
o   está  chamando  numa  outra  direção  mais  alegre.  Mas  ele  não  tem
alternativas.  É  obrigado  a  fazer  a  lição.  Por isso ele se arrasta em
sofrimento.
O  conhecimento é uma árvore que cresce da vida. Sei que há escolas que têm
boas  intenções, e que se esforçam para que isso aconteça. Mas as suas boas
intenções  são  abortadas  porque  são  obrigadas  a  cumprir  o  programa.
Programas  são  entidades  abstratas,  prontas, fixas, com uma ordem certa.
Ignoram a experiência que a criança está vivendo. Aí tenta-se, inutilmente,
produzir  vida a partir dos programas. Mas não é possível, a partir da mesa
de  anatomia,  fazer  viver  o  cadáver.  O  que  vi na Escola da Ponte é o
conhecimento crescendo a partir das experiências vividas pelas crianças.
Aí vocês me perguntarão: "Mas o programa é cumprido?" Sobre isso falarei na
próxima crônica.

A Escola da Ponte - 3
Contei  sobre a escola com sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir.
Mas existia, em Portugal...Quando a vi, fiquei alegre e repeti, para ela, o
que  Fernando  Pessoa  havia  dito  para  uma  mulher amada: "Quando te vi,
amei-te já muito antes..."
Gente  de  boa  memória  jamais  entenderá  aquela  escola. Para entender é
preciso  esquecer  quase  tudo  o  que  sabemos.  A  sabedoria  precisa  de
esquecimento. Esquecer é livrar-se dos jeitos de ser que se sedimentaram em
nós,  e  que  nos  levam a crer que as coisas têm de ser do jeito como são.
Não.  Não  é  preciso  que  as  coisas continuem a ser do jeito como sempre
foram.
Como  são e têm sido as escolas? Que nos diz a memória? A imagem: uma casa,
várias  salas, crianças separadas em grupos chamados "turmas". Nas salas os
professores  ensinam saberes. Toca uma campainha. Terminou o tempo da aula.
Os professores saem. Outros entram. Começa uma nova aula. Novos saberes são
ensinados.  O  que  é  que os professores estão fazendo? Estão cumprindo um
"programa".  "Programa"  é  um cardápio de saberes organizados em seqüência
lógica,  estabelecido por uma autoridade superior invisível, que nunca está
com  as crianças. Os saberes dos cardápio "programa" não são "respostas" às
perguntas  que as crianças fazem. Por isso as crianças não entendem por que
têm  de  aprender  o  que  lhes  está  sendo ensinado. Nunca vi uma criança
questionar  a  aprendizagem  do  falar.  Uma  criancinha de oito meses já está
doidinha para aprender a falar. Ele vê os grandes falando entre si, falando
com  elas,  sentem que falar é uma coisa divertida e útil, e logo começam a
ensaiar  a  fala,  por  conta  própria.  Fazem  de conta que estão falando.
Balbuciam.  Brincam  com  os  sons.  E  quando  conseguem  falar a primeira
palavra,  sentem  a  alegria  dos  que  a cercam. E vão aprendendo, sem que
ninguém  lhes  diga que elas têm de aprender a falar e sem que o misterioso
processo  de  ensino  e aprendizagem da fala esteja submetido a um programa
estabelecido  por  autoridades  invisíveis.  Elas aprendem a falar porque o
falar é parte da vida.
Nunca  ninguém  me  disse  que  eu  deveria  aprender a descascar laranjas.
Aprendi  porque  via  o meu pai descascando laranjas com uma mestria ímpar,
sem  arrebentar a casca e sem ferir a laranja, e eu queria fazer aquilo que
ele  fazia. Aprendi sem que me fosse ensinado. A arte de descascar laranjas
não  se  encontra em programas de escola. O corpo tem uma precisa filosofia
de  aprendizagem:  ele  aprende  os  saberes  que  o  ajudam  a resolver os
problemas  com  que está se defrontando. Os programas são uma violência que
se  faz com o jeito que o corpo tem de aprender. Não admira que as crianças
e  adolescentes  se  revoltem  contra  aquilo que os programas os obrigam a
aprender.  Ainda  ontem  uma  amiga me dizia que sua filha, de 10 anos, lhe
dizia:  "Mãe, por que tenho de ir à escola? As coisas que tenho de aprender
não  servem  para nada. Que me adianta saber o que significa "oxítona"? Prá
que  serve  esta  palavra?"  A menina sabia mais que aqueles que fizeram os
programas.
Vamos  começar  do  começo.  Imagine o homem primitivo, exposto à chuva, ao
frio,  ao  vento, ao sol. O corpo sofre. O sofrimento faz pensar: "Preciso
de  abrigo", ele diz. Aí, forçada pelo sofrimento, a inteligência entra em
ação. Pensa para deixar de sofrer. Pensando, conclui: "Uma caverna seria um
bom  abrigo  contra  a  chuva,  o  frio, o vento, o sol..." Instruídos pela
inteligência  os  homens  procuram  uma  caverna  e  passam  a  morar nela.
Resolvido  o sofrimento, a inteligência volta a dormir. Mas aí, forçados ou
pela fome ou por um grupo armado que lhes toma a caverna, eles são forçados
a  se mudar para uma planície onde não há cavernas. O corpo volta a sofrer.
O  sofrimento  acorda  a inteligência e faz com que ela trabalhe de novo. A
solução  original  não  serve mais: não há cavernas. A inteligência pensa e
conclui:  "É preciso construir uma coisa que faça às vezes de caverna. Essa
coisa  tem  de  ter  um  teto,  para proteger do sol e da chuva. Tem de ter
paredes, para proteger do vento e do frio. Com que se pode fazer um teto?"        A inteligência  se  põe  então  a procurar um material que sirva para fazer o
teto.  Folhas  de palmeira? Capim? Pedaços de pau? Mas o teto não flutua no
ar.  Tem  de haver algo que o sustente. Paus fincados? Sim. Mas para fincar
um  pau  é  preciso descobrir uma ferramenta para cortar o pau. Depois, uma
ferramenta  para  fazer  o  buraco  na  terra.  E assim vai a inteligência,
inventando  ferramentas e técnicas, à medida em que o corpo se defronta com
necessidades  práticas.  A inteligência, entre os esquimós, jamais pensaria
uma  casa  de  pau-a-pique.  Entre  eles  não  há  nem madeira e nem barro.
Produziu  o  iglu.  E  a  inteligência do homem que vive na floresta jamais
pensaria  um  iglu  -  porque nas florestas não há gelo. Produziu a casa de
pau-a-pique.  A  inteligência  é  essencialmente prática. Está a serviço da
vida.
Um  exercício  fascinante a se fazer com as crianças seria provocá-las para
que elas imaginassem o nascimento dos vários objetos que existem numa casa.
Todos  os  objetos,  os  mais  humildes,  têm uma história para contar. Que
necessidade  fez  com  que  se  inventassem  panelas,  facas,  vassouras, o
fósforo,  a  lâmpada, as garrafas, o fio dental?... Quais poderiam ter sido
os  passos da inteligência, no processo de inventá-los? Quem é capaz de, na
fantasia,  reconstruir  a  história  da  invenção desses objetos, fica mais
inteligente.
Depois  de  inventados,  eles  não  precisam  ser  inventados de novo. Quem
inventou  passa a possuir a receita para a sua fabricação. E é assim que as
gerações  mais  velhas  passam para seus filhos as receitas de técnicas que
tornam  possível  a sobrevivência. Esse é o seu mais valioso testamento: um
saber que torna possível viver. As gerações mais novas, assim, são poupadas
do  trabalho  de inventar tudo de novo. E os jovens aprendem com alegria as
lições  dos  mais  velhos:  porque  suas  lições  os fazem participantes do
processo  de  vida  que  une  a todos. A aprendizagem da linguagem se dá de
forma tão eficaz porque a linguagem torna a criança um membro do grupo: ela
participa da conversa, fala e os outros ouvem, ri das coisas engraçadas que
se  dizem.  O mesmo pode ser dito da aprendizagem de técnicas: o indiozinho
que  aprende  a fabricar e a usar o arco e a flecha, a construir canoas e a
pescar,  a  andar  sem  se  perder  na  floresta, a construir ocas, está se
tornando  num  membro  do seu grupo, reconhecido por suas habilidades e por
sua  contribuição  à  sobrevivência da tribo. O que ele aprende e sabe, faz
sentido.  Ele sabe o uso dos seus saberes. (A menininha não sabia o uso da
palavra  "oxítona".  Nem  eu.  Sei  o  que ela quer dizer. Não sei para que
serve.  Quando  eu  escrevo  nunca  penso  em "oxítona". Ninguém que fale a
língua,  por  ignorar o sentido de "oxítona", vai falar "cáfe", ao invés de
café,  ou "chúle", ao invés de "chulé"... A palavra "oxítona" não me ensina
a falar melhor. É, portanto, inútil....)
Disse,  numa  outra  crônica,  que quero escola retrógrada. Retrógrado quer
dizer  "que  vai  para  trás".  Quero  uma escola que vá mais para trás dos
"programas"  científica  e  abstratamente elaborados e impostos. Uma escola
que  compreenda  como  os saberes são gerados e nascem. Uma escola em que o saber  vá nascendo das perguntas que o corpo faz. Uma escola em que o ponto
de  referência  não  seja o programa oficial a ser cumprido (inutilmente!),
mas  o corpo da criança que vive, admira, se encanta, se espanta, pergunta,
enfia  o  dedo,  prova com a boca, erra, se machuca, brinca. Uma escola que
seja iluminada pelo brilho dos inícios.
Mas,  repentinamente,  desfaz-se  o  encanto  da  perda  da  memória  e nos
lembramos da pergunta: "Mas, e o programa? Ele é cumprido?"
Depois eu respondo.

A Escola da Ponte - 4
Imaginar  não  faz  mal. Pois imagine que você é uma mãe das antigas. E sua
filha  vai  se  casar.  Mãe responsável que você é, você a chama e lhe diz:
"Minha  filha,  você  vai  se casar. Desejo que seu casamento seja durável.
Casamento  durável depende do amor. E você nada sabe sobre as artimanhas do
amor. O que você está sentindo agora não é amor; é paixão. Paixão é fogo de
palha.  Acaba  logo. Casamento não se sustenta com fogo que acaba logo. Vou
lhe  ensinar  o  segredo do amor permanente, o fogo que não se apaga nunca.
Você deve aprender o segredo do fogo que faz o coração do seu marido arder,
no  dia  a  dia.  Pois  bem, saiba que o caminho para o coração de um homem
passa pelo estômago. O casamento não se sustenta com o fogo da cama. Ele se
sustenta com o fogo da mesa. Vou lhe dar o presente mais precioso, o "Livro
de  Dona  Benta",  centenas  de  receitas. Mas não só isso, vou lhe ensinar
todas as receitas desse livro maravilhoso." Ditas essas palavras você, mãe,
dá início a um programa de culinária, uma receita depois da outra, na ordem
certa.  Cada  dia  sua  filha deve aprender uma receita e, uma vez por mês,
você  faz  uma  avaliação da aprendizagem. Ela deve ser capaz de repetir as
receitas.
É  claro  que  isso  que eu disse é uma tonteira. Ninguém ensina a cozinhar
assim.  Não  é possível saber todas as receitas. Por que ter de saber todas
as  receitas,  se elas estão escritas no livro de receitas? A gente aprende
uma  receita  quando  fica  com  vontade de experimentar aquele prato nunca
dantes  experimentado.  O ato de aprender acontece em resposta a um desejo.
"Quero  fazer,  amanhã,  uma  ‘vaca  atolada’.  " Como é que se faz uma  ‘vaca  atolada’,  se  nunca  fiz? É só procurar no livro de receitas, sob o título
‘vaca  atolada’. A gente lê e aprende porque vai fazer  ‘vaca  atolada’...”
Pois  os programas de aprendizagem a que nossas crianças e adolescentes têm
de  se  submeter  nas escolas são iguais à aprendizagem de receitas que não
vão  ser  feitas.  Receitas aprendidas sem que se vá fazer o prato são logo
esquecidas. A memória é um escorredor de macarrão. O escorredor de macarrão
existe  para  deixar  passar  o que não vai ser usado: passa a água, fica o
macarrão.  Essa  é  a  razão  por que os estudantes esquecem logo o que são
forçados  a  estudar.  Não  por  falta  de  memória. Mas porque sua memória
funciona bem: não sei para que serve; deixo passar...
Na "Escola da Ponte" a aprendizagem acontece a partir de pratos que vão ser
preparados  e  comidos.  Por  isso  as  crianças  aprendem  e têm prazer em
aprender.  Mas,  e  o  programa?  É  cumprido? Pergunta tola. É o mesmo que
perguntar se a jovem casadoira aprendeu todas as receitas do "Livro de Dona
Benta"...  É  claro  que  o "Livro de Dona Benta" não é para ser aprendido.
Programas não podem ser aprendidos... São logo escorridos.
Quando visitei a "Escola da Ponte" o tema quente era a descoberta do Brasil
e  tudo  o mais que a cercava. As crianças estavam fascinadas com os feitos
dos  navegadores seus antepassados nessa aventura, mais ousada que a viagem
dos  astronautas  à  lua.  Imagine agora que algumas crianças tenham ficado
curiosas  diante  do  assombro  tecnológico  que  tornou  os descobrimentos
possíveis, as caravelas. Organizam-se num grupo para estudá-las. Um diretor
de  escola  rigoroso e cumpridor dos seus deveres torceria o nariz. "O tema
"caravelas"  não  consta  de nenhum programa nem aqui e nem em nenhum outro lugar do mundo", ele diria. E concluiria: "Não constando de nenhum programa não deve ser objeto de estudo. Perda de tempo. Não vai cair no vestibular."
Acontece  que  uma  caravela é um objeto no qual estão entrelaçadas as mais
variadas  ciências. As caravelas são um laboratório de física. Parece que a
caravela  brasileira,  construída  para  comemorar o descobrimento, teve de
retornar  ao  ancoradouro, por perigo de emborcar. Um famoso vaso de guerra
sueco,  o  Wasa,  se não me engano do século XVI, virou e afundou depois de
navegar  por  não mais que 400 metros. Retirado do fundo do mar há cerca de
25  anos,  ele  pode  ser visto hoje num museu de Estocolmo. O que havia de
errado  com  o  Wasa e a caravela brasileira? O que havia de errado tem, em
física,  o nome de "centro de gravidade". O "centro de gravidade" estava no
lugar  errado.  O  tal  centro  de  gravidade  é  o  que explica por que os
bonequinhos  chamados  “João  Teimoso"  não  caem nunca! A regra é: para não
emborcar, o centro de gravidade do navio deve estar abaixo da linha do mar.
Essa  é  a  razão  por que os navios, freqüentemente, têm necessidade de um
lastro  -  um  peso  que faz com que o centro de gravidade se desloque para
mais baixo. "Se o centro de gravidade estiver fora do lugar, o navio vira e
afunda.
Os  estudantes aprendem, em física, como parte do programa abstrato que têm
de  aprender, uma regra chamada do "paralelogramo" - regra de composição de
forças.  Duas  forças  incidindo  sobre um ponto, uma delas F1, a outra F2,
cada  uma  numa  direção diferente. Para onde se movimenta o objeto sobre o
qual  incidem?  Nem  na direção de F1, nem na direção de F2. Diz essa regra
que  o  objeto  vai  se  movimentar  numa  direção  que  se  determina pela
construção  de  um  "paralelogramo".  É  o que se chama de "resultante". Os
alunos  aprendem  a resolver o problema no papel, mas não sabem para que ele
serve  na  vida.  E  o  aprendido  escorre  pelos  furos  do "escorredor de
macarrão"...  Pois é essa regra que explica, teoricamente, o mistério de um
barco  que navega numa direção contrária à do vento. Se o barco estivesse à
mercê  do  vento ele só navegaria na direção em que o vento sopra, situação
essa que tornaria a navegação impossível. Quem se aventuraria a navegar num
barco que só navega na direção do vento e não na direção que se deseja? Mas
os  navegadores  descobriram  que,  com  o  auxílio  de uma outra força, de
direção  distinta  da  direção  do  vento, é possível fazer com que o barco
navegue  na  direção que se deseja. E é essa a função do leme. O leme, pela
resistência da água, cria uma outra força que, colocada no ângulo adequado,
produz a direção de navegação desejada. Os alunos aprenderiam melhor se, ao
invés  de gráficos geométricos, eles fosse instruídos na arte da navegação.
Da  física  passamos  à  história,  a  influência  de Veneza, dominadora do
Mediterrâneo  com seus barcos, sobre a tecnologia lusitana de construção de
caravelas.  Da  história  para  a astronomia, a ciência da orientação pelas
estrelas.  O  astrolábio.  A  bússola. Daí, para esses assombros simbólicos
chamados  mapas  -  que só fazem sentido para o navegador se ele conhecer a
arte  de se orientar, a direção do norte, mesmo quando nada pode ser visto,
a não ser o oceano que o cerca por todos os lados. (Olhando para a lua, de
noite,  você  é  capaz  de  dizer  a  direção  do  sol?).  Dos mapas para a
literatura,  a "Carta de Pero Vaz de Caminha", a poesia de Camões, a poesia
de  Fernando  Pessoa:  "Ó  mar  salgado,  quando do seu sal são lágrimas de
Portugal!  Por  te  cruzarmos  quantas mães choraram, quantos filhos em vão
rezaram!  Quantas  noivas  ficaram  por casar para que fosses nosso, ó mar!
Valeu  a  pena?  Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Quem quer passar
além  do Bojador tem de passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo
deu, mas nele é que espelhou o céu."
Aceitemos  um  fato  simples:  um programa cumprido, dado pelo professor do
princípio  ao  fim,  é  só  cumprido  formalmente.  Programa cumprido não é
programa  aprendido  " mesmo  que  os alunos tenham passado nos exames. Os
exames  são  feitos  enquanto  a  água  ainda  não acabou de se escoar pelo
escorredor  de  macarrão.  Esse  é  o  destino  de  toda  ciência que não é
aprendida a partir da experiência: o esquecimento.
Quanto  à  ciência  que  se  aprende  a partir da vida, ela não é esquecida
nunca. A vida é o único programa que merece ser seguido.

A Escola da Ponte - 5
Imagino  que  você,  que  procura  minhas crônicas aos domingos, deve estar
cansado.  Pois  este  é  o  quinto domingo em que falo sobre a mesma coisa.
Pessoas  que  falam  sempre  sobre as mesmas coisas são chatas. Além do que
essa  insistência  em  uma  coisa  só  é  contrária  ao estilo de crônicas.
Crônicas, para serem gostosas, devem refletir a imensa variedade da vida.
Um  cronista  é  um  fotógrafo.  Ele  fotografa  com palavras. Crônicas são
dádivas  aos  olhos. Ele deseja que os leitores vejam a mesma coisa que ele
viu.  Se  normalmente  não  sou  chato,  deve  haver alguma razão para essa
insistência  em  fotografar uma mesma coisa. Quem fotografa um mesmo objeto
repetidas  vezes  deve  estar apaixonado. Comporta-se como os fotógrafos de
modelos,  clic, clic, clic, clic, clic...: dezenas, centenas de fotos, cada
uma  numa  pose diferente! Um dos meus pintores favoritos é Monet. Pois ele
fez  essa coisa insólita: pintou um monte de feno muitas vezes. E o curioso
é  que  ele  nem  mudou  de  lugar,  não procurou ângulos diferentes. Ficou
assentado  no  seu  banquinho,  cavalete  no  mesmo  lugar, e foi pintando,
pintando.  Porque, na verdade, o que ele estava pintando não era o monte de
feno,  uma  coisa  banal,  de gosto bovino. O que ele estava pintando era a
luz.  Ele  só  usou  o  monte  de  feno  como  espelho  onde a luz aparecia
refletida,  não  como  uma coisa fixa, mas como uma coisa móvel. A série de
telas  do  monte  de  feno  bem que poderia chamar-se "Strip tease da luz":
devagar, bem devagar, ela vai se desnudando...
Pois  estou  fazendo com as minhas crônicas o que Monet fez: ele, diante do
monte  de  feno;  eu,  diante de uma pequena escola por que me apaixonei --
pois ela é a escola com que sempre sonhei sem ter sido capaz de desenhar.
Nunca  fui  professor  primário.  Fui  professor universitário. O Vinícius,
descrevendo  a  bicharada  saindo  da Arca de Noé, disse: "Os fortes vão na
frente tendo a cabeça erguida e os fracos, humildemente, vão atrás, como na
vida..."  Pois  é  exatamente  assim  que  acontece  na  Arca  de  Noé  dos
professores:  os  professores  universitários  vão na frente tendo a cabeça
erguida, e os primários, humildemente, vão atrás, como na vida... Professor
universitário   é  doutor,  cientista,  pesquisador,  publica  em  revistas
internacionais  artigos em inglês sobre coisas complicadas que ninguém mais
sabe  e  são procurados como assessores de governo e de empresas. Professor
primário  é  professor de 3ª classe, não precisa nem ter mestrado nem falar
inglês,  dá  aulas  para  crianças sobre coisas corriqueiras que todo mundo
sabe.  Crianças  --  essas  coisinhas insignificantes, que ainda não são...
Haverá  atividade mais obscura? Professores universitários gostam das luzes
do palco. Professores primários vivem na sombra...
Quando entrei na universidade para ser professor senti-me muito importante.
Com  o passar do tempo fui sendo invadido por uma grande desilusão -- tédio
--,  um  cansaço  diante da farsa. Partilhei da desilusão dos alunos que se
sentiram  muito  importantes  quando  passaram  no vestibular e até ficaram
felizes  quando  os  veteranos  lhes  rasparam  o  cabelo. Cabelo raspado é
distintivo:  "Passei!  Passei!" Não levou muito tempo para que descobrissem
que  a universidade nada tinha que ver com os seus sonhos. E essa é a razão
por  que  fazem  tanta  festa  e  foguetório quando tiram o diploma. Fim do
sofrimento sem sentido.
A  velhice  me  abriu os olhos. Quando se chega no topo, quando não há mais
degraus  para  subir,  a  gente  começa a ver com uma clareza que não tinha
antes. "Tenho a lucidez de quem está para morrer", dizia Fernando Pessoa na
"Tabacaria".  Fiquei  lúcido!  E  o  que vi com clareza foi o mesmo que viu
Joseph  Knecht, o personagem central do livro de Hesse “O jogo das contas de
vidro”:  depois  de  chegar no topo, percebeu o equívoco. E surgiu, então, o
seu  grande  desejo:  ensinar  uma criança, uma única criança que ainda não
tivesse sido deformada (essa é a palavra usada por Hesse) pela escola.
Também  eu:  quero voltar para as crianças. A razão? Por elas mesmas. É bom
estar  com  elas.  Crianças  têm  um olhar encantado. Visitando uma reserva
florestal no estado do Espírito Santo, a bióloga encarregado do programa de
educação  ambiental  me  disse  que é fácil lidar com as crianças. Os olhos
delas  se encantam com tudo: as formas das sementes, as plantas, as flores,
os  bichos.  Tudo,  para elas, é motivo de assombro. E acrescentou: "Com os
adolescentes é diferente. Eles não têm os olhos para as coisas. Eles só têm
olhos  para  eles mesmos..." Eu já tinha percebido isso. Os adolescentes já
aprenderam a triste lição que se ensina diariamente nas escolas: Aprender é
chato.  O mundo é chato. Os professores são chatos. Aprender, só sob ameaça
de não passar no vestibular.
Por  isso  quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus
olhos  são  dotados  daquela qualidade que, para os gregos, era o início do
pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal. Tudo é espantoso:
um  ovo,  uma minhoca, um ninho de guaxo, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus,  o zunir das cigarras, o coaxar dos sapos, os pulos dos gafanhotos,
uma  pipa  no céu, um pião na terra. Dessas coisas, invisíveis aos eruditos
olhos  dos  professores  universitários  (eles  não  podem ver, coitados; a
especialização  tornou-os  cegos  como  toupeiras, só vêem dentro do espaço
escuro  de suas rocas -- e como vêem bem!), nasce o espanto diante da vida;
desse  espanto,  a curiosidade; da curiosidade, a fuçação (essa palavra não
está  no  Aurélio)  chamada  pesquisa;  dessa fuçação, o conhecimento; e do
conhecimento, a alegria!
Pensamos  que  as  coisas  a  serem  aprendidas são aquelas que constam dos
programas. Essa é a razão por que os professores devem preparar seus planos
de aula. Mas as coisas mais importantes não são ensinadas por meio de aulas
bem  preparadas.  Elas  são  ensinadas  inconscientemente. Bom seria que os
educadores  lessem  ruminativamente  (também  não se encontra no Aurélio) o
Roland  Barthes.  Ele descreveu o seu ideal de aula como sendo a criação de
um  espaço  --  isso  mesmo!  Um  espaço! -- parecido com aquele que existe
quando  uma  criança  brinca  ao redor da mãe. A criança pega um botão leva
para  a  mãe. A mãe ri, e faz um corrupio (você sabe o que é um corrupio?).
Pega um pedaço de barbante. Leva para a mãe. A mãe ri e lhe ensinar a fazer
nós.  Ele  conclui  que  o importante não é nem o botão nem o barbante, mas
esse espaço lúdico que se ensina sem que se fale sobre ele.
Na  Escola  da  Ponte  o  mais  importante que se ensina é esse espaço. Nas
nossas  escolas: salas separadas -- o que se ensina é que a vida é cheia de
espaços  estanques;  turmas separadas e hierarquizadas -- o que se ensina é
que  a  vida  é  feita de grupos sociais separados, uns em cima dos outros.
Conseqüência  prática: a competição entre as turmas, competição que chega à
violência  (os trotes!). Saberes ministrados em tempos definidos, um após o
outro:  o  que  se  ensina é que os saberes são compartimentos estanques (e
depois reclamam que os alunos não conseguem integrar o conhecimento. Apelam
então  para a "transdisciplinaridade", para corrigir o estrago feito. O que
me faz lembrar um filme de O Gordo e o Magro. Ainda falo sobre o tal filme,
Queijo  Suíço...). Ah! Uma vez cometido o erro arquitetônico, o espírito da
escola  já  está  determinado!  Mas nem arquitetos nem técnicos da educação
sabem disso...
Escola  da  Ponte: um único espaço, partilhado por todos, sem separação por
turmas,  sem  campainhas  anunciando  o fim de uma disciplina e o início da
outra.  A  lição  social:  todos  partilhamos de um mesmo mundo. Pequenos e
grandes  são  companheiros  numa  mesma  aventura.  Todos se ajudam. Não há
competição.  Há cooperação. Ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem
programas.  É  preciso  ouvir  os  "miúdos", para saber o que eles sentem e
pensam.  É  preciso  ouvir  os  "graúdos",  para  saber o que eles sentem e
pensam.  São  as  crianças  que  estabelecem  as  regras  de convivência: a
necessidade  do  silêncio,  do  trabalho não perturbado, de se ouvir música
enquanto  trabalham.  São  as  crianças  que estabelecem os mecanismos para
lidar  com  aqueles  que  se recusam a obedecer às regras. Pois o espaço da
escola  tem de ser como o espaço do jogo: o jogo, para ser divertido e fazer
sentido,  tem  de  ter  regras.  Já imaginaram um jogo de vôlei em que cada
jogador  pode fazer o que quiser? A vida social depende de que cada um abra
mão  da  sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva. E
assim  vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem
que elas constem de um programa...
Minha  cabeça está coçando com o sonho de fazer uma escola parecida... Você
matricularia  seu  filho  numa  escola  assim?  Mande sua resposta com suas
razões  para rubem@correionet.com.br -- estou curioso! Mas, para fazer essa
escola, tenho de resolver primeiro um problema: como é que o graxo coloca o
primeiro graveto para construir o seu ninho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário