sábado, 21 de janeiro de 2012

Demito o competente ou a querida por todos?


Por Vicky Bloch - responde
Sou gestor de uma equipe muito motivada e eficiente. Na semana passada, porém, fui surpreendido pela notícia de que deveria demitir uma pessoa, pois a empresa está cortando custos. Uma de minhas funcionárias tem uma produtividade abaixo da média e poderia ser demitida, mas, ao mesmo tempo, é muito querida e mantém o moral da equipe. Meu receio é de que, ao demiti-la, eu poderia comprometer a produtividade dos outros e criar um clima negativo. A alternativa seria dispensar um profissional que tem produtividade melhor, mas que não se destaca por suas qualidades comportamentais. O que devo fazer?
Resposta:
Diretor, 45 anos:
Antes de mais nada, espero que a empresa em que você trabalha esteja fazendo a lição de casa corretamente. Espero que, antes de demitir pessoas, ela tenha olhado para as gorduras que poderiam ser eliminadas e que esta demanda de corte de pessoal justificada por questão de custos seja, de fato, o último recurso.
Infelizmente, vejo muitas empresas recorrerem às demissões como solução de curto prazo, já que folha de pagamentos é sempre um item caro nas finanças corporativas. Vale lembrar, contudo, que demissões podem resultar em perda de competitividade e desmotivação daqueles que permanecem.
A organização em que você trabalha é reconhecida pelos funcionários pela meritocracia? Existe a cobrança por bom desempenho? São realizadas avaliações constantes e estabelecidas metas claras? A empresa investe em desenvolvimento de pessoas para cobrir os "gaps" de competência existentes? Os feedbacks são claros e constantes?
Faço essas perguntas porque elas mostram o perfil da gestão da sua empresa. Se a resposta para a maior parte desses questionamentos for "sim", você tem um forte argumento para a tomada de decisão.
Se os objetivos e metas da companhia forem claros e houver uma cultura de alto desempenho, as pessoas da equipe não terão dificuldade em compreender.
Você diz que um dos colaboradores é muito querido, mas tem produtividade abaixo da média. Se as organizações dependem de resultados para ser competitivas, será que alguma delas conseguirá sobreviver apenas porque tem um time de gente camarada? Creio que não.
O correto seria, independentemente de qualquer coisa, dar um feedback muito claro a essa profissional e ajudá-la, por meio de programas de desenvolvimento, a melhorar seu desempenho. Como você pode cobrar resultados dos demais membros da equipe se o baixo desempenho é tolerado na sua área? É preciso ser coerente com o discurso. Já avaliou se essa pessoa não está no lugar errado ou se ela não desempenha bem porque não foi treinada adequadamente? Será que, assim como ela, não existem muitas pessoas na empresa que apresentam baixa performance mas que são toleradas por serem boas de relacionamento?
Já o outro profissional que você menciona tem uma boa produtividade, mas não se destaca por suas qualidades comportamentais. Nesse caso, não ficou claro se ele apenas não é tão querido como a colega mencionada ou se ele possui um perfil destrutivo. Profissionais competentes, porém desleais, são uma praga que não deve ser tolerada. A alta produtividade não pode se dar a qualquer custo. Se ele faz esse gênero, creio que seja bom considerar esse fato na sua escolha.
Independentemente do caminho que você venha a seguir, o mais importante é que seja transparente consigo mesmo, com a pessoa que for desligada e, principalmente, com aqueles que ficarão. Eles sentirão a perda do colega, mas se os motivos da sua decisão ficarem bem claros, não existirá o sentimento de que a empresa comete injustiças.
Vicky Bloch é professora da FGV, do MBA de recursos humanos da FIA e fundadora da Vicky Bloch Associados
Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. As perguntas devem ser enviadas para:
E-mail diva.executivo@valor.com.br

Fonte: http://www.valor.com.br/arquivo/888139/demito-o-competente-ou-querida-por-todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário