sábado, 21 de janeiro de 2012

Exponho minhas ideias ou espero ser chamado?


Por Vicky Bloch - responde
A empresa em que atuo anunciou planos de dobrar de tamanho entrando em um novo segmento. Diretores de diversas áreas estão sendo convocados para desenvolver esse novo produto e, embora ainda não tenha sido chamado, já pensei em algumas sugestões. O problema é que o departamento que lidero já está operando no limite. Se expuser minhas ideias, tenho certeza de que vou ser obrigado a assumir mais tarefas sem nenhuma compensação financeira ou aumento da equipe. Por outro lado, sinto que se não propuser nada parecerei desinteressado e corro o risco de perder espaço na empresa. O que devo fazer?
Diretor, 42 anos:
Resposta:
Seu dilema é bastante comum no mundo corporativo atualmente. O aumento da competitividade e o constante foco na redução de custos fazem com que as organizações sigam de forma cada vez mais estreita o lema "fazer mais com menos". Qualquer pessoa com quem você conversar lhe dirá que está trabalhando no limite.
Para as organizações, isso pode ser uma armadilha perigosa, já que seus profissionais, por mais que gerem os resultados esperados, acabam não tendo tempo para pensar fora da caixa. Ou, tão grave quanto, se conseguem pensar em coisas novas, não se manifestam com receio de intensificar ainda mais a sobrecarga de trabalho.
Dessa forma, usam a maior parte do seu tempo para resolver atividades rotineiras e abrem pouco espaço para o surgimento de inovações. Nem é preciso lembrar que organização que não inova perde competitividade, ou seja, trata-se de um círculo vicioso em que todos saem perdendo.
Sua empresa está dobrando de tamanho. Isso demonstra que surgirão oportunidades internas de crescimento e desenvolvimento. Seu nome, porém, ainda não foi envolvido. Você tem clareza sobre o motivo pelo qual não foi convocado ainda? É porque atua em uma área de suporte ou porque não está sendo visto como um profissional estratégico?
Em ambos os casos, suas contribuições serão muito importantes. Demonstram que você está junto da companhia nessa empreitada, e é esse comprometimento que se espera de um profissional do seu nível. Quanto à "falta de braços" para executar tais projetos, há sim uma saída. Basta você se preparar antes de levar suas propostas.
Em primeiro lugar, você precisa conhecer os detalhes dessa estratégia de expansão. Como a empresa pretende dobrar de tamanho? Com que recursos financeiros e humanos? Se essas informações ainda não estiverem claramente definidas, você deve partir de uma análise de como a companhia se encontra hoje na proposta que está fazendo. Monte um projeto da forma mais completa possível, destacando os recursos que precisa para torná-lo viável. Mas seja realista e considere que certamente continuará trabalhando com um quadro e um orçamento enxutos.
Por mais que saiba que vai "sobrar" para você e sua equipe a execução dessas suas sugestões, ao apresentar uma proposta bem elaborada você já se coloca em uma posição diferenciada. Certamente essa postura demonstrará seu comprometimento com a geração de valor para o negócio e que você é um recurso importante nessa nova etapa.
Vicky Bloch é professora da FGC, do MBA de recursos humanos da FIA e fundadora da Vicky Bloch Associados
Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. As perguntas devem ser enviadas para:
E-mail diva.executivo@valor.com.br

Fonte: http://www.valor.com.br/arquivo/874201/exponho-minhas-ideias-ou-espero-ser-chamado

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