sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A influência das lideranças na construção das equipes

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

O que faz com que um treinador seja especial? Essa é uma das questões apresentadas por Eduardo Shinyashiki, palestrante, consultor e escritor, durante a sua apresentação "A influência das lideranças na construção de equipes", durante a realização do 5º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), evento promovido pelo RH.com.br, no período de 12 a 27 e maio de 2011.

De acordo com Shinyashiki, há dois tipos de líderes: os que lideram pela alma e os que optam pela prevalência do ego. "O Líder do Ego é aquele que tem sempre a ideia de que temos que ser melhor do que alguém. E muitas vezes isso é passado para seus colaboradores e se criam pensamentos do tipo: Eu sou melhor que..., sou mais importante que... Esse desnivelamento, por sua vez, gera uma situação que estimula diferenças ao invés de criar coesão, cooperação entre os membros das equipes", alerta.

Por outro lado, o Líder da Alma tem a capacidade de gerar coesão para criar um resultado que inicialmente parecia impossível. Ao trabalhar, esse estilo de liderança foca-se na premissa: "Como nós podemos trabalhar melhor e como podemos ajudar as outras pessoas a se tornarem cada vez melhor?". Nesse momento, observa-se que o líder é capaz de ajudar cada um dos seus comandados e faz com que um dos preceitos mais importantes seja - Eu não sou pior, eu não sou melhor do que ninguém. Seu sou único. Não sou mais ou menos importante", afirma ao sinalizar que o Líder da Alma torna-se parte integrante de alguma coisa que vai ser memorável e saber criar um contexto necessário para que todas as pessoas se sintam o valor que possuem.

Durante sua apresentação para o 5º ConviRH, Eduardo Shinyashiki enfatiza a importância dos sentimentos sobre o contexto da atuação do líder. "Conquistar aliados é importante, mas ter amigos é fundamental. Por isso, para você que é um líder, lembre-se que você gera uma influência diante da sua equipe. Todos nós somos líderes de um projeto de vida e criamos os contextos necessários, para que o nosso projeto de vida esteja presente aonde que quer que estejamos", sintetiza.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Blog_ConviRH/7183/a-influencia-das-liderancas-na-construcao-das-equipes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário