Por Kelly Marques para o RH.com.br
O que é?
É quando uma organização trabalha com um profissional de RH descentralizado e esse, por sua vez, atua de forma sistêmica, integrando ações estratégicas da organização com a base, facilitando o fluxo de informações.
O que ela faz?
- Atende às necessidades específicas dos clientes internos e o consultor interno de RH pode atuar por projetos ou por processos.
- Atua como um facilitador de processos, diagnosticando, buscando alternativas, esclarecendo dúvidas sobre aplicações de políticas.
- Ele deve ser um coaching para o cliente, assessorando-o no atingimento de suas metas, apoiando-o no gerenciamento de pessoas e fortalecendo o seu papel como gestor.
Objetivos
- Dar um atendimento diferenciado aos recursos humanos da organização.
- prover a organização de informações descentralizadas de um projeto de consultoria interna de Recursos Humanos.
Quais seriam as características desse consultor interno?
- Precisa conhecer seus próprios limites
- Saber ouvir, saber falar, saber ensinar.
- Saber que ele não tem respostas prontas para o cliente e que é apenas um facilitador de descobertas.
- Habilidade de fazer síntese de situações complexas.
- Lidar com situações críticas.
- Preparar bem os relatórios.
- Saber dar uma palestra e tantas outras que são percebidas pelos clientes e colegas.
Qualquer organização pode implantar uma consultoria interna de RH?
Sim, mas é necessário que se leve em consideração a cultura da empresa, pois o processo de implantação deve ser flexível a fim que se adeque às necessidades de cada organização.
Vantagens
- Ganho na agilidade de respostas.
- Constantes melhorias nos processos.
- Descentralização e a desburocratização.
- Mensuração mais constante de resultados.
- A formação generalista aos profissionais da área, o que melhora a empregabilidade.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Roteiro/6372/consultoria-interna-uma-estrategia-em-rh.html
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