domingo, 8 de janeiro de 2012

Liderança: as verdades e os mitos

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br 

A preocupação com o desenvolvimento das lideranças tornou-se um assunto indispensável no dia a dia organizacional. E como não poderia ser diferente, essa importância temática está presente na programação oficial do ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), evento promovido pelo site RH.com.br.

Na oportunidade, Manuel Martins (diretor executivo da MESA RBL) ministrará a palestra "Liderança: as verdades e os mitos". Segundo ele, a liderança é um tema extremamente e palpitante na sociedade dos negócios e sobre o assunto existem centenas de publicações, opiniões e comentários que estão ao alcance de quem tem interesse em gerir pessoas. "O tema liderança é tão impactante e tão atrativo que se formos ao Google e digitarmos a expressão leadership, liderança em inglês, encontraremos 176 milhões de respostas instantâneas tal é a sua importância para do tema liderança para o mundo e os negócios", assinala.

De acordo Martins, dentre os principais objetivos da sua apresentação para a 5ª edição do ConviRH estão: discutir o papel do líder, ou seja, como uma pessoa é capaz de converter as expectativas dos clientes em ações e comportamentos dos funcionários?; trabalhar a marca da empresa e como ela pode inspirar e direcionar os profissionais que atuam na organização; a diferença entre os conceitos entre líder e liderança como sistema e processo; como a marca da empresa pode se traduzir em um diferencial competitivo com relação à sua liderança; por que existem tantos mitos quando se fala sobre relevante tema.; e o que o profissional pode fazer para se tornar um líder eficaz.

Mas, por que é necessário investir no desenvolvimento dos líderes? "As respostas podem se resumir as seguintes justificativas. Primeiro porque a atração de pessoas no mercado é algo caro e difícil. Além disso, desenvolver bons líderes é fundamental para atingir o sucesso do negócio e eles, como qualquer pessoa, estão em processo de envelhecimento. Podemos também justificar que o desenvolvimento é necessário devido à forte competição existente entre os talentos, bem como a constante presença dos desafios gerados pelo processo de globalização e da evidência da multi-culturalidade", afirma, ao lembrar que todos vivem momentos de mudanças e de incertezas.

Em sua apresentação, Manuel Martins abre espaço para enfatizar a diferença entre os conceitos entre líder e liderança. "O líder é o indivíduo capaz de influenciar os outros, mudar a realidade e conseguir resultados sistematicamente", afirma. Por outro lado, a liderança pode ser compreendida como um conjunto de líderes numa organização que desenvolve não apenas a credibilidade pessoal, mas também a da empresa.

"A liderança cria uma capacidade especial, ou seja, um processo para desenvolver e reter novos líderes ao compartilhar um padrão de comportamento e uma causa comum: cumprir promessas feitas aos stakeholders, partes interessadas, nas declarações de visão, missão e valores da empresa", resume. A palestra de Manuel Martins remete ainda os congressistas a outras reflexões, principalmente para quem já é líder ou pretende tornar-se um.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Blog_ConviRH/7179/lideranca-as-verdades-e-os-mitos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário