sábado, 21 de janeiro de 2012

O que fazer se meus dois chefes se odeiam?

 
 
Por Vicky Bloch responde
O meu departamento atende demandas de duas diretorias diferentes dentro da companhia. Os dois chefes aos quais tenho que me reportar competem fortemente e não se dão bem. A estrutura hierárquica da empresa é bastante rígida e ambos estão no mesmo nível. Muitas vezes tenho que tomar decisões rápidas e nem sempre eles estão disponíveis para opinar. Acabo tendo que decidir com o aval de apenas um deles, o que gera um certo mal estar. Perco muito tempo do meu trabalho para tentar driblar essa situação e evitar conflitos. De que forma posso melhorar essa relação?
Gerente, 39 anos
Resposta:
Essa é uma situação muito comum no mundo corporativo. E eu diria que até nas melhores famílias isso também acontece: quantos pais brigam e usam os filhos como instrumento dessa disputa? As estruturas organizacionais muitas vezes permitem que ocorram esses cruzamentos de funções, de forma que um determinado cargo acabe se reportando a duas áreas diferentes. Especialmente se for um departamento prestador de serviços, como o seu.
Também acontece com frequência em companhias com muitas filiais ou multinacionais, quando o profissional se reporta a um executivo no Brasil e outro no exterior. E, se lidar com um único chefe já não é fácil, imagine com dois, não é mesmo? E mais: isso não é exclusividade dos níveis médios ou inferiores da hierarquia. Vejo constantemente presidentes de empresa tendo de lidar com enormes conflitos de acionistas com interesses e perfis diferentes.
Pense então no caso das empresas familiares, em que os problemas na maior parte das vezes são levados para casa. O chefe, nessas organizações, pode ser seu pai, seu tio, seu avô. Acompanho muitos casos de sucessão em empresas familiares e constato que situações como a sua se repetem com mais frequência do que se imagina.
No seu caso, assim como nos casos das organizações familiares, os problemas se tornam ainda maiores por envolverem competição e interesses pessoais. Nessas situações, é comum que os argumentos e fatos tenham menor relevância.
É importante que você tenha em mente que não vai conseguir resolver essa rixa entre os dois - e essa também não é sua obrigação. Você pode, sim, ajudar a minimizar conflitos, mas pelo que nos descreve essa já é uma atividade que faz parte do seu dia a dia. Ou seja, você está fazendo a sua parte.
A outra coisa que sinto lhe dizer é que não há muito o que fazer nessa situação a não ser devolver a eles o problema quando houver demandas opostas ou discordâncias. Não deixe que eles o façam de "batata quente" nessa história. Se você tem sua opinião sobre tal assunto divergente e acha que pode contribuir na discussão, faça isso. Afinal, o bom liderado não leva apenas o problema, mas também apresenta soluções. Mas, se forem claramente diferenças pessoais ou disputa de poder, fique de fora dessa. Seja transparente e procure não tomar partido para que não sobre para você. Não é o seu papel administrar essas diferenças e tomar a decisão sobre qual caminho seguir.
Agora partimos para uma reflexão pessoal: você está contente fazendo o seu trabalho? Gosta do que faz, da empresa e da área em que atua? Se sua resposta é sim, então sua única saída será dar "feedbacks" a esses gestores e ao RH sempre que surgir a oportunidade: as avaliações 360º e as pesquisas de clima são bons espaços para isso. Mas, se já não está contente e esse desconforto com os chefes o incomoda demais a ponto de querer deixar a empresa, pense se não é o momento de se movimentar internamente ou externamente. O mercado está aquecido e, se você tiver um bom currículo, terá grandes chances de se recolocar.
Vicky Bloch é professora da FGV, do MBA de recursos humanos da FIA e fundadora da Vicky Bloch Associados
Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. As perguntas devem ser enviadas para:
E-mail diva.executivo@valor.com.br

Fonte: http://www.valor.com.br/arquivo/864965/o-que-fazer-se-meus-dois-chefes-se-odeiam

Nenhum comentário:

Postar um comentário