domingo, 15 de abril de 2012

Atração, retenção e engajamento de talentos

Existe um consenso claro entre os CEOs das empresas líderes do país: ter o talento apropriado fará uma diferença crítica ao enfrentar qualquer dos desafios de negócio na atualidade. As empresas estão preocupadas com a falta de mão de obra qualificada em todos os níveis (gerencial, administrativo, técnico e operacional). O grande desafio que se coloca para a gestão adequada do capital humano é: como sustentar as estratégias de crescimento dos negócios nos próximos cinco anos?

O cenário de pleno emprego verificado no Brasil nos últimos anos tem gerado muitas oportunidades para profissionais qualificados. Consequentemente, verificamos um aumento significativo do turn over geral das empresas. Também observamos um aumento do fluxo da mão de obra estrangeira (que vem “fazer a América” no Brasil), o retorno de profissionais experientes ao mercado (“ex-aposentados”) e a “juniorização”, caracterizada pelo crescimento acelerado da carreira, na qual profissionais jovens assumem funções gerenciais com pouca maturidade e experiência. 


Entre os fatores mais críticos para atração, retenção e engajamento das pessoas no ambiente do trabalho, podemos citar: 


1) Confiança na liderança; 
2) Conteúdo do trabalho; 
3) Reconhecimento e recompensa; e 
4) Comunicação. 


Os principais resultados de recente pesquisa realizada pela Mercer apontam na seguinte direção: 

• A confiança na liderança decresceu nos últimos cinco anos, principalmente pela diferença entre o discurso proferido e a ação praticada;

• O número de pessoas que pretende deixar a organização por causa do conteúdo e ambiente de trabalho decresceu nos últimos anos, principalmente graças às melhorias nas práticas de RH e clima organizacional;

• Os sistemas e programas de reconhecimento e recompensa também foram melhor avaliados em relação há cinco anos, principalmente por causa dos esforços das empresas em atrelar remuneração e promoções ao desempenho;

• A avaliação dos colaboradores sobre a comunicação da liderança decresceu nos últimos cinco anos, principalmente pela falta de clareza no estabelecimento de objetivos e falta de canais efetivos de comunicação entre os principais líderes e os demais colaboradores.


Conclusão: existe uma forte correlação entre gestão de pessoas e os resultados financeiros das empresas. Os direcionadores críticos para uma estratégia de capital humano eficaz incluem o alinhamento e consistência das mensagens da liderança, a proposta de valor que a empresa oferece a seus colaboradores e a uma cultura organizacional orientada para o desempenho.

Por Marcelo Ferrari, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mercer
Fonte: O Estado de São Paulo -  13/11/2011
Site: 
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