terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um ignorante com iniciativa - Cuidado!


O professor americano Arnos Bronson Alcott dizia sempre que a enfermidade do ignorante era ignorar sua própria ignorância. Ou como disse Lao Tsé: “Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão”.
Napoleão Bonaparte classificava seus soldados em quatro tipos de pessoas:
  1. Os inteligentes com iniciativa.
  2. Os inteligentes sem iniciativa.
  3. Os ignorantes sem iniciativa.
  4. Os ignorantes com iniciativa.
Aos inteligentes com iniciativa, Napoleão dava funções de comandantes como generais e estrategistas… Aos inteligentes sem iniciativa,Napoleão os deixava como oficiais que recebiam ordens superiores para cumpri-las com diligência.
Aos ignorantes sem iniciativa, Napoleão os colocava à frente da batalha, para serem “buchas de canhão”. Os ignorantes com iniciativa Napoleão desprezava e não os queria em seus exércitos…
Um ignorante com iniciativa é capaz de fazer grandes besteiras e depois dissimular, isto é, tentar ocultá-las.
Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, fala o que não pode, envolve-se com quem é inadequado e depois diz que não sabia de nada.
Um ignorante com iniciativa faz perder boas ideias, bons projetos, bons clientes, bons fornecedores e até boas pessoas da política.
Um ignorante com iniciativa produz sem qualidade, porque resolve alterar processos definidos e consagrados. É o pai da cópia. É o pirata rei.
Um ignorante com iniciativa é um grande risco para o desenvolvimento e o progresso de qualquer empresa ou governo.
Um ignorante com iniciativa é o pai da desmotivação, é aquele que diz que nada vai dar certo, é o corvo de plantão que contamina os outros.
Conselho é uma palavra que muita gente diz que se fosse bom ninguém dava, mas lá vai: Livre-se destes profetas do caos que além de serem ignorantes ainda ousam fazer “do seu jeito” e mais atrapalham do que fazem. Livre-se deles.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário