segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Felicidade Interna Bruta

http://www.felicidadeinternabruta.org.br/

Novos conceitos e outros saberes para a maneira com que definimos desenvolvimento...


Acho que o conceito de felicidade interna bruta é bem interessante!


Também acredito que fatores econômicos não determinam tudo e dependem de diversos outros aspectos.


Achei alguns trabalhos interessantes, e neles se observa que a renda é importante para o bem estar, mas não é o único fator responsável por isso. Temos que levar em conta que o desenvolvimento também significa aumento de bem-estar da população.


olhem isso que interessante!

http://www.anpec.org.br/encontro2004/artigos/A04A152.pdf

Também encontrei este outro que explica coisa semelhante: na verdade afirma que dinheiro sozinho não traz....a menos que seja acompanhado de melhoria na condição social:

Segundo estudo, dinheiro não traz felicidade


[05-04-2010]
  
Você está feliz com o que você ganha? Ou você está feliz, porque você ganha mais do que seu vizinho? Pesquisadores da Universidade de Warwick e Cardiff, ambas da Grã-Bretanha, descobriram que o dinheiro só traz felicidade se ao mesmo tempo melhora a sua condição social: ganhar bem não é o suficiente para ser feliz, as pessoas devem saber que ganham mais que seus amigos e colegas.


De acordo com Chris Boyce do Departamento de Psicologia da Universidade de Warwick e autor do estudo, continuamos a acreditar que o dinheiro é o maior sinal de sucesso.


- "Nosso estudo mostra que a corrida ao status significa que as pessoas simplesmente se esforçam para agradar os outros", disse.


No estudo, intitulado "Dinheiro e Felicidade: O nível de renda, determina a satisfação com a vida", os pesquisadores tentaram explicar por que, apesar do crescimento econômico que levou a um aumento substancial no salário médio, em alguns países, as pessoas não aumentaram a sua felicidade nos últimos 40 anos.


Para fazer isso, os pesquisadores estudaram os dados dos últimos sete anos, em renda e satisfação de vida das famílias amostradas no British Household Panel Survey britânico. Eles descobriram que a satisfação foi maior quando relacionada com a posição social do rendimento da pessoa, que, quando comparado apenas com o que ganhou.


A este respeito, Boyce disse que o dinheiro pouco contribui para o bem-estar do indivíduo: - "Ele tem sua importância, mas a consideração de qualquer benefício criado pelo dinheiro, pode ser perdida quando é contrastada com as dos outros."


No mesmo sentido, a pesquisa apontou que há maneiras de ser mais eficiente desfrutando o tempo com amigos e familiares, do que muitas vezes sacrificando-se em busca de riqueza.

Fonte: eurekalert.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário