quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Palestras motivacionais, palestrantes, treinamentos in company: Como contratar um serviço eficaz?

Palestras motivacionais, palestrantes, treinamentos in company: Como contratar um serviço eficaz?

Contratar um palestrante para realização de palestra ou treinamento in company parece ser uma tarefa fácil se não considerarmos os resultados deste serviço para a organização contratante.
Palestras e treinamentos in company devem ser visualizados como uma das ferramentas para o desenvolvimento de competências individuais, que numa visão conjunta e macro deve contribuir para a formação da “competência organizacional”. Este fato toma proporções maiores ao considerarmos um ambiente de mudanças e extrema competitividade no mundo dos negócios, visto que podem influenciar os objetivos para a melhoria contínua de uma organização, incluindo o desempenho de seu pessoal. Este cenário exige que as organizações analisem suas necessidades relacionadas às competências.
O termo Competência refere-se a aplicação do conhecimento, habilidades e comportamento no desempenho. Sobre este aspecto o Treinamento deve ser um processo para desenvolver e prover conhecimento, habilidades e comportamentos para atender requisitos.
Um processo de treinamento planejado e sistemático pode dar uma importante contribuição para auxiliar uma organização a melhorar suas capacidades e para alcançar seus objetivos organizacionais.
O treinamento assume uma importancia estratégica para a organização, pois é o capital humano o grande responsável pela implementação e alcance dos objetivos organizacionais. Sobre este ponto de vista, a International Standardization Organization (ISO), desenvolveu em 1999 a Norma ISO 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento, a qual orienta que o treinamento deve ser planejado e desenvolvido para atingir, entre outros, os seguintes resultados estratégicos: aumentar a produtividade, as vendas, o lucro, o retorno do investimento, reduzir custos, desperdícios, acidentes, rotatividade do pessoal, e melhorar continuamente a Gestão da Qualidade.
“Para obter Qualidade é preciso treinar, treinar e continuar treinando.” (W.E.Deming)
Durante mais de 9 anos desenvolvendo e implementando treinamentos e palestras in company customizados para cada cliente corporativo, entendemos que para a eficácia do serviço e alcance de resultados é fundamental que os responsáveis monitorem os seguintes estágios: definição das necessidades de treinamento;  projeto e planejamento do treinamento; execução do treinamento;  avaliação dos resultados do treinamento. Cabendo aqui a observação de que a Definição dasNecessidades de Treinamento (DNT), deve assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização e dos clientes.
Os objetivos do treinamento devem ter como base as competências a serem desenvolvidas, assim, é fundamental a contratação de uma empresa ou instrutor de treinamento que siga estas diretrizes. Contratar treinamentos e palestras “enlatados” dissociados das necessidades da organização e competências a serem desenvolvidas será mero desperdício de tempo e dinheiro.
Lembro-me de diversos treinamentos in company customizados em conjunto com as equipes de gestão de nossos clientes que ao serem implementados presenciávamos suspiros e admiração de colaboradores e líderes, público alvo do programa, os quais afirmavam: “Realmente é assim que acontece!”, “Parece que o instrutor trabalha conosco!”.
O segredo para o sucesso de um excelente Treinamento ou Palestra in company está na contratação de uma empresa/instrutor que desenvolva e customize Palestras e Treinamentos especiais conforme as necessidades de sua organização e de acordo com a norma ISO 10015.
Lembre-se: Capacitação não deve sinônimo de desperdício, mas sim de competitividade!
Visite o site do autor: www.corporativabrasil.com.br

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