domingo, 17 de outubro de 2010

Criar confiança: o esforço vale a pena

Artigos
25/1/2009
Criar confiança: o esforço vale a pena
Amy Lyman
 
Buscar uma oportunidade profissional em empresas que tenham reconhecidamente um bom ambiente de trabalho é uma estratégia que deve ser sempre estimulada. Os líderes dessas empresas costumam buscar com mais empenho a melhoria permanente do clima interno e promover a identificação dos valores da empresa com os da sua equipe. Criar uma cultura em que os funcionários digam “este é um ótimo lugar” exige que os líderes promovam e desenvolvam uma relação de confiança com as pessoas.

Empresas com bom ambiente de trabalho geralmente apresentam altos níveis de confiança, cooperação e compromisso e costumam estar à frente de seus concorrentes. Elas têm um turnover abaixo da média de mercado, atraem e retém talentos com maior facilidade e demonstram um espírito de equipe único. A conseqüência disso é um desempenho financeiro melhor no longo prazo comparado ao das demais organizações.

Nas pesquisas que realizamos em 41 países, constatamos que há mais probabilidade de ocorrer uma comunicação eficaz entre os funcionários das melhores empresas do que nas demais. Os gestores, por sua vez, são mais respeitados e vistos como competentes e íntegros. Além disso, os funcionários desse grupo especial de organizações acreditam mais na gestão e que serão tratados com justiça em momentos como promoções, mudanças salariais, designação de tarefas e abertura para expor suas idéias.

Mais de dois terços dos funcionários das Melhores Empresas acreditam que recebem uma parcela justa dos lucros de suas organizações. No caso das 100 empresas com pior desempenho na pesquisa, menos da metade acredita nisso. Os números mostram ainda que 71% dos funcionários das melhores empresas crêem que, na maioria das vezes, as promoções vão para aqueles que mais merecem. Já naquelas 100 com desempenho pior na pesquisa, esse índice é de 52%. Portanto, não há dúvida: quanto maior o grau de confiança das pessoas na empresa, maior o seu nível de comprometimento.

*Amy Lyman é diretora do Great Place to Work ® Institute, Inc.
 
Fonte: O Estado de São Paulo
Autor: ABRH-SP

http://www.abrhsp.org.br/site/artigo_read.asp?id=111

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