quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CONSTRUÇÃO DE TALENTOS - COACHING & MENTORING

INDICAÇÃO DE LEITURA

CONSTRUÇÃO DE TALENTOS - COACHING & MENTORING
Autor: Idalberto Chiavenato
Editora: Campus
Preço: R$ 35,00

Este livro explica porquê hoje o coaching e o mentoring se situam como os mais simples e baratos investimentos em pessoas que proporcionam grandes e imediatos retornos. O livro apresenta uma abordagem e uma diagramação modernas, além de um conteúdo que explora os últimos avanços do setor.

C&S - A maioria das empresas bem-sucedidas que lideram o mercado corporativo está se engajando em programas de mudanças e inovação. Por que você afirma no livro que é importante que estas empresas promovam uma mudança interna antes de promoverem uma mudança externa?
Chiavenato - Estamos vivendo na era da informação, um tempo que tem como principais características a mudança, a incerteza, a tecnologia, o conhecimento, a globalização e a competitividade. E estas são características mutáveis do contexto externo. As empresas precisam fazer, continuamente, mudanças internas para poderem sobreviver no atual mundo de mudanças externas e de concorrência feroz. A mudança interna permite que as empresas se preparem para se adaptarem às mudanças externas e, a partir daí, realizarem as mudanças externas necessárias para a sua sobrevivência. O mundo organizacional está mudando cada vez mais rapidamente, e não dá mais para manter os velhos e desgastados processos de treinamento e de compartilhamento do conhecimento. As pessoas precisam de ajuda para aprender e inovar, e as organizações também...


C&S - E o que significa uma mudança interna?
Chiavenato - Uma mudança interna representa alterações e transformações constantes na estrutura organizacional (organização do trabalho), na cultura organizacional (comportamento das pessoas), nos métodos e processos (maneira de trabalhar e operar) e nos produtos e serviços oferecidos. Tudo isso é realizado dentro da organização. São mudanças internas próprias de cada organização para que ela se mantenha revitalizada, inovadora e altamente competitiva. Não basta fazer apenas o que sempre foi feito. Agora é preciso começar a fazer o que nunca foi feito anteriormente.


C&S - No livro você ressalta a importância do trabalho em equipe. Por quê?
Chiavenato - As pressões das organizações em cima das pessoas estão se tornando cada vez mais fortes e intensas. Para promover mudanças internas, o desafio maior é mudar a cabeça das pessoas, torná-las mais eficientes, mais eficazes, mais integradas, mais produtivas e mais inventivas, e o trabalho em equipe oferece uma boa parte da satisfação destas novas necessidades. É necessário, sem dúvida, trabalhar em conjunto, aumentar os relacionamentos sociais, intercambiar idéias e conhecimentos, agregar valor e participar de decisões, alcançar um consenso. A liderança também pode ajudar. É necessário ter líderes em um contexto de liderança. Assim, a nova ferramenta de gestão reside no coaching e no mentoring. novos padrões de relacionamento capazes de reduzir ou eliminar a perda de sentido no comportamento organizacional, grupal e individual e apontar os caminhos do futuro e as trilhas que levam ao sucesso.


C&S - Já que cada autor conceitua o coaching de uma maneira própria e diferente, apresente o seu conceito sobre o assunto.
Chiavenato - Meu conceito de coaching é mais amplo e envolvente. O coaching é uma mistura bem dosada de quatro características como: o coaching como preparação de pessoas, o coaching como orientação de pessoas, o coaching como liderança renovadora e o coaching como impulsionador de talentos. Daí a complexidade do trabalho do coach. Ele precisa ser tudo isso ao mesmo tempo, e não apenas uma coisa a cada vez. Vamos juntar todos estes ingredientes e teremos um novo e completo relacionamento coach-aprendiz, que adiciona valor às pessoas e aumenta o capital humano da organização.


C&S - Qual o papel do coaching para as organizações que se preocupam em atrair, reter e motivar talentos?
Chiavenato - Quase sempre, o pivô fundamental que define o grau de sucesso no relacionamento entre pessoas e organizações é o gerente. O gerente constitui a liga que une pessoas e organizações. As organizações que pretendem atrair, reter e motivar talentos fazem melhorias substanciais em vários processos relacionados, direta ou indiretamente com a gestão de pessoas. O ambiente de trabalho depende principalmente dos gerentes. Estes precisam ser líderes talentosos e capazes de proporcionar apoio, suporte, motivação, estímulo, orientação e retaguarda para as pessoas. Este é o papel do coach: criar um contexto de aprendizado, colocando as pessoas em primeiro lugar, ajudando as pessoas a se auto-atualizarem, desenvolvendo competências essenciais, delegando, eliminando barreiras desnecessárias e criando uma cultura de inovação. Isso significa ter foco nas pessoas, na aprendizagem, nas competências, nos resultados, no futuro e na liderança renovadora.


C&S - Qual a definição de mentoring?
Chiavenato - Mentoring significa uma relação entre uma pessoa experiente (o mentor) para ensinar e preparar outra pessoa (o orientando ou protegido) com menos conhecimento ou familiaridade em determinada área. O mentoring costuma fazer parte integrante do processo de encarreiramento ou planejamento de carreira. As relações de mentoring podem ocorrer em qualquer nível e em qualquer área da organização.


C&S - Mesmo as relações de mentoring podendo ocorrer em qualquer nível e em qualquer área da organização, há o mentoring formal e o informal. Como diferenciá-los?
Chiavenato - O mentoring formal está relacionado diretamente com a estrutura formal de autoridade da organização. Nele, os mentores são, geralmente, as pessoas que ocupam os cargos mais elevados ou importantes da organização. Há uma preocupação em ajudar as pessoas por meio dos líderes corporativos atuais. O mentoring informal não tem nada a ver com a estrutura de autoridade existente. Nele, os mentores são as pessoas de qualquer nível ou área de atuação que podem ajudar outras pessoas, independentemente da cadeia de comando existente.


C&S - Nas relações de mentoring, quem deve ser o mentor e como ele deve atuar?
Chiavenato - O mentor é sempre uma ajuda que vem de cima e que sempre é bem-vinda. O mentor costuma ser um membro veterano da profissão ou da organização, que oferece apoio, aceitação e amizade, cria as oportunidades para seu orientando ou protegido mostrar suas habilidades, oferece meios educacionais e educadores e serve como modelo e conselheiro. Dentro desta conceituação, todos os gerentes e executivos da organização poderiam se colocar como mentores dos funcionários, não importando as relações diretas de supervisão ou de gerência, a começar pelo executivo principal. Este deveria ser o mentor dos mentores...


C&S - Qual é a diferença entre o mentoring interno e externo?
Chiavenato - O mentoring interno ocorre dentro da organização. Trata-se de uma rede interna de mentores, articulada para melhorar a vida e o trabalho das pessoas da organização. O mentoring externo ocorre fora da organização. Em geral, é uma maneira pela qual uma organização ajuda outras organizações – como fornecedoras ou prestadores de serviços – por meio de seus próprios recursos, a resolverem seus problemas e melhorarem suas atividades.


C&S - Apesar do coaching e do mentoring andarem de mãos dadas, há uma grande diferença entre eles. Qual?
Chiavenato - Na verdade, o coaching e o mentoring surgem como novos padrões de relacionamento, capazes de reduzir ou eliminar a perda de sentido no comportamento organizacional, grupal e individual. Ambos têm a ver com a solidariedade e com a ajuda às pessoas. Assim, são dois conceitos completamente diferentes, apesar de coadjuvantes em muitos aspectos. O coaching está ligado à liderança participativa e renovadora das pessoas, e o mentoring, com o desenvolvimento de carreira.


C&S - Para quem você indica a leitura deste livro?
Chiavenato - Indico a leitura do livro para todas as pessoas que têm uma equipe trabalhando sob sua liderança ou supervisão. Isso vale para o presidente da empresa, o diretor-geral e executivos, como diretores, gerentes, chefes e líderes de equipes. Em resumo, acredito que todas as pessoas que participam das organizações deveriam se transformar em coaches e mentores para melhorar o desempenho da empresa, aumentar o patrimônio humano e incrementar o conhecimento corporativo.

http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=4816&print=1

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