quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A diferença está na execução




De que vale um planejamento sem execução? De que vale uma ideia sem ação? Estima-se que 80% do aprendizado acontece fora da sala de aula, ou seja, na prática, na ação no executar.
Na obra “Execução – a disciplina para atingir resultados”, os autores Larry Bossidy eRam Charan, Editora Campus, afirmam que o sucesso está na sua capacidade de executar de forma eficaz, não basta ter o mais belo planejamento estratégico, reflexões e pensamentos, que são importantes, se a sua capacidade de executá-los não for condizente com a realidade.
Hoje, existe uma grande lacuna entre os estágios Estratégia – Planejamento – Execução e é aí neste ponto que você como profissional não pode falhar, na hora de fazer acontecer os resultados que se espera. Alguns pontos práticos sobre esse tema:
* Execução não pode ser delegada
Delegar não significa deixar de lado. Significa acompanhar, desenvolver e analisar frequentemente se o que deve ser feito, está sendo feito. Erro comum é verificar somente depois que já foi feito, e descobrir que não feito da maneira ou com a pessoa e ferramentas corretas. Talvez, daí venha o estilo de gestão “Apaga Incêndio”, pois toda hora é preciso estar refazendo algo que já devia estar feito. Delegar sim, mas abandonar nunca.
* Estabeleça limites e responsabilidades claras
Normalmente, quanto mais alto na hierarquia você está mais você tem a visão do todo e o que é óbvio para você, pode não ser para seu colega de trabalho. Portanto, deixe claro até onde os membros de sua equipe podem ir em termos de negociação, execução, responsabilidades, orçamento, entre outros pontos. Quando possível formalize de maneira simples, direta e objetiva o combinado, assim você diminui o risco de percepções diferentes, apesar de que elas sempre existirão. Importante: a recíproca é verdadeira. Da mesma forma que você quer ter certeza de que todos saibam até onde podem ir, é imprescindível que você também tenha claro quais são seus limites, responsabilidade e os meios para atingir os resultados pretendidos.
* Descreva ações específicas
Antes, uma constatação pessoal: a imensa maioria dos profissionais não sabem ou não conseguem detalhar no papel ações específicas para atingir um determinado objetivo. As respostas são quase sempre as mesmas como “desejamos fidelizar nossos clientes, a excelência é nossa meta e – a campeã – as pessoas são nosso maior patrimônio”. Você já ouviu isso antes? E quando eu pergunto: Certo, mas como vamos fidelizar os clientes, ou como reter os talentos da sua agência? Aí começa o show de improvisação, obviedades e respostas sem nenhum nexo com a realidade. Poucos são específicos.
Como você quer crescer em sua carreira se somente tem uma vaga noção do que quer ou como chegar lá? Como ser diferente? É preciso ser específico, algo como irei manter e aprofundar meu estágio de Inglês na escola x, na hora x a um custo x e durante x tempo. Específico significa saber quem, o que, onde, por que, quando (periodicidade), como e quanto vai custar. Sem isso, nada feito.
* Usar os talentos certos na hora certa
Identificados seus talentos é preciso saber usá-los e aprimorá-los de acordo com o momento de sua vida. Velhas e boas soluções podem não ter os mesmos resultados com equipes, clientes ou fornecedores diferentes. E quando você não tem um determinado talento para uma certa situação? Tenha humildade e chame para trabalhar com você alguém que tenha este talento. Como já sabemos o diferencial está na execução e você não vai deixar de realizar feitos e grandiosidades devido a vaidades ou falta de humildade, vai? Ter pessoas melhores do que você, não significa que ela vai ser melhor em tudo, significa que é uma grande chance de aprender com alguém e de ensinar também. Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar e ninguém é tão rico que não tenha nada para receber.
* Comprometimento emocional
Equilíbrio razão versus emoção. Estresse, pressão, conflitos, ansiedade, falta de tempo e de recursos… Dificilmente as condições são as ideais e é nesta hora que as emoções devem estar sob controle e usada a seu favor. Nada mais desmotivador do que humilhar funcionários, elevar a voz, usar do terrorismo organizacional para conseguir resultados. Até podem acontecer em curto prazo, mas em longo prazo você vai matar a galinha dos ovos de ouro, ou seja, vai perder os melhores membros de sua equipe, clientes e parceiros e o pior o seu cargo e a sua carreira. Livre-se dos maus hábitos organizacionais, pois não há mais espaço para comportamentos jurássicos na era do conhecimento. Ponto.
Profissionais que sabem como executar, fazer acontecer são cobiçados no mercado, sempre lembrando que os meios não justificam os fins, sendo assim, vale ressaltar que executar é fazer com ética, respeito mútuo e integridade, sempre visando uma relação ganha-ganha. Assim, todo mundo agradece.
Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” - Editora EKO, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br. Twitter - @pauloaraujo07


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