domingo, 20 de novembro de 2011

Além do limite

terça-feira, 22 de maio de 2001

O CanalRh conversou com Valdenice Sanchez, diretora da Simbolicah, uma das pioneiras em treinamento ao ar livre. Esta nova técnica é chamada de outdoor training, que permite aperfeiçoar trabalho em equipe e valorizar a auto-estima dos funcionários. Confira a íntegra da entrevista.


CanalRh -­ O que é o Outdoor Training?

Valdenice Sanchez -­ O outdoor training é composto por atividades como descer de bote uma corredeira (rafting), guiar-se apenas por bússola e mapa (prova de orientação) e fazer um rapel num paredão. Todos esses desafios impostos pela natureza se transformam em analogias ao cotidiano da empresa. Através do outdoor training, as pessoas se arriscam, lançam novas idéias, saem da rotina e experimentam sensações e emoções até então nunca vivenciadas em sua equipe de trabalho. O treinamento contribui e impulsiona as pessoas a exercitar sua qualidade individual, refletindo em melhorias contínuas no seu desempenho profissional e pessoal.

CanalRh -­ Por que as atividades são realizadas em Brotas?

Valdenice Sanchez -­ Localizada a 250 km da cidade de São Paulo, Brotas vem se destacando no cenário brasileiro como a capital do esporte-aventura. Há muitos atrativos naturais na cidade, permitindo reunir num programa de outdoor training várias atividades, como rafting, canyoning e trekking. Há quatro anos estamos capacitando os monitores locais a trabalhar com o público executivo, que possuem um perifl diferente daquele do turista. Além disso, fazemos um trabalho de treinamento técnico dos guias, adequando as atividades ao perfil da faixa etária e do modo de vida muitas vezes sedentário destes executivos. Também buscamos aprimorar cada vez mais as técnicas de segurança, que são fundamentais neste tipo de treinamento.

CanalRh -­ Que tipo de profissional procura esse tipo de treinamento?

Valdenice Sanchez - Na verdade é que tipo de empresa procura por este tipo de treinamento, pois a Simbolicah atua com programas fechados, formatados sob medida à realidade das empresas, após uma triagem inicial junto aos decisores da empresa. Vários segmentos têm nos procurado, como automotivo, químico, farmacêutico, telecomunicações e de serviços. Geralmente trata-se de empresas que estão passando por fusões, implantando novos sistemas e modificando estratégias de vendas. São empresas que acreditam em novas formas de aprender e ensinar, em novas formas de valorizar seu capital humano.

CanalRh -­ Qual é a didática do treinamento?

Valdenice Sanchez - Comunicação, integração, motivação, liderança, potencialização de equipes, planejamento estratégico frente aos novos desafios e tecnologias, retorno à simplicidade, intuição e criatividade são algumas das reflexões e analogias realizadas após o exercício outdoor, em um processo que chamamos de debriefing. Ocupamos 60% do tempo de cada atividade com a mediação das analogias e a complementação com textos e vídeos. No outdoor training, tudo que parece não é. Transformamos todas as atividades e acontecimentos do grupo em reflexões para seu contexto de vida. Isto facilita a assimilação dos conteúdos. As pessoas são estimuladas a aprender no cognitivo e no emocional.

CanalRh -­ Que mudanças costumam acontecer nas empresas após a realização dessas atividades?

Valdenice Sanchez ­- Os resultados obtidos são tão subjetivos quanto os de um treinamento convencional. Mas é sabido que, quando expostas a vivências, a taxa de retenção de conhecimento das pessoas é de 75%, se comparado a 5% de aproveitamento de uma palestra. Após o outdoor training, realizamos um follow up na empresa, apresentando aos decisores pontos a serem aprimorados no grupo, que deverão ter continuidade com o apoio do RH. Com isso, consolidamos os resultados esperados. Acreditamos em processo, não há milagres. Alguns dos resultados obtidos com o outdoor training e que contribuíram para o sucesso dos empreendimentos de nossos clientes foram: integração de equipes, criando vínculos entre as pessoas; diagnóstico das forças e fraquezas da equipe; menos resistência às mudanças e culturas organizacionais; valorização da auto-estima e capacidade de inovação das pessoas; e superação de desafios individuais.

Politica de privacidade e notas legais
© Copyright 2011 VR - Todos os direitos reservados

Fonte: http://www.canalrh.com.br/mobile/artigo.asp?o=%7B0439F896-A0E2-11D6-A4DB-000629572BF5%7D&a=4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário