quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A atitude acertada e a postura assertiva


A ATITUDE ACERTADA E A POSTURA ASSERTIVA
 Consultor de Plantão nº 42
Ainda é freqüente encontrar pessoas que não conseguem estabelecer bem a distinção entre cultivar uma postura  assertiva e buscar o acerto nas suas atitudes.  Sem ter essa distinção muito clara na cabeça elas podem estar misturando estações e perdendo excelente oportunidade de transformar seus relacionamentos em algo bem mais gratificante.
 Luiz Roberto Bodstein
 "Achei essa sua decisão bastante assertiva! Acho que foi a melhor coisa mesmo que você podia ter feito!"  -  A frase, dita após uma situação em que a outra pessoa havia sido apoiada na decisão que estava sendo objeto de análise, mostra uma confusão muito mais comum do que se pensa confundir uma atitude acertada (com c) com uma postura assertiva (com ss).   A diferença mais óbvia - evidenciada até na grafia - é que a primeira diz respeito a uma determinada ação que, entre outras alternativas, demonstra ser a que se apresentou com maior probabilidade deacerto;  enquanto que a segunda não se refere a uma ação pontual, mas a uma postura - ou comportamento - adotado por alguém no trato com as demais pessoas.   A atitude acertada pode ser casual ou intencional, mas sempre será momentânea.  É traduzida por uma ação que acontece em determinado momento.  Mas quando se fala em atitude assertiva não estamos nos referindo a um ato:  a palavra atitude, aqui, traduz-se por postura, que tem característica de continuidade, atemporal.  

 E as diferenças não ficam só por aí.  Ao longo de um determinado período uma pessoa pode ter dezenas ou até centenas de atitudes acertadas sem que cultive, necessariamente, uma postura assertiva.   E a recíproca também é verdadeira:  uma pessoa que desenvolveu uma postura inegavelmente assertiva ao longo de toda a sua vida pode, até com alguma freqüência, cometer erros no trato com as demais, já que ser assertivo não representa, necessariamente, não errar ao lidar com os outros.  
Bem, aqui cabe abrirmos um parêntese para deixar uma questão bem clara:  a assertividade tem por princípio o objetivo de restringir ao mínimo possível as situações de conflitos entre pessoas, e quem a adota como premissa do seu comportamento interpessoal vai, evidentemente, reduzir substancialmente as chances de cometer falhas graves com quem convive.   Isto porque implica em incorporar características como a transparência, a responsabilidade com o que se envolve, a aceitação das diferenças e dificuldades individuais, a coerência e a busca permanente de clareza nas comunicações que estabelece, o que dificilmente deixa dúvidas quanto ao que a pessoa pensa,  o que fala ou como age.  
É muito raro se ter surpresas partindo de alguém que adota uma postura assertiva nos seus posicionamentos interpessoais.  Mas isso não as livra de serem mal compreendidas, de gerarem incompatibilidades ou até inimizades apesar de todos os seus esforços para agirem da forma mais positiva possível.   Pessoas excessivamente indisciplinadas ou que não aceitam críticas de qualquer espécie podem se transformar em ferrenhos desafetos ou permanentes "puxadores de tapete", por exemplo, de um líder assertivo.   Isto porque ele estará sempre preocupado em que seus liderados saibam o que espera deles e  o que pensa de seus desempenhos, e não hesitará em exaltar qualidades e apontar desvios, usando tanto ações de reconhecimento de mérito quanto sanções para atingir o resultado que acredita ser o melhor para todos.   Por isso pode ser acusado de usar rigor demais pelos menos empenhados, e daí as resistências e contraposições.   A atitude acertada e mais comum do líder assertivo, por exemplo, será oferecer todas as informações e ajuda para o liderado com baixo desempenho para que ele se corrija, mas se perceber que este se mostra reincidente e refratário a todas as tentativas de melhoria, não terá contemplação em afastá-lo antes que contamine o restante da equipe e comprometa todo o sistema.  
Então, através desse exemplo, fica bem mais fácil constatar a diferença entre os dois conceitos:  no caso do lider assertivo que "detona" o funcionário que não se enquadra, esta atitude poderá ser considerada acertada ou não, dependendo do grau de envolvimento ou posicionamento de cada um na questão.   Mas mesmo quando eventualmente uma ação sua não seja naquele momento considerada a mais acertada, ao longo do tempo o lider assertivo tende a conseguir mais e mais adesões, e o respeito que angaria junto às pessoas - uma vez conquistado - passa a ser a tônica do convívio, e todos se entenderão de forma muito mais ampla, com certeza.   Principalmente porque uma das característica da liderança assertiva é não lidar com as questões de forma emocional, mas agir sempre com ponderação e estabelecer critérios muito claros para todas as situações em que se envolve.  
Fica então bem mais claro que não é o acerto, mas sim a assertividade que se deve buscar sempre para tornar as relações mais fáceis.  Se você ainda não sentiu a diferença, cuidado:  em vez de assistir ao concerto, você acabará tendo é de assistir ao conserto do seu piano!

Um comentário:

  1. nao e isso q eu quero
    vc sabe a diferença entre postura e atitude?

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