domingo, 13 de setembro de 2009

Capacitar Para Incluir (Incluir pessoas com deficiência nas empresas )

Capacitar Para Incluir
http://www.abtd.com.br - Data da Publicação: 25/08/2009

Por CAROLINA IGNARRA

Incluir pessoas com deficiência nas empresas é um processo que demanda envolvimento coletivo, as empresas precisam se preparar e os profissionais com deficiência também.

Promover inclusão com responsabilidade é entender o processo histórico de exclusão e desequilíbrio social da população com deficiência, que não teve o mesmo acesso aos processos e contextos da sociedade. Costumo dizer que a maioria das pessoas com deficiência não tiveram a mesma oportunidade que quem não tem deficiência teve de participar dos grupos, e por isso apresenta um déficit social e dificuldades de se incluir e trabalhar em grupo.

Desde 2004 o movimento de contratação aumentou devido as fiscalizações do Ministério do Trabalho e das Superintendências Regionais do Trabalho, assim, as pessoas preparadas para ingresso no mercado de trabalho que se enquadram nas exigências de contratação das empresas já estão trabalhando.

Então, a necessidade de capacitar e preparar as pessoas com deficiência para o trabalho está aumentando a cada ano. Muitas empresas já formataram programas de capacitação para estes profissionais: SERASA, Febraban, TOTVS, dentre outras.

Todos os programas com as suas especificidades e desafios. De toda forma, além de reforço escolar, as pessoas com deficiência precisam de desenvolvimento de comportamento, os dois módulos contemplam um programa de capacitação que de fato prepara os profissionais com deficiência para os desafios do mundo corporativo.

Reforço escolar: aulas de matemática, língua portuguesa, inglês, informática, conhecimentos gerais.

Observação: procure uma instituição de ensino credenciada pelo MEC. Muitos cursos de capacitação promovem além o reforço escolar um supletivo e diploma de conclusão.

Desenvolvimento comportamental: desenvolva o comportamento e atitude da pessoa pela sua inclusão, adequando comportamentos aos esperados pelo mercado de trabalho.

Observação: faça parceiras com empresas e/ou consultorias que entendam e tenha experiência com inclusão e desenvolvimento de pessoas.

Dicas para elaboração de um programa de capacitação de profissionais com deficiência:

1- Elabore um programa de capacitação contemplando as necessidades de desenvolvimento para ingresso na empresa;

2- Desenvolva um processo seletivo para formação do grupo capacitado, considerando o perfil das pessoas de acordo com o conteúdo programado para aproveitamento do investimento;

3- Durante o processo de capacitação, no módulo de desenvolvimento comportamental, analise perfil individual e direcione as pessoas para as áreas;

4- Inclua no processo de capacitação contato com a empresa e o negócio desenvolvido para que a integração seja consolidada antes do ingresso na empresa.

"Capacitar pessoas com deficiência é contribuir para a inclusão de forma responsável e efetiva!"

CAROLINA IGNARRA carolina@movimentoincluir.com.br (http://www.movimentoincluir.com.br)

Carolina Ignarra é referência em inclusão de profissionais com deficiência nas organizações Seu trabalho tem foco na mudança cultural para a aceitação das diferenças das pessoas com deficiência no trabalho e na sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário