quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Você é uma pessoa assertiva ?


VOCÊ É UMA PESSOA ASSERTIVA?
PUBLICAÇÕES/PAPO PSI - 13/2/2007 21:09 by Envie uma mensagem do Yahoo Messanger para o autor Webmaster
No dicionário Aurélio, a palavra assertiva significa afirmação, ou seja, para uma pessoa ser assertiva ela precisa ter uma postura afirmativa. É importante não confundir o termo assertivo com acerto, que está relacionado com ato ou efeito de acertar.
Quando conversamos com as pessoas, nós emitimos três tipos de comportamentos diferentes: somos agressivos quando desrespeitamos, xingamos, ironizamos, causando uma forte impressão negativa e mais tarde nos arrependemos; somos passivos quando não dizemos o que pensamos e não colocamos nossa opinião, buscando a resposta apropriada depois que a oportunidade passou [eu devia ter dito... ou eu devia ter feito...], gerando sentimentos de insegurança, ansiedade e insatisfação.
Essas duas primeiras categorias de comportamentos provocam sensações desagradáveis e são associadas a diversos problemas no relacionamento interpessoal, bem como, a problemas que afetam a saúde como tristeza, estresse ou ansiedade, conseqüências de não falarmos o que queremos ou o que pensamos.
A terceira forma, de agir se chama comportamento assertivo. A pessoa que consegue agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade elevada, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios, é considerada assertiva.
Quando somos assertivos nos sentimos bem pela convicção de termos feito aquilo que acreditamos e achamos justo, considerando nossos interesses pessoais e, ao mesmo tempo, respeitando os direitos das outras pessoas. A assertividade não deve ser confundida com egoísmo, que é um comportamento visando apenas a vantagem de quem o faz e não considera os direitos dos demais.
As atitudes assertivas são compostas por: olhar nos olhos; manter um tom de voz apropriado [nem muito alto, nem sussurros]; gestos e posição do corpo são direcionados a quem nos ouve [sem gestos exagerados nem corpo rígido]; o conteúdo da conversa deve ser respeitoso, porém firme, escolhendo lugar e hora apropriada.
É necessário ficarmos atentos a algumas pessoas insatisfeitas com atitudes assertivas [principalmente as que não respeitam nossos direitos], pois elas se empenharão em nos manipular para sermos passivos ou agressivos. Não devemos ceder a essas pessoas, devemos manter a firmeza.
Aparentemente é muito difícil reunir todos esses componentes, mas essas ações surgem naturalmente quando somos assertivos, já que ficamos a vontade por dizer o que pensamos e sentimos sem agredir ou ser agredido.
A assertividade não é uma fórmula mágica para uma vida perfeita, mas é uma característica bastante valorizada e saudável. No meio organizacional, acadêmico e na vida social facilita nossas relações e o trabalho com as pessoas, graças às ações mais diretas e objetivas que a assertividade propicia.
Aqueles interessados em aprender o comportamento assertivo podem fazer um treinamento com um psicoterapeuta cognitivo-comportamental. Esse trabalho é feito no consultório e estendido na prática do dia-a-dia através de exercícios, no qual o cliente é orientado pelo terapeuta passo a passo a se comportar assertivamente. As conseqüências deste trabalho aparecem com a diminuição da ansiedade, a melhora da auto-estima e o melhor relacionamento com as pessoas, tanto na profissão como com amigos e familiares.
Contribuição: CRP13
Texto de responsabilidade do autor.
Glauco Barbosa de Araújo
Psicólogo Clínico Cognitivo-Comportamental
Pós-Graduado em Psicologia Cognitivo-Comportamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário