segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma cronologia do aprendizado nas empresas

Dos anos 30...




1938



John Dewey divulga o conceito de aprendizado ativo em seu livro Experiência e Educação, no qual defende que o conhecimento deriva da experiência.





Anos 40 - Momento 1



Uma série de conferências na Fundação Macy, de Nova York, com a participação de Margaret Mead, Gregory Bateson e Lawrence Kubie, difunde o conceito de raciocínio sistêmico. Os cientistas defendem que o aprendizado depende de uma visão do conjunto e das inter-relações entre fatos e ações.





Anos 40 - Momento 2



O psicólogo escocês Kenneth Craik cria o termo "modelos mentais", mais tarde introduzido no Massachusetts Institute of Technology, o MIT, por Marvin Minsky e Seymour Papert.



Esses modelos são idéias profundamente arraigadas, generalizações ou mesmo imagens, que influenciam o modo como uma pessoa encara o mundo e age.





...Aos anos 60



1946



Kurt Lewin, teórico fundador da psicologia social moderna, propõe os conceitos de tensão criativa e de dinâmica de grupo. Para Lewin, a tensão que surge quando as condições não ajudam a alcançar o seu objetivo força a pessoa a ser mais criativa.





1960



Sai o livro O Lado Humano das Empresas, de Douglas McGregor. O autor diz que as idéias sustentadas pela direção de uma empresa determinam o caráter da organização e a qualidade dos seus futuros administradores.





1961



Jay Forrester lança Industrial Dynamics (Dinâmica Industrial). A partir da aplicação do conceito de dinâmica de sistemas, nos quais todas as causas e efeitos se inter-relacionam, o livro descreve as turbulências em uma cadeia de produção industrial.





Dos anos 70 até hoje



1979



O consultor Charlie Kiefer, o artista e pesquisador Robert Fritz e Peter Senge criam o seminário Liderança e Domínio, que se torna o foco da empresa de consultoria recém-criada por eles, a Innovation Associates.





1984 a 1985



Pierre Wack, da Royal Dutch/Shell, parra um ano sabático na Harvard Business School e escreve dois artigos sobre como a análise de cenários pode ser uma atividade de aprendizagem, uma vez que estimula a reflexão e afasta os vícios de raciocínio. A Royal Dutch/Shell foi uma das primeiras empresas a usar na prática o conceito de learning organization.





1989



Fundado no MIT o MIR o Center for Organizational Learning, tendo como diretor Peter Senge e como consultores principais Ed Schein, Chris Argyris, Arie de Geus, Ray Stata e Bill OBrien.





1990



É publicado A Quinta Disciplina, de Peter Senge. O livro se baseia em conceitos como o compartilhamento de objetivos comuns e a aprendizagem em grupo.





1994



A Quinta Disciplina - Caderno de Campo é lançado. Organizado por Senge, os autores do livro incluem Charlotte Roberts, Rick Ross, Bryan Smith e Art Kleiner.





1995



Trabalhando em conjunto com Dee Hack, o Center for Organizational Learning inicia um processo de dois anos que culmina com a criação do grupo internacional Society for Organizational Learning, tendo Peter Senge como presidente.





1999



Lançado o livro The Dance of Change (O Jogo das Mudanças).





16/06/1999 00:00
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0690/noticias/uma-cronologia-do-aprendizado-nas-empresas-m0048559

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