quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O valor do bem-estar

Marcelo Cardoso, da Natura, eleito o Profissional do Ano, afirma que o sucesso empresarial está na valorização dos colaboradores.



Por Rômulo Martins



Estamos na era do relacionamento (presencial e virtual). O que sempre moveu o homem se revela um achado em pleno século 21. Não para a Natura, empresa brasileira de cosméticos presente em sete países da América Latina e na França. Foi à “qualidade das relações com os stakeholders” que Marcelo Cardoso, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da companhia, atribuiu a conquista do Prêmio VOCÊ RH - o Profissional do Ano.



Formado em Administração de Empresas, com MBA em Varejo pela Universidade de São Paulo e pela Kellogg-Northwestern (Chicago), Cardoso atuou na GP Investimentos e foi presidente regional da DBM, consultoria especializada na gestão do capital humano. Desde 2008 está na Natura, que registrou lucro líquido de R$ 683,9 milhões em 2009, 32,1% superior ao ano anterior. Ao Empregos.com.br, o executivo fala sobre retenção de talentos, geração Y, sucesso empresarial e sustentabilidade, causa nobre da companhia.



Empregos.com.br - Como recebe o Prêmio VOCÊ RH - o Profissional do Ano?

Marcelo Cardoso - Ser reconhecido como profissional de recursos humanos, por profissionais da área e, inclusive, por ex-clientes, é motivo de grande orgulho e alegria para mim e todos de nossa equipe de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade. É um reconhecimento que reforça nosso investimento em entusiasmo e empenho, no aprimoramento da qualidade de nossas relações com stakeholders e na manutenção de nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.



Empregos.com.br - Quais as práticas da Natura para motivar os colaboradores e, assim, reter talento, o grande gargalo das organizações?

Cardoso - Estamos empenhados no desenvolvimento da qualidade das relações. A gestão de relacionamentos, aliás, é um dos pilares de nossa empresa. Formamos profissionais internamente de acordo com nossa essência e cultura organizacional em todos os países nos quais atuamos, porém mantemos sempre o respeito pelas particularidades regionais.



Empregos.com.br - O relacionamento nas redes sociais hoje é forte. E os jovens estão em peso nelas. Existe alguma prática da Natura no meio digital para entender, gerir e buscar os talentos da geração Y?

Cardoso - Os jovens da geração Y conseguem assimilar conteúdos com muita facilidade. Ao invés de processos longos, optamos por dinâmicas curtas e objetivas, pois, segundo afirmam estudos de universidades americanas, esse público não consegue ficar centrado no mesmo tema por mais de sete minutos. No ambiente web buscamos identificar talentos pelo grau de autoconhecimento, visão de mundo, nível de empreendedorismo e postura de protagonista.



Sem citarmos o nome de nossa empresa, no ano passado, fizemos a seleção dos trainees pela internet. O programa foi inspirado na maneira como nos relacionamos com os stakeholders: uma relação marcada pelo encantamento com o outro. O processo recebeu mais de 12 mil inscritos, que participaram de atividades virtuais durante um mês. A revelação do nome Natura aconteceu somente no dia do enceramento das inscrições.



Empregos.com.br - A Natura carrega em seu bojo a bandeira da sustentabilidade. É tarefa fácil cumprir as leis brasileiras ambientais?

Cardoso - Consideramos a atual lei brasileira sobre os temas que envolvem o uso sustentável da biodiversidade inconstitucional. Ela não define regras claras para acesso e repartição de benefícios. Fere a livre iniciativa, não protege os direitos de comunidades indígenas e tradicionais, tampouco promove um ambiente seguro para pesquisa e desenvolvimento.



Ainda assim, somos reconhecidos por nossa busca constante em incorporar a sustentabilidade ao dia a dia dos negócios. Investimos continuamente na identificação e compreensão dos desafios socioambientais de nossa época, a fim de transformá-los em oportunidades de negócios que gerem e distribuam benefícios para todos. É nessa perspectiva que fizemos a opção estratégica de, sempre que possível, buscar unir de forma inovadora a ciência e o conhecimento tradicional para pesquisar e transformar a riqueza da biodiversidade em novos produtos e conceitos.



Empregos.com.br - Como a área de gestão de pessoas da Natura enxerga a sustentabilidade do próprio negócio?

Cardoso - A sustentabilidade é uma diretriz de nosso planejamento estratégico. Incluímos também indicadores socioambientais em nossas metas. Queremos ser inovadores em torno das demandas sociais e ambientais relevantes no presente e no futuro, em todos os países onde atuamos, e estamos atentos aos riscos e às oportunidades que envolvam as mudanças climáticas, as desigualdades sociais e a limitação dos recursos naturais.



Nosso compromisso com a questão ambiental é marcado pela crença de que a perenidade do nosso negócio passa necessariamente pela redução dos nossos impactos e de toda a nossa cadeia produtiva. A cada dois anos, realizamos uma reflexão sobre os aspectos mais relevantes para o negócio e também para os nossos públicos. Os desdobramentos das ações relacionadas aos temas prioritários são reportados por meio do Comitê de Sustentabilidade à alta administração.



Empregos.com.br - O sucesso empresarial tem a ver com boa imagem no mercado, marketing e publicidade ou com conhecimento, visão estratégica, sorte?

Cardoso - Acreditamos que o sucesso empresarial tenha a ver com todos estes elementos, mas há outros fatores muito mais importantes, como a construção de nossa história. Ao longo de 40 anos sempre fomos referência na área de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal. O sucesso da Natura está na valorização dos seus colaboradores, que levam aos consumidores produtos que promovem o bem-estar.

http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/noticias/valor-do-bem-estar.shtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário