segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

“Gestão por confiança: consistência, transparência e coerência” será tema de palestra de Ruy Shiozawa

Parte da programação oficial do 13º Congresso Nordestino de Gestão de Pessoas (CONORH-PE) e 7º Congresso de Gestão de Pessoas em Pernambuco (CONGEPE), a palestra “Gestão por confiança: consistência, transparência e coerência”, de Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work®


A visão estratégica que valoriza os talentos internos das empresas por meio de ações de gestão de pessoas e que reposiciona as as organizações no mercado será destaque do 13º Congresso Nordestino de Gestão de Pessoas (CONORH) e 7º Congresso de Gestão de Pessoas (CONGEPE), promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Pernambuco (ABRH-PE). O evento, considerado um dos mais importantes da área de recursos humanos no Nordeste, acontece de 13 a 15 de setembro, no Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco (PE). Um dos principais especialistas brasileiros em ambiente de trabalho, Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil, ministrará a palestra Gestão por confiança: consistência, transparência e coerência, na terça-feira (14/9), às 11 horas.

Convidado a discorrer sobre o tema principal do congresso, Shiozawa enfocará a contribuição das ações de treinamento e desenvolvimento profissional na construção de um excelente lugar para trabalhar. “As pesquisas conduzidas há 14 anos pelo Great Place to Work® demonstram, a partir de dados coletados em 45 países, que as Melhores Empresas para Trabalhar têm produtos e serviços com qualidade superior à dos concorrentes; essa excelência está estreitamente ligada ao fato de os gestores colocarem as pessoas no centro da missão e da estratégia de negócios da companhia”, ressalta o executivo. Segundo o especialista, a análise de ambientes corporativos mostra que é preciso reforçar cada vez mais o investimento em gestão de pessoas e na formação de líderes. “Mais produtivas e lucrativas, as empresas com boas práticas de gestão de pessoas reúnem conhecimento e ferramentas próprias que transformam o ambiente de trabalho em um poderoso diferencial competitivo”, conclui o especialista.

Em busca de uma nova cultura

Com o tema central “gestão de confiança”, o CONORH ABRH-PE vai debater alternativas para uma cultura corporativa mais humana, baseada em valores e no respeito às pessoas. A proposta do evento é criar um ambiente para compartilhar experiências que possibilitem aos executivos levantar questões sobre as diversas visões e cenários na gestão de pessoas. Além disso, discutir qual é o segredo das Melhores Empresas para Trabalhar – como elas conseguem desenvolver um melhor ambiente corporativo que gera produtividade; melhor desempenho financeiro; e maior satisfação dos clientes.

Empresa internacional que há mais de uma década estuda o ambiente corporativo, o Great Place to Work® Inc. – que conduz a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em 45 países – avalia a cada ano, no mundo, cerca de 5 mil empresas instaladas e mais de 10 milhões de funcionários. A relação de confiança é a essência comum que molda o tecido organizacional das organizações que se destacam na pesquisa. O entendimento dos pilares desta relação gerou o Modelo Great Place to Work®, construído a partir de duas visões complementares: o Trust Index© e o culture Audit©. O Trust Index© – ou Índice de Confiança – é extraído a partir do questionário respondido pelos funcionários. As respostas são agrupadas em cinco Dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.

As Dimensões explicam o que é um excelente lugar para trabalhar na visão dos funcionários: um lugar onde você confia nas pessoas para quem trabalha; tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha. O culture Audit© é obtido a partir da análise de 9 Práticas culturais, descritas em um segundo questionário, respondido pela empresa, que permite compreender o que é um excelente lugar para trabalhar na visão da liderança: é uma organização que atinge seus objetivos; com pessoas que dão o melhor de si; e que trabalham em equipe. A força deste método está em analisar integradamente a visão dos funcionários e a visão da liderança.

Ruy Shiozawa

Engenheiro de Produção e mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Ruy Shiozawa possui especializações nas escolas de negócios Wharton (Filadélfia, EUA), AOTS (Japão) e IESE (Espanha). O executivo foi diretor de Pré-Vendas e Relacionamento com Clientes na Telefônica Empresas, além de ter atuado como vice-presidente e diretor-executivo em empresas como GVT (telefonia fixa), ATL (atual Claro, telefonia celular), Banco Popular do Brasil, Grupo VR (serviços financeiros), Heublein (atual Diageo) e Dow Química. Responsável pela montagem e desenvolvimento de grandes equipes, Shiozawa foi eleito Executivo de TI do Ano, em 2002, e recebeu seis outros prêmios nacionais e internacionais. Palestrante em inúmeros eventos no Brasil, Argentina e Inglaterra, foi colunista em diversas publicações especializadas em negócios, gestão e tecnologia. É autor do livro “Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação”, da Editora Atlas.

Great Place to Work®

Fundado nos Estados Unidos há mais de uma década – por Robert Levering e Amy Lyman – o Great Place to Work®, empresa global especialista em ambiente de trabalho, conduz a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em 44 países. O resultado da pesquisa é baseado na avaliação do nível de confiança dos funcionários, em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem e nas 9 Práticas culturais de gestão de pessoas das empresas.

Do ponto de vista da liderança, um great place to work é uma organização que…

1. Atinge seus objetivos (Inspirando seus colaboradores; Falando a verdade

com todos; Escutando com sinceridade);

2. Com pessoas que dão o melhor de si (Agradecendo o bom trabalho; Desenvolvendo pessoas e profissionais; cuidando dos indivíduos):

3. E trabalham em equipe (Contratando com foco na cultura; Celebrando as conquistas; Compartilhando os resultados),

… em um ambiente de Confiança

Com a missão de construir uma sociedade melhor, ajudando as empresas a transformar o ambiente de trabalho, o Great Place to Work® acompanha de perto as tendências no campo da gestão de pessoas em todos os países em que atua e oferece serviços de consultoria, pesquisas de ambiente organizacional, palestras, seminários e eventos. Fundado no Brasil por José Tolovi Jr. – atual CEO Global do Great Place to Work® Inc. –, o Great Place to Work® desenvolve no País as seguintes pesquisas: Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil; Melhores Empresas para Trabalhar – TI & Telecom; Melhores Empresas para Trabalhar – Rio de Janeiro; Melhores Empresas para Trabalhar – Campinas e Região; Melhores Práticas; Melhores Empresas para Trabalhar – Executivos; Melhores Empresas para Trabalhar – Ceará; Melhores Empresas para Trabalhar – Agências de Comunicação; Melhores Empresas para Trabalhar – Goiás; Melhores Empresas para Trabalhar – Paraná; Melhores Empresas para Trabalhar – Região Sul; Melhores Empresas para Trabalhar – América Latina; As Maiores entre as Melhores empresas para trabalhar no Brasil; e Melhores Empresas para Trabalhar – Global. Mais informações: www.greatplacetowork.com.br e www.gptw.com.br.

DOM, 12 DE SETEMBRO DE 2010 13:11 BETÂNIA LINS


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