terça-feira, 8 de junho de 2010

Compartilhando experiências

Empresas Familiares 2009 | Gustavo e Adriana Cisneros
Compartilhando experiências

A seção de perguntas para a família Cisneros foi conduzida por John Davis e José Salib Neto, CKO da HSM, e aprofundou temas já levantados durante a apresentação sobre a experiência na condução da sucessão da empresa.
John Davis – Adriana, como a próxima geração se beneficiará do trabalho e das mudanças que você está fazendo?
Organizar a família em termos de sucessão. Eu precisava ser pró-ativa, mas foi crucial trazer alguém de fora para iniciar esse trabalho que pode ser complicado por ter pessoas da família e emoções diferentes. Essa pessoa externa tem como neutralizar emoções e colocar tudo nos trilhos. E é preciso saber a diferença entre ser proprietário da empresa e ser funcionário da empresa. Eu recomendo às próximas gerações que voltem aos bancos das faculdades. Há cursos especiais para pessoas como nós, de empresas familiares, em Harvard, por exemplo.

John Davis – Gustavo, qual o seu conselho para a geração mais jovem?
Cada geração é diferente. Eu fui criado para dizer “sim, papai” e ela já foi educada para perguntar “por que, papai?”. Dar conselhos é fácil. Acho que passar tempo na empresa é importante. Ir um dia durante as férias de verão, ajudar em algo, ir de vez em quando, para conhecer aquilo. Mas tem de encontrar o seu norte, pois trabalhar na empresa de sua família é um trabalho de 24 horas por sete dias da semana, e sempre há reclamações. É bom identificar se quer ser o proprietário ou o executivo. Se quer ser o proprietário apenas, estude, procure entender a empresa e tal, mas não entre na parte operacional, se não quiser mesmo, pois se trabalha demais.

José Salib Neto – Adriana, como separar negócios de família nos almoços de domingo?
É difícil. Quando se é finalmente aceita como a líder, eles não pensam mais em você só como uma pessoa da família. Mas meu pai sempre disse: “Defenda seu fim de semana”. É preciso, para passar tempo com meu marido e filhos.


HSM Online
20/05/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário