segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Revolução dos Campeões - Shinyashiki

Não pude ir na palestra então fiz uma pesquisa sobre o tema.
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  Ter colaboradores motivados é um dos principais desafios das empresas modernas. Um dos caminhos para atingir esse objetivo é mostrar aos profissionais a importância de evoluir e se aprimorar sempre. Na palestra “Revolução dos Campeões”, Roberto Shinyashiki apresenta conceitos e técnicas que ajudarão gestores e analistas de Recursos Humanos a despertar em seus colaboradores o espírito de equipe e o comprometimento necessário para o sucesso de qualquer organização.
   
  1. Os desafios das empresas modernas2. Os desafios do profissional campeão: ele sabe que o campeonato nunca acaba, pois a vida é um torneio permanente
3. Produtividade: a capacidade de transformar resultado em resultados
4. Inovação: a capacidade de revolucionar o seu trabalho e a empresa
5. As competências dos profissionais campeões
6. A verdadeira trajetória do campeão
7. O sentido da vida
   
  Roberto Shinyashiki é médico psiquiatra, com pós-graduação em Administração de Empresas (MBA - Universidade de São Paulo) e doutorado em Administração e Economia (Faculdade de Administração e Economia - USP). Autor de diversos best-sellers, dentre eles: “Sem Medo de Vencer”; “A Revolução dos Campeões”; “O Sucesso É Ser Feliz”; “Os Donos do Futuro”; “Você, a Alma do Negócio”; “O Poder da Solução”; “Heróis de Verdade”; “Tudo ou Nada” e “Os Segredos dos Campeões”. Já vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares.
   
  08h30 - Credenciamento
09h às 09h30 - Café da Manhã
09h30 às 10h - Boas-vindas do presidente do Grupo Educacional Impacta Tecnologia - Sr. Célio Antunes de Souza
10h às 11h30 - Palestra " Revolução dos Campeões"
11h30 - Sorteio
   


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Resenha: A revolução dos campeões  

O texto do clássico A Revolução dos Campeões foi revisto e atualizado!
Aqui você vai encontrar informações fundamentais para construir uma carreira de sucesso em uma época de hipercompetição. Ser bom não é mais suficiente hoje: temos de procurar  nos tornar os melhores em nossas atividades.

Aqui você encontrará respostas para perguntas essenciais ao seu desenvolvimento profissional: Como ser um campeão? Quais competências desenvolver? Como chegar ao topo? É possível um profissional ético dar certo em sua carreira? Por que trabalho tanto e não consigo os resultados que desejo? É possível ter sucesso sem destruir a minha vida?

Neste livro, você descobrirá como alimentar o campeão que existe dentro de você, capaz de revolucionar a própria vida, o destino das empresas e o rumo da sociedade!

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Resumo 1 : A revolução dos campeões

A administração é um fator variável, sofre um processo de mutação constante, isso para se adaptar, enquadrar, à necessidade não só dos nossos dias, como também para os dias vindouros.


Antigamente a administração se enquadrava perfeitamente a época, mas hoje seria totalmente inadequado pois estamos em uma nova era, vivenciado um outro quadro social, seria, pode-se assim dizer, um suicídio premeditado.

O que  é tido certo, hoje, daqui a um mês já pode estar errado.

Essa nova era está repleta de trabalhadores esperando oportunidade de demonstrar as suas habilidades e quem não estiver preparado para essa competição será “pisoteado” pelos demais.

A idéia de que vivemos em um clima de competição aborrece muita gente, o que é normal, mas quem não tiver mentalizado que a competição é um fator de sobrevivência será um perdedor e não um campeão. Então em vez de reclamar deve-se batalhar, melhorar produtos, aprimorar o atendimento e, principalmente, renovar.

A empresa é o retrato de seu líder, ou seja, é o reflexo de suas ações. Se o líder for organizado, for criativo a empresa também assim o será.

A empresa depende diretamente de seus líderes, para ela crescer seus líderes têm de crescer primeiro. E para uma empresa permanecer viva deve estar em crescimento permanente. O que normalmente impede as empresas de crescer são os hábitos e costumes de seus líderes, o que certamente ocasionará a “morte” da empresa. Esses hábitos e costumes devem ser reavaliados pelos líderes, para que possam administrar com maior convicção, mas o mais importante do que reavaliar os costumes e hábitos é o desejo e comprometimento com a mudança.

O administrador que anseia pelo sucesso, pela consideração de seu trabalho, é acima de tudo dedicado. Tem prazer em trabalhar ou fazer negócios, sempre pensa no que pode oferecer e não se o que ofereceu já esta bom.

Agrega valores e desenvolve o maior número possível de habilidades, torna-se um profissional polivalente.

Uma das características do Administrador campeão é ter uma visão futura, é enxergar antes dos outros, o que lhe permite planejar e ter estratégias e principalmente colocá-las em prática, pois uma boa estratégia não é nada até que se realize.

O campeão não tem vergonha do que fez até chegar ao nível que está, muito pelo contrário, tem orgulho, pois tudo contribuiu para a sua formação profissional.

Criar uma empresa campeã é um trabalho árduo, porém, gratificante.

O empresário deve se dedicar ao máximo à empresa, deve ter certeza dos passos que está dando, deve ser confiante e ter fé me si próprio. Deve planificar os gastos e verificar se é viável economicamente: toda empresa tem de dar lucro.
      
A empresa deve valorizar sua imagem, prezar pela qualidade de seus produtos, escutar e atender o que seus clientes tem a dizer e tratar seus colaboradores como uma família e não como meros empregados.

A empresa deve ser capaz de atualizar seus conceitos e manter-se bem informada conquistar seus aliados e seus trabalhadores serem profissionais no trabalho. Ser veloz e manter a excelência no que faz, ser ético e alerta às oportunidades. Não deve desperdiçar nada e deve estabelecer metas que sejam: claras, objetivas e motivadoras, precisam acenar com perspectivas de desenvolvimento para a equipe e quanto mais audaciosas e sedutoras melhor.

A empresa campeã é formada por todo um quadro de funcionários campeões, que exercem uma dependência mútua entre si. Onde cada parte contém o todo e o todo contém as partes. Ela trata o aspecto humano como o principal, criando um clima agradável e prazerosa para os funcionários. Fazendo com que todos tenham o mesmo sonho e os mesmos objetivos. Tendo na sua linha de frente (funcionários que tem contato direto com os clientes) profissionais capacitados e com condições de trabalho.

As vitórias são obtidas por seres humanos e não apenas por planos e estratégias. Basta dizer o que se espera deles e eles farão exatamente o que lhes foi pedido.

A motivação em uma empresa campeã é ponto fundamental. Pessoas motivadas brilham. As pessoas são únicas e precisam ser tratadas assim, dispensando a atenção necessária à todos e não a um determinado grupo.

Como citado anteriormente  a empresa deve ter um sonho comum e seguir o trajeto para realizar este sonho. Não abandonar seus objetivos e estar ciente que a empresa precisa de você e de todos os outros trabalhadores unidos. 


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Revisão: A revolução dos campeões

A obra traz uma rara síntese: ao mesmo tempo que avalia a complexidade do momento atual, traça caminhos através dos quais é possível encontrar uma saída para os mais importantes dilemas da vida profissional. 

Em vez de analisar peças soltas, tenta chegar à raiz do problema: à dimensão humana do universo empresarial, aos homens e mulheres que habitam o planeta Terra e que são o verdadeiro combustível de toda e qualquer evolução. 

Mais do que nunca, o mundo profissional precisa ser discutido dentro da realidade humana que plasma suas premissas e objetivos. O autor entende que a organização é uma entidade intermediária entre os seres humanos. 

A maioria das pessoas entendem que o verdadeiro objetivo de uma empresa é a maximização do patrimônio (lucro). Se assim fosse, teríamos que concluir que a empresa é um bando de tolos que trocam oito horas do dia por um cheque no fim do mês tendo como meta fazer o patrão cada vez mais rico. 

No extremo oposto, há o conceito da empresa dever assumir um intenso papel de responsabilidade social. Sua definição deve evoluir para a integração entre os seres humanos que ali trabalham, os quais, somando qualificações, eliminando falhas e multiplicando talentos, juntam-se para realizar um empreendimento que contribui para a humanidade e o universo. O lucro, indispensável ao crescimento do empreendimento, é mera consequência. 

Nesses em anos em que a sociedade se consolidou com base em estruturas empresariais, paradigmas do século passado continuaram a ser usados exatamente como em sua origem. Aumenta-se a expectativa de vida, mas não se aumenta o nível de felicidade pessoal. 

A empresa da virada do século XX ainda tem semelhanças na área humana e organizacional, com a empresa do século XIX. A moderna e robotizada indústria eletrônica é semelhante aos engenhos de aúcar da época da escravidão. Os vícios de comportamento que criaram os primeiros gigantes persistem de modo concreto até hoje. Na maioria das empresas acredita-se que as pessoas devam ser controladas; que o poder é proporcional ao número de subordinados; que é necessário fundar verdadeiros feudos para garantir esse poder de forma mais eficaz. 

A diminuição de níveis em nossa arquitetura organizacional, a troca de tarefas por processos, a ocupação intensiva da máquina eletrônica, o baixo crescimento do mundo, o dinheiro escasso e caro, a incerteza dos mercados, a absoluta volatilidade dos padrões de concorrência farão com que, obrigatoriamente, grandes e médias empresas seja geradoras de um consistente contingente de desempregados. A crise poderá ser geral: os desempregados se verão deprimidos pela própria situação e os empregados olharão o futuro com medo e culpa pelo que aconteceu a seus colegas. 

O ser humano tem de ser elevado à categoria de prioridade no. 1, com a preocupação de prepará-lo psicologicamente para os momentos de incertezas, retirando-lhe o manto da culpa e do medo, libertando sua força criadora e criando bases para uma motivação dinâmica e progressiva através dos tempos. É preciso conscientizá-lo de que vivemos hoje uma revolução. 

Os campeões analisados possuem atributos que os diferenciam dos demais. Grande parte de suas qualidades é oposta à dos perdedores. A essência destes está arraigada princípios e valores sólidos e estruturais que se confirmam ao longo do tempo: Confúcio, Platão, Sócrates, a Bíblia e o Alcorão trazem a verdadeira base dos campeões: crença, energia, paixão, persistência, estratégia, competência, e principalmente amor, moldam os verdadeiros campeões através dos séculos. 

Campeão será aquele que acima de tudo, for lúcido ara deixar penetrar em si a percepção dessas novas premissas, dotando-se de flexibilidade e humildade para recomeçar a cada momento, criando seu próprio futuro, em nova forma e conteúdo. 

O autor do prefácio, Marco Aurélio Ferreira Viana, termina dizendo que deve existir amor nas empresas, que a empresa triunfadora ama seus colaboradores, desenvolve e incentiva a afetividade entreos seres humanos. Deseja ele, que seus clientes quando morrerem, em seu Juízo Final não sejam somente ricos, mas tenham agregado valor. 


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