Recrutamento & Seleção – Profª. Jô Camargo
Assunto abordado: Perfil do profissional que trabalha na área de recursos humanos, em especial, o recrutador e selecionador.
Suas competências e suas responsabilidades são amplas e influem sobre a organização como um todo.
Em função da evolução acrescentou ao C-H-A o V- E então temos:
ð C = conhecimento -> teoria do assunto que me interessa
ð H = habilidade -> aprender e exercitar o conhecimento
ð A = atitude -> procurar onde aplicar o conhecimento e a habilidade
ð V = valores -> usar de orientação pessoal e regras estabelecidas
ð E = ética -> seguir as regras tendo como objetivo a organização e aquilo que ela acredita.
O perfil estudado abrangerá competências técnicas e comportamentais:
Competências Técnicas
Podemos considerar a aquisição de competências técnicas em Cursos de aperfeiçoamento e de experiências adquiridas com a prática.
· Comunicação (leitura gestual, escrita, vestimenta).
· Conhecer processos (inicio desenvolvimento, finalidade, objetivos, prazos...)
· Saber dar feedback e ser assertivo (antes, durante e principalmente, no depois do recrutamento)
· Ser analítico (analisar todos os dados e interpretar os resultados)
· Ferramentas (saber escolher como, onde, de que forma dar-se-á a entrevista)
· Senso de urgência (analise do tempo, metas, objetivos -> prazos a cumprir)
· Técnica de negociação (argumentação, persuasão -> convencer/influenciar).
§ Saber entender o que voce mesmo falou para influenciar o outro
Competências Comportamentais
Fazem parte da personalidade do recrutador
· Dinâmico
· Observador
· Objetivo
· Saber ouvir (analise)
· Visão sistêmica -> visão geral do sistema da organização onde está inserido (missão, visão, valores, processos e pessoas).
· Imparcialidade -> cuidado para não mudar ou impactar demais o clima organizacional. Seja imparcial que é diferente de frio!!
· Criticidade -> não aceitar tudo o que se fala senso de analise e observação
Para cada competência que quero adquirir tenho que passar pelo C.H.A.V.E.
Um dos requisitos do avaliador/recrutador é conhecer bem e utilizar a estatística: ser capaz de apresentar panoramas e/ou indicadores do processo de recrutamento, saber passar uma visualização do momento que o processo está passando.
Fazendo um ranking das competências que vimos, tanto técnicas como as comportamentais, por ordem de importância, nota-se que as mesmas sofrerão mudanças de ordem conforme o cenário onde o profissional está inserido. Ex: hoje se trabalha em uma empresa onde ser analítico é mais importante do que ter técnicas de negociação, amanhã este cenário poderá ser outro.
Outro ponto importante, saber diferenciar o briefing: o que é um cargo, função, tarefa, o que é função de staff e de linha. (denominações que devemos saber identificar e diferenciar)
Relembrando:
Briefing: um conjunto de informações passadas para o desenvolvimento de um trabalho. O briefing deve criar um roteiro de ação para ir em busca da solução que se procura... é como mapear o problema, e com pistas, ter idéias para criar soluções.
Tarefa: é a unidade do trabalho que requer certa habilidade mental ou física para ser cumprido
Cargo: é a posição que uma pessoa ocupa dentro de uma estrutura organizacional
Função: é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a um cargo.
As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas a eles indiretamente.
As quatro principais funções de staff são:
- Serviços
- Consultoria e assessoria
- Monitorização
- Planejamento e controle
SELECIONADORES duas categorias
§ os internos (célula que está dentro do RH)
§ os externos (consultoria externa. Ex: Catho, Manager...)
NOTAS:
Ø A forma correta de representação escrita de Recrutamento e Seleção: R & S
Ø Procrastinar = empurrar com a barriga.
Ø “Status Quo” : estado que se encontra naquele momento.
Ø Entrevista: diz a regra que começa pelo pessoal, acadêmico e profissional dando somente informações básicas sem aprofundamentos desnecessários.
Ø Lembrando: todo ser humano tem uma memória na sua essência que pode ser visual (memoriza pela visão), auditiva (memoriza pela audição) ou cinestésico (memoriza pelo toque, paladar ou olfato) -> totalizando os sentidos.Uma dessas memórias é sempre mais desenvolvida do que a outra.
Ø Empático -> saber colocar-se no lugar de outro individuo (entendo a situação do outro mas não estou vivenciando a mesma situação). Para ser empático, não há técnicas porém existem exercícios (Clima de Rapport -> criação de um clima alegre ou nervoso)
Dicas importantes
v Muito mais importante do que saber atrair talentos é reter esses talentos. Todo recrutador tem que pensar em reter, tendo em foco não só o micro ambiente (organização) como também o macro ambiente (oportunidades das outras empresas, cenários externos, oferta e procura)
v O gestor irá operacionalizar todo o processo de recrutamento:
v Top of mind = Primeiro na mente. São produtos e serviços que tem um bom marketing. Ex: quando pensamos em sabão em pó, logo nos vem a cabeça a marca OMO.
v Os 8 p’s inspirados nos 4 p’s do marketing: preço, praça, produto, promoção, pesquisa, processo, pessoa, planejamento.
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