Fonte: Ana Laura Martinez : contato@psicologiaribeiraopreto.com.br
Você já deve ter ouvido falar algumas vezes que hoje em dia não basta que o colaborador detenha o conhecimento técnico em relação às atividades que irá desenvolver e que as empresas têm valorizado cada vez mais pessoas flexíveis, de fácil contato interpessoal e com facilidade para trabalhar em equipe.
Mas que mudanças históricas são estas?
O grande foco no trabalho em equipe faz com que a empresa busque pessoas que tenham facilidade para ouvir críticas, bem como para oferecer sugestões criativas, além daquelas que lidam melhor com frustrações e com conflitos interpessoais.
E assim, as competências comportamentais passam a ser requisito necessário para que o profissional possa se inserir no mercado de trabalho.
O que são competências comportamentais?
Competências comportamentais são aptidões ou facilidades que a pessoa tem em relação a determinados comportamentos ou condutas, sejam ligadas a si próprio ou ao outro.
Assim, uma pessoa pode ter aptidão para ouvir o outro e, desta forma, poderá ser uma boa atendente, por exemplo.
Ou ainda, uma pessoa pode ter facilidade para gerenciar conflitos e ser empática, além de possuir boa capacidade de persuasão. Desta forma, ela poderá ter grandes chances de se tornar uma líder, já que estes são alguns dos requisitos mínimos para uma boa liderança.
Assim, cada cargo possui uma série de competências comportamentais desejáveis que, normalmente são descritas e avaliadas por um psicólogo organizacional no início do processo de seleção.
Existe uma série de instrumentos que o psicólogo utiliza para avaliar tais competências, algo que é feito a partir de critérios e processos estabelecidos a priori.
Assim, é muito importante que o empregador esteja ciente de que não basta uma entrevista para que estas competências sejam avaliadas e, principalmente, que a seleção precisa ser feita por um profissional devidamente qualificado.
Abraços e até semana que vem.
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