quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Qual a tua obra RH!?" Resgate o Propósito!!!


03-08-2012

O tema motivação já se tornou recorrente nos projetos solicitados pela mais diferentes organizações, apontando para o fato de que as pessoas têm aparente dificuldade de encontrar motivos para o seu trabalho! Umarazão de estar ali, de fazer o que se faz! Porém, proponho o seguinte questionamento:será a falta de "motivos", ou de reconhecer o seu propósito!?


As organizações têm seus nomes definidos por sua Razão Social, quer dizer, sua causa e motivopara com a sociedade, sobre o que ou como pretendem agir, criar ou transformar. Seus nomes, portanto, descrevem ou apontam para seu propósito! Agora, e as pessoas, os profissionais que habitam e dão vida a estas organizações!? Está claro para elas qual é o seu propósito!? 
Em 2011, tive a oportunidade de participar de uma série de projetos envolvendo uma nova visão, ou abordagem, sobre organizações, conhecido como Business Model Generation. A proposta é a de compreender a dinâmica dos negócios ou empreendimentos a partir de nove elementos, como diferentes dimensões, envolvendo desde a identificação dos Segmentos de Clientes e o Relacionamento com estes através de certos Canais, passando pela Proposta de Valor eAtividades-Chaves, até as PareriasRecursosCustos e  Fontes de Receita.
Nesta aprendizagem, o que mais me chamou a atenção foi a relação entre Proposta de Valor eAtividades-Chaves! Estamos acostumados a compreender nosso trabalho como uma série de tarefas, cumpridas dentro de um cronograma determinado, que culminam num já esperado resultado... Porém, a verdade é que esta descrição traduz apenas nossas atividades, e não o nossopropósito!
Proposta de Valor diz respeito ao propósito do trabalho de uma pessoa, equipe, ou mesmo de uma organização. Um exercício interessante de se fazer com a equipe é este: relacione as ativides-chaves realizadas, o trabalho por ele mesmo, cada pequena ação. Então, convide a equipe a refletir não sobre a atividade, mas sobre seu impacto na vida dos clientes, sejam eles internos ou externos! Provoque, questione! Qual o efeito de seu trabalho no dia a dia das outras pessoas!?
Risa Alimentos reuniu sua equipe de RHpara provocar esta reflexão! No encontro que ocorreu no dia 13/07, após conhecer e dialogar um pouco sobre a Filosofia Apreciativa aplicada ao Trabalho, propomos este desafio ao grupo. O resultado foi fantástico! Perceber o valor do seu trabalho é como resgatar o significado de obra, daquilo que construímos através dos nossos talentos e eforço!

Não acredito que as pessoas precisem apenas de "motivos" ou mesmo recompensas para realizar um trabalho valoroso. Tenho a certeza de que quando fica claro o propósito do que elas fazem, e seu impacto na vida das outras pessoas, um compromisso e engajamento surge, de maneira natural.
Parte de nossa missão é, portanto, resgatar este propósito, valorizando as pessoas que fazem acontecer!!!

Rafael Giuliano, acreditanto que "a essência do propósito é o de se fazer aquilo no que se acredita, e que faça bem a alguém, além de mim mesmo!" (RG)

Um comentário:

  1. Excelente blog. Ótimas informações.

    Obrigada por compartilhar.

    Val
    www.crieartezzanato.blogpost.com

    ResponderExcluir