quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como vencer a procrastinação?


12-01-2012

Especialista em produtividade dá a dica para deixar a preguiça de lado e fazer sua empresa crescer

Editado por Priscila Zuini, de 

Respondido por Christian Barbosa, especialista em produtividade
O primeiro passo para vencer a procrastinação é entender que procrastinar, ou adiar, é uma característica humana. Todo mundo procrastina alguma coisa em algum momento na vida. Pode ser uma coisa chata ou até o simples ato de apertar o botão “snooze” do seu despertador logo pela manhã. Aceite isso e preocupe-se em combater a procrastinação prejudicial, pois a outra é natural.
O problema é quando a procrastinação começa a se tornar algo crônico e isso tira o resultado, consome seu tempo sem necessidade e faz você perder qualidade de vida. Na suapequena empresa, o efeito pode ser ainda mais desastroso.
Para vencê-la, existe uma série de técnicas, que estou estudando há exatos 22 meses para meu novo livro. Separei quatro coisas bem simples que podem ajudar a fugir da procrastinação e finalizar logo uma tarefa:
Em primeiro lugar, aloque um espaço de tempo na sua agenda para realizar a atividade longe de momentos de pico de trabalho (pode ser logo pela manhã, no fim do dia, almoço, etc).
Temos a tendência a adiar coisas grandes, por isso, quebre a tarefa em atividades menores, com no máximo 30 minutos de duração e distribua em diversos dias.
Peça ajuda, seja para fazer a atividade ou simplesmente para alguém ficar te cobrando.
Remova todo e qualquer tipo possível de interrupção, principalmente no seu computador. Feche o navegador, o e-mail e outros programas altamente distrativos. Deixe apenas o software com a atividade que precisa ser feita.
Christian Barbosa


Christian Barbosa
 é cientista de computação e especialista em administração de tempo e produtividade.

Envie suas dúvidas sobre produtividade para examecanalpme@abril.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário