quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dicas para vencer a procrastinação – agora!


Janeiro-2010
Nunca deixe para amanhã o que pode ser feito hoje". Essa famosa citação é atribuída ao estadista norte-americano Thomas Jefferson – e é uma regra que deve ter funcionado para ele, que conseguiu criar a Declaração de Independência do país e tornar-se governador de estado, vice-presidente e finalmente o terceiro presidente dos Estados Unidos.

Mas, apesar do conselho de Jefferson ser profundo, é difícil segui-lo no mundo atual acelerado e de multi-tarefas. Muitos de nós acumulamos tantas prioridades que é tentador adiar tarefas até o último minuto em nossos esforços para mantermos nosso trabalho sem perder a cabeça. Entretanto, a procrastinação pode resultar em stress ainda mais desnecessário se ocorrer com frequência – por isso, veja aqui algumas formas de livrar-se desse péssimo hábito.

1. Quando possível, não acumule tarefas
Quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo, é fácil descontrolar o que estamos fazendo e terminar com tarefas apenas parcialmente concluídas. Tente concentrar-se em uma tarefa por vez até que esteja concluída antes de passar para a próxima – assim você não terá desculpas para deixar alguma coisa inacabada à qual terá de voltar posteriormente.

2. Modifique o ambiente para eliminar distrações
E-mails, telefones tocando e colegas tagarelas são desculpas convenientes para não terminar o trabalho. É muito fácil falar, “Farei isso assim que enviar esse e-mail” e adiar a tarefa que precisa ser feita. Por isso, mantenha as distrações a um mínimo: execute somente os aplicativos necessários para a conclusão de uma tarefa, isole-se de conversas externas e desligue o telefone. Feche o programa de e-mail se isso o ajudar a se manter concentrado!

3. Ajuste um temporizador
Muitos de nós adiamos tarefas desagradáveis – é a natureza humana. Para ajudar a tornar as tarefas chatas mais aceitáveis, diga a si mesmo que só fará a atividade por um período determinado – digamos 10 ou 15 minutos. Depois de dez minutos, se você quiser parar de trabalhar, pare. É interessante, se você se permitir parar após dez minutos, perceberá que o tempo voa e você continuará trabalhando do mesmo jeito.

4. Ofereça recompensas a si mesmo
Dê a si mesmo um pouco de motivação positiva para fazer as coisas. Diga a si mesmo que assim que terminar a tarefa, você poderá sair para almoçar com os colegas. Ou determine blocos de uma hora nos quais se concentrará totalmente no trabalho, seguidos de um intervalo de 15 minutos com algo agradável. Não precisa ser uma grande recompensa, basta alguma coisa que o deixe animado. Você pode até pensar no alívio que sentirá quando a tarefa estiver concluída – isso já é uma recompensa!

5. Simplifique ao máximo possível
Ao iniciar uma tarefa que você está adiando, o mais importante é justamente começar. Não preste atenção aos detalhes imediatamente, apenas concentre-se em iniciar a tarefa. Por exemplo, se você precisa preparar um relatório, comece anotando os pontos mais importantes. Não se preocupe em formatá-lo corretamente ou em encontrar as palavras certas, apenas anote-as. Essa é uma forma menos estressante e intimidante de começar, especialmente para projetos maiores e complexos.

Embora seja difícil superar a procrastinação, as estratégias acima podem ajudá-lo a manter-se no caminho. E não se esqueça de ser gentil consigo mesmo – o trabalho difícil merece “intervalo”, por isso certifique-se de não trabalhar tanto a ponto de queimar os miolos. Chegar no trabalho revigorado e descansado pode ser a melhor medida preventiva contra a procrastinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário