quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como superar instantaneamente a procrastinação *****

Conversar consigo mesmo é a forma mais rápida e fácil de superar a procrastinação. Nós conversamos conosco mesmos continuamente em nossas mentes, mesmo quando não estamos prestando atenção a esse diálogo interno.

Esse incansável diálogo, mesmo fora da nossa atenção consciente, afeta e influncia nossos sentimentos, emoções e comportamento.

A coisa boa é que, apenas prestando atenção a esse diálogo e o alterando de modo adequado, você passa do "modo procrastinação" para o "modo produção" em instantes. Pois então, mãos à obra!

MOTO PROCRASTINADOR

O seguinte pensamento, com pequenas variações, passa várias vezes pela mente do procrastinador:

"Eu tenho que terminar esta importante e longa tarefa. Ela já deveria estar pronta agora e eu preciso trabalhar muito nisso".

Parece um pensamento inocente, mas derruba sua produtividade no início. Vamos ver o que tem de errado nisso e como podemos alterá-lo.

DE PROCRASTINADOR A REALIZADOR

O segredo é quebrar o pensamento em partes e alterá-lo.

EU TENHO QUE -- EU ESCOLHI

"Eu tenho que" é um expressão desanimadora. Ela traduz falta de opção e que você está fazendo algo obrigado, forçado. Nada mais desestimulante. Trocando para "Eu escolhi" você diz ao seu cérebro que está fazendo algo porque quer e que pode decidir parar quando quiser também, nada forçado, nada obrigado.

TERMINAR --- COMEÇAR

Colocar o foco em terminar algo, significa por atenção em algo vago e distante futuro. Visualizar a tarefa pronta motiva muita gente. Mas do ponto de vista de quem não consegue começar as coisas, tentar visualizar o final da tarefa pode ser o caminho mais curto para o naufrágio. A solução e pensar em começar algo, em vez de terminar. Começar é algo que você pode fazer logo agora e não uma coisa distante no futuro, como o final da tarefa que ainda nem começou.

LONGA TAREFA --- PEQUENA TAREFA

Ficar lembrando você mesmo do tamanho e importância da tarefa só vai fazê-lo se sentir esmagado pelo compromisso e acabar procrastinando. O segredo é quebrar a tarefa em pequenas partes e se concentar apenas no pequeno próximo passo. É claro que manter a figura toda em mente serve para manter o ritmo. Mas para executar, é melhor se concentrar nos pequenos passos, um de cada vez.

IMPORTANTE TAREFA -- PASSO IMPERFEITO

Ficar concentrado na importância e exigências da tarefa pode te levar ao perfeccionismo e acabar travando o trabalho. O bom é não se preocupar. Você não tem que realizar um trabalho perfeito, mas apenas um passo imperfeito. O segredo é fazer algo. Sempre poderá melhorar depois. Fazer algo imperfeito, sem grandes preocupações é muito mais fácil do que uma obra de arte. Depois do primeiro esboço você pode lapidar seu trabalho depois.

JA DEVIA ESTAR PRONTA -- VOU ME SENTIR FANTÁSTICO

A expressão deveria geralmente está associada a reclamações e culpa. Tire-a da conversa! Em seu lugar coloque como você se sentirá bem por ter começado a executar sua tarefa, como a satisfação está a apenas uma pequena tarefa de distância.

PRECISO TRABALHAR MUITO NISSO -- TENHO BASTANTE TEMPO PARA ME DIVERTIR

Longos períodos isolado trabalhando podem fazer você se sentir deprimido e ressentido. Organize seu tempo e programe intervalos para lazer. Faça um compromisso com seu período de lazer. Planeje pequenas recompensas para cada pequena realização no trabalho. Certamente você ficará mais aliviado e produtivo.

Mudança completa! Começamos com  "Eu tenho que terminar esta importante e longa tarefa. Ela já deveria estar pronta agora e eu preciso trabalhar muito nisso" e acabamos com essa versão muito melhor e produtiva:  "EU ESCOLHI COMEÇAR ESSA PEQUENA E IMPERFEITA TAREFA. vOU ME SENTIR FANTÁSTICO E TENHO BASTANTE PARA ME DIVERTIR".

Uma bela mudança! Todas as vezes que se pegar falando o moto procrastinador na sua cabeça, pare e refaça a frase. Vai mudar como se sente e será muito mais fácil começar o trabalho. E começar é, na maioria das vezes, tudo o que precisamos para criar movimento e cumprir uma tarefa com sucesso.

Com o tempo, parando e mudando nosso diálogo interno, a mudança tende a ser permanente e aí, procrastinação nunca mais!
Publicado em: 07 janeiro2011


Fonte: 
http://pt.shvoong.com/business-management/human-resources/2097604-como-superar-instantaneamente-procrastina%C3%A7%C3%A3o/



Nenhum comentário:

Postar um comentário